Pular para o conteúdo principal

Nova etapa da CNH Popular tem previsão de lançamento em março


No tradicional bate-papo virtual com a população via redes sociais, realizado nesta terça-feira (11), o governador Camilo Santana fez um balanço do Programa CNH Popular no atual estágio, indicando que nova etapa da iniciativa deve ser lançada em março.

O governador recebeu do superintendente do Detran-CE, Max Quintino, um balanço para avaliar o andamento do programa de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Popular no Ceará. Dos 184 municípios, 73 já foram contemplados, seguindo o critério de dar prioridade às cidades que já possuem municipalização do trânsito. 

- Na segunda quinzena (de janeiro) vamos retomar o processo das carteiras em Fortaleza, que terá disponível 5 mil vagas, e daí começamos, numa segunda fase, as cidades que já estão iniciando a municipalização do trânsito”, informou Max Quintino.

E o governador complementou: 

- Todos os municípios serão contemplados com um total de 25 mil carteiras gratuitas, sempre com um número proporcional a cada localidade. E até março deveremos lançar um novo programa para a CNH Popular, válido para 2022/23”.

Camilo Santana também apontou possíveis novidades a quem prestou concurso para o órgão. “Há uma possibilidade enorme também de se convocar uma nova turma do concurso do Detran, do cadastro de reserva, mas estamos avaliando e vamos aguardar”.
Covid-19

Durante a prestação de contas semanal, o governador também destacou o combate à Covid-19. Entre as atualizações, a previsão de início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos na próxima semana, a ampliação dos centros de testagem e ampliação de leitos.

“No dia 14 deverão chegar as primeiras doses de vacina pediátrica contra Covid-19, as doses indicadas para as crianças. Eu já cadastrei meus dois filhos que estão nessa faixa etária, o Pedro, de 11, e a Luiza, de 9 anos. Faça o cadastro também, no site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/, sem a necessidade de um atestado médico”, incentivou. Para o sucesso da campanha de imunização e combate à pandemia, é importante a adesão de todos.


O governador informou que apenas 168 mil crianças estão cadastradas, e o Ceará tem cerca de 904 mil aptas a tomar a vacina. 

- Estamos em um momento muito importante, próximo do retorno às aulas, e esperamos que todos possam retornar com Segurança para a sala de aula em 2022. Tirando a dúvida de quem nos perguntou: essa vacina é segura, testada e aprovada com vacinação em andamento no mundo inteiro, e pelos principais órgãos de Saúde dos respectivos países, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Aqui no Brasil a Anvisa já liberou seu uso há 30 dias, e estamos seguindo as orientações científicas para proteger as nossas crianças, e a todos, para que silenciosamente não se passe a doença aos idosos ou para a nossa família”, ressaltou.

Camilo reforçou que as pessoas não acreditem em negacionistas. 

- Negaram a Pandemia, negaram as vacinas, eles sempre estão contrários à ciência e ao que dizem os especialistas. Aqui cuidamos e protegemos as pessoas, sem questões ideológicas, partidárias ou políticas. Todas as nossas medidas, mesmo sendo criticadas por uma minoria, são para proteger irmãos e irmãs cearenses. Vamos continuar seguindo as orientações médicas, mantendo a prevenção e os cuidados”.

Agenda do governador e combate à Pandemia - Nessa segunda-feira (10), em reunião com parte da equipe da Saúde, e a liderança do secretário Marcos Gadelha, foram tomadas decisões de ampliar a disponibilidade de leitos. 

- Confirmamos a abertura de 452 leitos públicos, sendo 288 de enfermaria e 164 de UTI para atendimento exclusivo a pacientes com Covid e Síndrome Gripal, já em funcionamento. Continuamos acompanhando o cenário atentamente e não mediremos esforços para garantir atendimento para nossa população da Capital e do Interior. Abriremos quantos leitos forem necessários, assim como fizemos na primeira e segunda onda da pandemia. Também dobramos o número de unidades públicas de testagem“, pontuou Camilo.


