Pular para o conteúdo principal

Cariri vence Ceará e perde para o Fortaleza na inauguração da Arena Romeirão


Na noite desta segunda-feira (28 de março), em Juazeiro do Norte, a Seleção do Cariri venceu o Ceará por 2 a 0, no primeiro tempo; e perdeu de 1 a 0 para o Fortaleza na segunda etapa. 

O primeiro gol da Arena foi marcado por Luquinha nos minutos inicias da partida, para a equipe do Cariri. Depois, França, de pênalti, ampliou a vantagem. Patrick fez o gol leonino no segundo tempo. Ao todo, a nova praça esportiva recebeu 9.358 pessoas.

Após a entrada das autoridades locais ao gramado, o artista juazeirense, Fábio Carneirinho, tocou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Estado do Ceará ao som de sua sanfona. Em seguida, Camilo Santana, governador do Estado deu o pontapé inicial.

A cerimônia de entrega contou com a participação do:
  • Presidente da FCF, Mauro Carmélio.
  • Vice da FCF, Eudes Bringel.
  • Governador do Ceará, Camilo Santana.
  • Vice-governadora Izolda Cela.
  • Prefeito de Fortaleza, José Sarto.
  • Prefeito de Juazeiro do Norte, Gleydson Bezerra.
  • Também estiveram presentes os prefeitos de Crato, Barbalha, Potengi, Caririaçu, Nova Olinda e Missão Velha.
- Gostaria de parabenizar o nosso governador, Camilo Santana, pelo trabalho feito e pela entrega da Arena Romeirão ao futebol cearense. Com toda certeza, essa nova praça esportiva na região agregará no fortalecimento dos clubes cearenses, principalmente, daqueles que estão em competição nacional”, comentou Mauro Carmélio. Icasa e Crato disputam este ano o Campeonato Brasileiro Série D 2022 juntamente do Pacajus.

@segundo_filmagens / FCF
Com informações da Assessoria de Imprensa da FCF.

Tatiana Fortes e Nivia Uchoa - Fotos

A estrutura tem capacidade para mais de 17 mil torcedores e está apta a receber até partidas de torneios internacionais
 

Atletas e população do Cariri já podem desfrutar do estádio mais moderno do interior do Brasil. Foi inaugurada nesta segunda-feira (28), em Juazeiro do Norte, a reforma e ampliação do Estádio Mauro Sampaio, a chamada Arena Romeirão. O governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela comandaram a cerimônia de entrega do novo equipamento, que contou com partida disputada entre Seleção da Capital e Seleção do Cariri. 

O governador Camilo Santana afirmou que a Arena conta com todas as condições para receber jogos nacionais e internacionais. “Cariri está no centro do nordeste brasileiro. É um espaço multiuso, com tudo o que a CBF exige”, avaliou.

A intenção, conforme o governador, é estimular o esporte que gera emprego e renda. “Essa arena vai trazer muitas oportunidades para o Cariri cearense. Não tenho dúvida que vamos trazer jogos regionais e nacionais. Essa é a arena mais bonita e moderna do Brasil”, avaliou o governador, anunciando que o espaço também vai receber um museu. “Terá o museu da história do futebol do Cariri, mostrando todos os jogadores que fizeram história. Será um espaço de visitação para turistas que amam esse esporte”, assegurou Camilo Santana.

O parque esportivo terá múltiplas finalidades, e foi todo modernizado para sediar grandes competições do futebol. O estádio comporta até mesmo partidas de torneios continentais, pois tem estrutura suficiente para receber fases iniciais de competições como Copa Sul-Americana e Libertadores. Além disso, pelo perfil multiuso, está preparada para eventos culturais e religiosos em geral, fomentando a economia local, predominantemente baseada no comércio.

Juazeiro do Norte recebe anualmente mais de dois milhões de visitantes, em sua grande maioria movidos pela fé. O município tem uma das maiores populações do interior do Nordeste, ocupando o sétimo lugar. Assim, o Romeirão se configura em mais uma opção de lazer para os caririenses, aumentando o fluxo de visitantes na região e gerando mais renda. Além disso, o espaço promoverá novos investimentos e políticas públicas na área do esporte, bem como o incentivo a talentos do futebol.

Possuindo uma área de 45.451 metros quadrados, a Arena Romeirão é equipada com campo de gramado que segue as normas da Federação Internacional de Futebol Associação (Fifa), área para museu do futebol, arquibancadas comportando 17 mil lugares, duas áreas de banco de reservas, cabines de imprensa e camarotes, seis vestiários (quatro para times e técnicos e dois para árbitros e gandulas), duas áreas de estacionamento, lanchonete e ambulatório.

O secretário estadual do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, também chama a atenção para a modernização da arena. “Um espaço totalmente reformulado e modernizado. É a arena mais moderna de todas as cidades do interior do país”, disse o gestor.

O Romeirão, de acordo com Rogério Pinheiro, vai fortalecer ainda mais o futebol cearense. “Temos um futebol que vem se destacando ano a ano no cenário nacional e agora internacional, com nossos clubes participando de competições como Libertadores e Sul-Americana. Nosso propósito é dar as melhores condições para que os times do Cariri desenvolvam melhor o seu futebol”, apontou o secretário.

O estádio também passou por serviços de urbanização e pavimentação dos acessos, e emprego de iluminação em LED, garantindo acessibilidade e conforto ao público. Executado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), o empreendimento teve aporte de R$ 109.264.873,69.

Os programadores Alisson Keyson e Mateus Daniel são torcedores fiéis do Icasa. Eles não perderam tempo e garantiram rapidamente os ingressos, mediante doação de 1kg de alimento não perecível destinada ao programa Mais Nutrição no Cariri. “Não poderia arriscar ficar de fora desse momento histórico. Já viemos a muitos jogos do Verdão e, hoje, estamos aqui prestigiando a reabertura do Romeirão”, disse Alisson. “Foram mais de dois anos esperando o palco ficar pronto. A ansiedade era grande”, falou Mateus.

Fiéis também, os torcedores do Guarani de Juazeiro, Einstein e Évila, levaram o pequeno Elias, que, segundo asseguram, é pé quente. “Hoje é um dia de festa. Virou tradição acompanhar o Guarani e aqui estamos pra ver de perto o palco onde ele vai jogar suas partidas mais importantes”, contou Einstein.

Emoção maior era da filha de Mauro Sampaio, que dá nome à Arena. Jaqueline Sampaio não conteve as lágrimas ao lembrar da trajetória do pai. “Onde ele estiver , com certeza está feliz e realizado. Ele sempre sonhou com coisas grandes e mesmo quando no Brasil acabou cimento para terminar esse estádio e a estátua de Padre Cícero, comprou de fora, da Hungria e da Rússia, mas não deixou de entregar nenhuma. Para nossa família é uma grande honra ver esse estádio lindo com o nome de meu pai”.

Entre as autoridades que participaram da inauguração, o senador Cid Gomes; o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; deputados federais, estaduais, prefeito de Fortaleza, José Sarto; secretários estaduais, prefeitos e lideranças políticas e esportivas de todo o Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram