Pular para o conteúdo principal



ALCE e sociedade debatem Plano para dar suporte a órfãos da Covid


A Pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros impactos sociais, muitos deles traumáticos e permanentes, como a orfandade. Estima-se que mais de 280 mil menores de idade tenham perdido o pai, a mãe, ambos ou outros responsáveis para a Covid-19, no Brasil. 

Nesse sentido, o Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da ALCE, deputado Renato Roseno (Psol), e representantes do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisa sobre a Criança (Nucepec) da Universidade Federal do Ceará (UFC) discutiram, nesta terça-feira (15 de fevereiro), a situação do cenário atual e um plano estratégico que possa mitigar os efeitos dessas perdas no Ceará.

De acordo com o deputado Renato Roseno, a sociedade civil, por meio de articulação de apoio aos órfãos da Covid, aponta que mais de oito mil crianças e adolescentes, no Ceará, e mais de 200 mil no Brasil passaram pela experiência da orfandade, que amplia a vulnerabilidade desses jovens.

Conforme o parlamentar, o encontro de hoje busca dar destaque a três temas: primeiro, dar a devida visibilidade da existência dessas crianças e adolescentes órfãos no Brasil; segundo, uma coordenação integrada entre as áreas da Saúde, Assistência Social, Segurança, Justiça e Educação, integrando Legislativo, Executivo e Judiciário e envolvendo Município, Estado e União. 

- O terceiro ponto é que não há tempo a perder. Há órfãos desde março de 2020. São quase 24 meses e precisamos dar respostas. Para isso é necessário busca ativa, identificação e visibilidade, fortalecer a proteção social e aprovar um marco legal institucional. O trabalho conjunto é esse”, defendeu.

A primeira-dama do Legislativo e líder do Comitê de Responsabilidade Social, Cristiane Leitão, destacou que, a partir da reunião, foram traçadas articulações com a Vice-Governadoria do Estado e o Tribunal de Justiça, juntamente com entidades da sociedade civil e a Universidade Federal do Ceará (UFC) para elaborar um plano que atenda esses órfãos.

- Essa é uma situação quanto à qual a sociedade não pode se calar e não pode fechar os olhos para essa exclusão que essas crianças estão sofrendo. Vamos iniciar um trabalho, juntamente com o Núcleo de Saúde Mental, para escutar essas crianças e traçar um diagnóstico qualitativo de o que eles estão passando e qual o trabalho que pode ser iniciado”, pontuou.

DIÁLOGO NECESSÁRIO - Considerando apenas o período entre março de 2020 e abril de 2021, o Relatório 'Denúncia de Violações dos Direitos à Vida e à Saúde no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil', do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), apontava que mais de 130 mil crianças e os adolescentes brasileiros perderam o pai, a mãe, ambos ou cuidadores para a Covid-19.

Esses dados, no entanto, estão defasados e não refletem mais a realidade atual. É o que apontou a professora Ângela Pinheiro, do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisa sobre a Criança (Nucepec), da UFC, que participou da reunião. 

- Houve uma atualização que estima que são 282 mil órfãos da Covid no Brasil. Isso para nós é uma calamidade. E requer de todos nós um posicionamento. Há órfãos há quase dois anos. É impossível não fazer algo”, disse.

Ainda de acordo com Ângela Pinheiro, o Ceará não dispõe de dados significativos que possam dar o panorama atual no Estado e mostrem quem são, onde estão, com quem e como estão vivendo. 

- Estamos felizes e esperançosos em estar aqui fazendo esse diálogo com a Assembleia Legislativa e para expandir esses contatos e começarmos a atender dignamente essas crianças e adolescentes em orfandade”, afirmou.

Já a professora da UFC Inês Mamede afirmou que as escolas possuem um papel fundamental nesse suporte aos órfãos, identificando os casos e atuando pedagogicamente de maneira qualificada nesses casos existentes. Além da educadora, participaram ainda do encontro servidores das células que compõem o Comitê de Responsabilidade Social da ALCE.

A situação dos órfãos da Covid-19 vem sendo discutida na Assembleia desde o ano passado. Em outubro último, o tema foi debatido em uma audiência pública virtual realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa. A reunião atendeu solicitação de Renato Roseno, com subscrição do então deputado Guilherme Sampaio (PT), e reuniu diversas entidades da sociedade.

Com informações e foto da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...