Agora, as unidades de testagem gratuitas no Ceará foram ampliadas. O agendamento deve ser feito pelo Saúde Digital, clicando aqui.

Fortaleza:
– Sesi Centro
– Sesi Parangaba
– Sesi Barra do Ceará
– Drive-thru no Hospital Geral de Fortaleza (HGF)
– Drive-thru do Shopping RioMar Kennedy (Fortaleza)

Atendimento sem agendamento:
– Hotel Excelsior (Fortaleza, sem necessidade de agendamento)
– Rodoviária Engenheiro João Thomé (exclusivo para viajantes)
– Aeroporto Internacional Pinto Martins (exclusivo para viajantes)

Maracanaú
– Sesi Maracanaú (Distrito Industrial)

Juazeiro do Norte
– Sesi Juazeiro do Norte (Pirajá)
– Aeroporto de Juazeiro do Norte – exclusivo para viajantes.

Sobral
– Sesi Sobral (Centro)

Na quarta-feira (5) houve um anúncio importante, com a antecipação da publicação de um novo decreto estadual para combater a pandemia. 

- No novo decreto, diante do aumento dos casos de síndromes gripais e da Civid-19, ficaram suspensos os eventos festivos de Pré-Carnaval e Carnaval em locais públicos. Quanto aos outros eventos festivos e sociais com controle de acesso, tais como festas de casamento, aniversários, formaturas e eventos corporativos, terão reduzida, pelo prazo de 30 dias, a capacidade de ocupação para 500 pessoas, se realizados em ambientes abertos, e para 250 pessoas, se realizados em ambientes fechados. E que todos os eventos sigam com a exigência de cumprimento de todos os protocolos sanitários, como o passaporte da vacina”, disse Camilo, que também esteve virtualmente com todos os prefeitos cearenses, e, na terça (4), com o prefeito de Fortaleza, José Sarto, e sua equipe de Saúde.

#CamiloResponde - Muitos internautas fizeram perguntas sobre as obras de estradas espalhadas pelo Ceará. De pronto, o governador, de posse de informações da Superintendência de Obras Públicas (SOP), deu retorno sobre o andamento de muitas obras, não apenas de estradas, além da informação do que está em licitação. Camilo Santana reiterou que, a quem queira fazer alguma reclamação sobre as estradas, dar sugestão ou elogio, o whatsapp da SOP é o (85) 98404-9800.


Sobre a duplicação da CE-085 entre Itarema e Acaraú, afirmou que está praticamente pronta. A nova rodovia representa um desvio para que não seja necessário passar por dentro da cidade de Acaraú. A SOP prevê a entrega para o fim de fevereiro, dependendo apenas das últimas desapropriações a serem concluídas.

Pelo Pacote de Recuperação Funcional das Estradas, estão com pavimento pronto trechos como: 
  • CE-040 – Praia do Canto Verde-Beberibe.
  • Praia do Uruaú-Praia da Barra.
  • Praia do Uruaú-Beberibe.
  • Prainha-Aquiraz.
  • BR-020-Tucunduba.
  • Capistrano-Caio Prado-Itapiúna.
  • Aracoiaba-Capistrano.
  • Choró-Quixadá.
  • Torrões-Almofala.
  • Paracuru, entre a CE-085 e a CE-426.
  • Palhano-Pedras.
  • Alto Santo-Potiretama.
  • Tabuleiro do Norte-Peixe Gordo.
  • Morada Nova, entre as CEs 371 e 138.
  • Canafístula-Quixeramobim.
  • Canafístula-Madalena.
  • Quixeramobim-Bonfim.
  • Barbalha-Jardim.
  • Aiuaba-Antonina do Norte.
  • Acopiara-Iguatu.
  • Iguatu-Várzea Alegre.
  • Parazinho-Granja.
  • Barroquinha-Chaval.
  • Feitosa-Tataíra.
  • Dom Quintino-Crato.
  • Arneiroz-Aiuaba.
  • Aiuaba-Antonina do Norte.
A pavimentação da ligação entre Croatá e Carnaubal está sob estudo de viabilidade.

