Pular para o conteúdo principal



ALCE e sociedade debatem Plano para dar suporte a órfãos da Covid


A Pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros impactos sociais, muitos deles traumáticos e permanentes, como a orfandade. Estima-se que mais de 280 mil menores de idade tenham perdido o pai, a mãe, ambos ou outros responsáveis para a Covid-19, no Brasil. 

Nesse sentido, o Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da ALCE, deputado Renato Roseno (Psol), e representantes do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisa sobre a Criança (Nucepec) da Universidade Federal do Ceará (UFC) discutiram, nesta terça-feira (15 de fevereiro), a situação do cenário atual e um plano estratégico que possa mitigar os efeitos dessas perdas no Ceará.

De acordo com o deputado Renato Roseno, a sociedade civil, por meio de articulação de apoio aos órfãos da Covid, aponta que mais de oito mil crianças e adolescentes, no Ceará, e mais de 200 mil no Brasil passaram pela experiência da orfandade, que amplia a vulnerabilidade desses jovens.

Conforme o parlamentar, o encontro de hoje busca dar destaque a três temas: primeiro, dar a devida visibilidade da existência dessas crianças e adolescentes órfãos no Brasil; segundo, uma coordenação integrada entre as áreas da Saúde, Assistência Social, Segurança, Justiça e Educação, integrando Legislativo, Executivo e Judiciário e envolvendo Município, Estado e União. 

- O terceiro ponto é que não há tempo a perder. Há órfãos desde março de 2020. São quase 24 meses e precisamos dar respostas. Para isso é necessário busca ativa, identificação e visibilidade, fortalecer a proteção social e aprovar um marco legal institucional. O trabalho conjunto é esse”, defendeu.

A primeira-dama do Legislativo e líder do Comitê de Responsabilidade Social, Cristiane Leitão, destacou que, a partir da reunião, foram traçadas articulações com a Vice-Governadoria do Estado e o Tribunal de Justiça, juntamente com entidades da sociedade civil e a Universidade Federal do Ceará (UFC) para elaborar um plano que atenda esses órfãos.

- Essa é uma situação quanto à qual a sociedade não pode se calar e não pode fechar os olhos para essa exclusão que essas crianças estão sofrendo. Vamos iniciar um trabalho, juntamente com o Núcleo de Saúde Mental, para escutar essas crianças e traçar um diagnóstico qualitativo de o que eles estão passando e qual o trabalho que pode ser iniciado”, pontuou.

DIÁLOGO NECESSÁRIO - Considerando apenas o período entre março de 2020 e abril de 2021, o Relatório 'Denúncia de Violações dos Direitos à Vida e à Saúde no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil', do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), apontava que mais de 130 mil crianças e os adolescentes brasileiros perderam o pai, a mãe, ambos ou cuidadores para a Covid-19.

Esses dados, no entanto, estão defasados e não refletem mais a realidade atual. É o que apontou a professora Ângela Pinheiro, do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisa sobre a Criança (Nucepec), da UFC, que participou da reunião. 

- Houve uma atualização que estima que são 282 mil órfãos da Covid no Brasil. Isso para nós é uma calamidade. E requer de todos nós um posicionamento. Há órfãos há quase dois anos. É impossível não fazer algo”, disse.

Ainda de acordo com Ângela Pinheiro, o Ceará não dispõe de dados significativos que possam dar o panorama atual no Estado e mostrem quem são, onde estão, com quem e como estão vivendo. 

- Estamos felizes e esperançosos em estar aqui fazendo esse diálogo com a Assembleia Legislativa e para expandir esses contatos e começarmos a atender dignamente essas crianças e adolescentes em orfandade”, afirmou.

Já a professora da UFC Inês Mamede afirmou que as escolas possuem um papel fundamental nesse suporte aos órfãos, identificando os casos e atuando pedagogicamente de maneira qualificada nesses casos existentes. Além da educadora, participaram ainda do encontro servidores das células que compõem o Comitê de Responsabilidade Social da ALCE.

A situação dos órfãos da Covid-19 vem sendo discutida na Assembleia desde o ano passado. Em outubro último, o tema foi debatido em uma audiência pública virtual realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa. A reunião atendeu solicitação de Renato Roseno, com subscrição do então deputado Guilherme Sampaio (PT), e reuniu diversas entidades da sociedade.

Com informações e foto da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170