Pular para o conteúdo principal



Morre Ernando Uchôa Lima

A Ordem dos Advogados do Brasil–Secção Ceará (OAB-CE) manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Francisco Ernando Uchôa Lima (OAB-CE: 905), aos 89 anos.

Nascido em 20 de abril de1932, Ernando Uchôa Lima foi o único cearense a comandar o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) no triênio 1995 a 1999, e antes disso exerceu a presidência da OAB Ceará nos triênios 1989/1991 – 1991/1993.

Ernando Uchôa Lima teve sua trajetória marcada por uma relevante atuação na seara criminal, magistério e carreira política, tendo exercido o cargo de senador da República, secretário de Estado nas pastas de Justiça e Cultura. Era membro da Academia Cearense de Letras (ACL) e já foi agraciado com as comendas: 

  • Medalha Advogado Padrão da OAB-CE.
  • Medalha José de Alencar.
  • Troféu Sereia de Ouro.

Vládia Feitosa - A presidente em exercício da OAB Ceará, Vládia Feitosa, decretou luto oficial por três dias através da Portaria 105/2021 e determinou que as bandeiras da Sede da Seccional e das Subseções de todo o Estado permaneçam hasteadas a meio mastro durante esse período. 

- Uma perda imensurável para o direito. A Ordem se solidariza com a família e amigos nesse momento de profunda dor e reitera que seu legado muito nos orgulha e será sempre lembrado, não só no Estado do Ceará, mas em todo o país”, disse Vládia Feitosa.

OAB Nacional - A OAB Nacional manifesta profundo pesar falecimento do Membro Honorário Vitalício (MHV), Ernando Uchôa Lima, nesta segunda-feira (27), aos 89 anos. O Conselho Federal decretou luto oficial de três dias. Uchôa foi o único cearense a presidir a Ordem estando no comando da entidade no período de 1995 a 1998.

Nascido em 1932, o advogado também esteve a frente da OAB Ceará nos triênios de 1989 a 1991 e de 1991 a 1993. Ernando Uchôa Lima teve sua trajetória marcada por uma relevante atuação na Seara Criminal, Magistério e Carreira Política, tendo exercido o cargo de Senador da República, Secretário de Estado nas pastas de Justiça e Cultura. Era membro da Academia Cearense de Letras e já foi agraciado com as comendas: Medalha Advogado Padrão da OAB-CE, Medalha José de Alencar e Troféu Sereia de Ouro.

- Com muita tristeza e saudade, comunico o falecimento do ilustre e querido amigo Ernando Uchôa Lima. Eterno presidente da OAB, com uma vida de serviços à classe, deixa um exemplo para o Ceará, para o Brasil e para a advocacia brasileira. Decretei luto oficial de três dias”, afirmou o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz.

O Medalha Rui Barbosa, Carlos Roberto de Siqueira Castro, manifestou o seu pesar. 

- O ilustre e querido amigo MHV Ernando Uchoa Lima foi um grande presidente do CFOAB, muito digno, conciliador, acolhedor e fraterno com todos nós. Deixa um exemplo para o Ceará, para o Brasil e para a advocacia brasileira. Que Deus abençoe sua alma e espírito e proteja sua família”.

A OAB Nacional expressa os mais sinceros sentimentos à família e aos amigos neste momento de irreparável perda para a advocacia e para a sociedade brasileira.

  • Ceará - É com extrema lamentação que o Ceará Sporting Club vem se solidarizar com o falecimento do advogado Ernando Uchoa Lima, ocorrido na manhã desta segunda-feira (27). Ernando tinha 89 anos de idade e foi presidente do Conselho Deliberativo nos anos 1980".
  • Presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF) e advogado Mauro Carmélio - Obrigado pelo exemplo, professor Ernando Uchoa. Bom descanso".
  • Jornalista César Espindola - Pesar na advocacia brasileira. Faleceu aos 87 anos o Dr Ernando Uchoa Lima. Grande advogado, ex-presidente do Conselho Federal da OAB e ex-presidente da OAB-CE. Doutor Ernando Ucha Lima se destacou pela defesa dos direitos humanos e pela valorização da atividade advocatícia. Uma perda irreparável para as advocacias brasileira e cearense. Os meus sinceros votos de pesar à família.

Biografia - Filho de Luís Alves Lima e Ester Uchôa Lima, Ernando Uchôa Lima estudou no Colégio Lourenço Filho, e posteriormente, ingressou na Faculdade Católica de Filosofia (Filosofia Pura e Licenciatura) e na Faculdade de Direito do Ceará, que concluiu em 1959. Foi sempre o orador das turmas de que participava e, como líder estudantil, foi Presidente do Grêmio Literário Antônio Sales e diretor do Centro Estudantil Cearense, União Brasileira de Estudantes Secundários, Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, Centro Acadêmico São Tomás de Aquino, União Estadual e União Nacional dos Estudantes.

Durante sua trajetória profissional, foi professor e Diretor-Pedagógico do Colégio Lourenço Filho e conselheiro do Tribunal de Contas do Ceará, além de secretário de Cultura e de Justiça. Também presidiu o Conselho Estadual de Cultura e ocupou a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Integrou a diretoria do antigo Centro de Estudo e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional. Suplente de Senador, assumiu a vaga em 1978 em decorrência da renúncia do titular.

Foi senador suplente (1971/1979) e senador (1978/1979).

Distinções

  • Membro da Academia Cearense de Letras.
  • Membro da Academia Cearense de Retórica.
  • Membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras.
  • Membro da Associação Cearense de Imprensa.
  • Membro da Casa de Juvenal Galeno.
  • Membro do Instituto do Ceará.
  • Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceará)
  • Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Obras

  • A Palavra e o Tempo.
  • Aspectos.
  • Ação Democrática.
  • Hamlet - Louco ou Simulador?
  • A OAB e o Judiciário-1995.
  • Ideias e Perfis-1998.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...