O governador respondeu ao internauta Rinaldo Pereira sobre a ampliação de estradas do Ceará que fazem divisa com outros estados, mencionando a implantação de Barro-Cuncas- Divisa com a Paraíba. 

- Depois de interligar os municípios com as estradas, uma das metas é ligar o Estado até às divisas dos outros estados, como fizemos Ererê com a divisa do Rio Grande do Norte, Pereiro com Rio Grande do Norte, Potiretama com Rio Grande do Norte, Salitre com o Piauí, Chaval com Piauí, Jardim com a divisa de Pernambuco. Enfim, fazer as ligações e garantir a qualidade nas nossas estradas”.

Fundeb, Ematerce e Mais Infância - Perguntado sobre o valor do rateio do Fundeb, Camilo explicou que o valor é variável para cada servidor, calculado de forma proporcional à carga horária de trabalho, ao número de meses trabalhados e à remuneração recebida nos meses trabalhados no ano letivo de 2021. 

- Serão mais de R$ 136 milhões, e já estará na conta no dia 15 de janeiro. Será repartido aos mais de 30 mil servidores de Educação, do setor administrativo aos professores”, explicou. Sobre a Ematerce, o governador relembrou que, no primeiro dia útil do ano, todos os aprovados foram convocados, via Diário Oficial do Estado, com prazo de 30 dias para apresentação.

Sobre o Cartão Mais Infância, dúvida de Diana Rodrigues, Camilo respondeu. 

- O benefício do cartão Mais Infância continua. São 149.996 mãezinhas recebendo, e em breve quero ampliar essa transferência de renda, para mães com crianças de 0 a 6 anos”.


Investimentos públicos - Tomando como mote o pedido de José Leitão, por mais empresas em Madalena, Camilo aproveitou para falar sobre os investimentos públicos que o Governo do Ceará vem fazendo, ano após ano. 

- Nós autorizamos recentemente um galpão para Madalena, para instalação de uma empresa, para gerar emprego e renda. Em Irauçuba foram autorizados mais dois galpões, que a empresa se comprometeu a ampliar os empregos na sua linha de produção. E o Estado tem feito muitos investimentos”.

E completou: 

- No balanço da arrecadação, do que o Estado fica, cerca de 14,11% foi voltado para os investimentos. Isso significa R$ 3,5 bilhões em investimentos em estradas, escolas, hospitais, ações na área da segurança. Enfim, é a capacidade do Estado em fazer investimentos. Todo ano trabalhamos com muito zelo, para que possamos gerar emprego e renda para as pessoas através dos nossos investimentos, pois quando o Estado faz investimento público, movimenta a economia local”.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma

Postagens mais visitadas deste blog

Fortaleza contrata Wagner Leonardo e Fernando Miguel

Fernando Miguel - O goleiro, que mais passou jogos sem sofrer gols no Brasileirão 2021, Fernando Miguel, é a quarta nova contratação do Fortaleza Esporte Clube para a próxima temporada. O Leão do Pici acertou em definitivo com o ex-atleta do Atlético Goianiense até o final de 2022. Na atual temporada, o goleiro conquistou bons números pela equipe goianiense. Passou 16 partidas seguidas sem levar gol no Brasileiro 2021, tornando-se o goleiro menos vazado no quesito. Além de ser o sexto melhor do ranking em ter feito mais defesas, somando 118. E no de defesas difíceis, foi o quarto colocado com 29. Com a camisa do Dragão, o arqueiro de 1m91cm de altura fez 54 partidas, todas como titular. Disputou Copa Sulamericana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Goiano. O goleiro experiente, de 36 anos, é marcado pelas três temporadas no Vasco da Gama-RJ, além de ter vestido a camisa do Vitória-BA, clube em que mais atuou na carreira. No time baiano, conquistou o bicampeonato estadual (2016 e

