Pular para o conteúdo principal

Fortaleza apresenta ações de reforço no atendimento pediátrico da Rede Municipal de Saúde



Em coletiva de imprensa (foto Thiago Gaspar) realizada nesta segunda-feira (25), na Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a titular da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, apresentou ações de reforço nos atendimentos e internações pediátricas da rede, elaboradas a partir do aumento dos atendimentos de doenças respiratórias observados nos últimos meses.

- Os sintomas começam com um resfriado, que pode virar uma pneumonia bacteriana grave. Temos casos que evoluíram para um derrame, casos que necessitam de procedimento cirúrgico e até internação em UTI”, alertou Ana Estela Leite.

Entre as ações em execução, a Prefeitura de Fortaleza está aumentando o número de leitos, por meio da contratação de leitos de retaguarda na rede contratualizada, além de promover a readequação e reestruturação de espaços para ampliar a capacidade de acolhimento no Hospital da Criança. Também foi autorizada a ampliação da contratação de plantonistas pediátricos nas UPAs municipais. Os 116 Postos de Saúde estão acolhendo casos de baixa complexidade e garantindo a vacinação, como forma de garantir a proteção das crianças de doenças que podem ser evitadas por meio de vacinas.

Aumento de casos-Durante o início do ano, foi verificado um aumento no número de atendimentos e internações pediátricas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital da Criança de Fortaleza (HCF). De janeiro até o último domingo (24/04), foram registrados 50,8 mil atendimentos nas seis UPAs municipais, um aumento de 155% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 19,9 mil atendimentos.

Em relação às internações no Hospital da Criança, foi registrado um aumento de 43% entre 2021 e 2022. Este ano, 957 crianças foram internadas na unidade. Em relação aos atendimentos no HCF, o aumento registrado foi de 50%, com 16,2 mil em 2021, e 24,4 mil em 2022.

Hospital da Criança-Para garantir o acolhimento deste público, alguns espaços do Hospital da Criança foram readaptados. 40 leitos cirúrgicos da unidade foram readequados para leitos clínicos. Ao todo, a unidade possui 104 leitos, entre os de observação e cirúrgicos. Além disso, sete leitos foram reestruturados para funcionar como Unidade de Tratamento de Urgência (UTU).

O HCF tem perfil assistencial para casos de média complexidade e contempla laboratório de análises clínicas, exames de raio-x e fisioterapia hospitalar. A unidade, em parceria com a rede estadual, têm recebido demandas de cirurgias pediátricas advindas do Hospital Infantil Albert Sabin, por meio da regulação de leitos municipais.

UPAs-Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), foi autorizada, caso haja necessidade, a ampliação da contratação de plantonistas pediátricos. As seis UPAs de Fortaleza geridas pelo Município, além do atendimento adulto, possuem um pediatra plantonista em cada unidade e realizam atendimento pediátrico de urgência e emergência 24h por dia, todos os dias.

Sopai-Na rede contratualizada, o Município ampliou os leitos de retaguarda na Sociedade de Assistência e Proteção à Infância (Sopai). De 60 leitos, o Município agora conta com 174 para internação pediátrica.

Postos de Saúde-Além do Hospital da Criança e das UPAs, Fortaleza realiza atendimento médico nos 116 postos de saúde, nos casos de baixa complexidade. Durante a coletiva, a secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, Tânia Mara, reforçou a necessidade de a população buscar as unidades. “É importante que a população busque os Postos de Saúde no início dos sintomas para garantir um tratamento efetivo e evitar sobrecarregar os hospitais com casos leves”, orientou.

Endereços dos 116 postos de saúde

Vacinação infantil-A secretária da Saúde de Fortaleza destacou, ainda, a importância primordial da vacinação. “Algumas dessas bactérias que levam a doenças respiratórias graves podem ser combatidas através de vacinas disponíveis na rede pública. Nós estamos fazendo a nossa parte com essas ações, mas precisamos do apoio integral dos principais envolvidos, que são os pais e cuidadores das nossas crianças”, reforçou Ana Estela.

Como forma de garantir a proteção das crianças de doenças imunizáveis, ou seja, que podem ser evitadas por meio de vacinas, Fortaleza antecipou a campanha de vacinação do sarampo e influenza desde o dia 12 de abril. O público, que seria contemplado a partir de maio, já tem acesso aos imunobiológicos nos 116 postos de saúde de segunda a sexta-feira, e em dois postos (Paulo Marcelo e Messejana) aos finais de semana e feriados.

Além das duas vacinas da campanha, são ofertadas, nas 116 unidades, 14 vacinas de rotina para as crianças: BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativada, Pneumocócica 10 Valente, Meningite C, Tríplice Viral, Hepatite A, Varicela, Pólio Oral, Tríplice Bacteriana (DTP), Febre Amarela e, também, HPV.

O Município também segue vacinando crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Até o último domingo (24), foram aplicadas 149.042 primeiras doses e 61.206 segundas doses especificamente neste público.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".