SVM demite 23 em uma semana

Atualizada às 13h30 desta terça-feira (18 de janeiro de 2022). O Sistema Verdes Mares (SVM) demitiu, nesta segunda-feira (17 de janeiro de 2022), 22 profissionais: Ricardo Mota (foto). Márcio Dorneles. Paulo Sadat. Wânnyfer Monteiro.  Gleudson Rosa. Tereza Tavares. Marcos Lima. Melquíades Júnior. Vanessa Pinheiro. André Alencar. Paulo Ernesto. Fabiano Rodrigues. Dellano Rios. Nove do Setor de Engenharia da TV Verdes Mares Cariri.

Futricas Cearenses

  O Futricas Cearenses confirma a informação que o repórter Almir Gadelha deixa o Sistema Verdes Mares (SVM), onde se destacou, no quadro Vida Real apresentado na TV Verdes Mares (TVVM). Almir Gadelha, que teve passagem antes pela TV União, vai se dedicar as palestras,  coach, hipnoterapeuta, trabalho com desenvolvimento humano e emocional. "Gravo vídeos que geram despertar nas pessoas!", informa buscando novos projetos em outros canais de Televisão. - Quando você agradece a graça desce sobre sua vida. Essa é a versão mais bonita que eu conheço sobre a palavra agradecer. Agradeça pelas simples coisas da vida! - Reclamar é pedir para que aquilo se repita ou ainda clamar com muita força que aquilo aconteça novamente. Além disso, o ato de reclamar é uma falta de consciência daquilo que você já tem na vida. Agradeça por tudo, por tudo", postou Almir em suas Redes Sociais. Almir Gadelha é: Palestrante. Jornalista. Escritor. Músico. Terapeuta Reiki. Hipnótico.

Morre professor Gustavo Venturi

 Informa o professor Antônio Carlos de Freitas, ex-deputado estadual e ex-secretário de Cultura do Ceará: - Soube há pouco do falecimento do camarada Gustavo Venturi professor da Universidade de São Paulo (USP), sociólogo, militante por uma nova sociedade. Gustavo era um gentleman, finesse a toda prova, sem ser arrogante, soberbo. Um ser humano fantástico, competente e camarada. Lutava contra um câncer, agora virou estrela. - Na verdade um companheiro extremamente competente e camarada. Essa é a lembrança do Gustavo que me chega a mente agora. Muitas reuniões, e lições inesquecíveis que levarei para o resto da vida. Suas pesquisas e análises precisas foram marcantes para o PT, para Fundação Perseu Abramo, para todas e todos que lutam. - Até o próximo encontro companheiro, que seja mais demorado, apreciando aquele bom vinho e degustando aquele papo maravilhoso que nos propiciou nessa sua bela passagem por aqui. Gustavo Venturi! Presente!

Morre atriz Françoise Forton

A atriz Françoise Forton (foto João Cotta-TV Globo) morreu na tarde deste domingo (16 de janeiro de 2022), aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul carioca, onde lutava contra um Câncer.  Filha de pai francês e mãe brasileira, artista carioca estreou ainda adolescente na TV e, em mais de cinquenta anos de carreira, fez mais de 40 novelas.  Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1957. Sua estreia foi ainda adolescente, em 1969, na novela "A Última Valsa", da Globo.  Um dos papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de "Estúpido Cupido", que retratava a sociedade brasileira da época. Fez outras novelas de sucesso como: "Bebê a Bordo" (1988). "Tieta" (1989). "Meu Bem, Meu Mal (1990). "Perigosas Peruas" (1992). "Explode Coração" (1995). "O Clone" (2001). "I Love Paraisópolis" (2015). Sua carreira no Cinema também teve ma