Pular para o conteúdo principal

Formação em Artes Cênicas abre inscrições para Cursos

 O Programa de Formação em Artes Cênicas, do Teatro da Boca Rica, abre inscrições gratuitas para cursos com certificação profissional, entre sexta-feira (20) e domingo (29 de maio de 2022). 

As aulas serão realizadas no formato híbrido, sendo dois cursos presenciais e dois Cursos com aulas online. Os temas são Teatro de Boneco, Patrimônio Cultural, Viabilidade em Projetos Culturais e Trajes da Cena: Figurino e Adereço. As inscrições gratuitas são por meio do Sympla, com links disponíveis no perfil do Teatro da Boca Rica, no Instagram.

O Experimento Cênico: Teatro de Boneco – Ópera Moacir Cena 7, com os especialistas Omar Rocha e Carlos César, será em Jaguaribe, começando na sexta (20) e indo até domingo (29 de maio). 

Já os cursos avançados com formato online são Economia Criativa em Artes Cênicas, com Paulo Benevides, e Patrimônio Cultural e Artes Cênicas, com Vinicius Franco, ambos com primeiras aulas na segunda-feira (23). O Experimento Cênico Trajes da Cena: figurino e adereço, com Ricardo Bessa, será presencial, em Fortaleza, com data a ser confirmada.

- O objetivo é levar formação avançada para cidades onde não existem ainda pós-graduações em Artes. É muito gratificante ampliar territorialmente a abrangência do projeto. Passamos por Fortaleza, Russas, Sobral, também em formato online para várias cidades das macrorregiões envolvidas, que inclui, agora, Jaguaribe”, ressalta a coordenadora do Programa de Formação em Artes Cênicas nas Macrorregiões do Ceará, Rejane Reinaldo.

São, no total, 24 meses de execução da formação profissional, com 12 Cursos avançados, 6 residências artísticas e 4 experimentos cênicos, com temas como:

Treinamento da Mente.

Corpo e Voz do Ator.

Dança.

Música.

Canto.

Dramaturgia.

Cena Contemporânea.

Teatro de Bonecos.

Cenário.

A formação conta com 28 professores criadores do Brasil, de estados como Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Acre, e de países como Argentina, Chile, Venezuela, França, Itália, Portugal, e com 1.200 vagas abertas em todo o Ceará.

Quem é quem - A realização do Programa de Formação em Artes Cênicas é do Governo Federal, Funarte, do Governo do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), e da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica.

Sobre os cursos

  • 1. Experimento Cênico: Teatro de Boneco, com Omar Rocha e Carlos César
  • Jaguaribe
  • De sexta (20) a domingo (29 de maio de 2022), de 13 às 17 horas e/ou 18 às 22 horas. 
  • Omar Rocha - Circo Tupiniquim. Ator, diretor, bonequeiro, reconhecido por décadas de trabalho na área, historiador e bacharel em Direito, é também especialista em Gestão de Produtos e Serviços Culturais pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É o criador dos bonecos do programa humorístico de sátira policial: “Nas Garras da Patrulha”. Estudou Teatro no Colégio de Direção Teatral e tem especialização em arte dramática, na Academia Russa de Artes Teatrais (GITIS).
  • Carlos César – Ator, bonequeiro, cenógrafo, artista plástico e construtor de bonecos. Participou das gravações do Programa Nas Garras da Patrulha da TV Diário, como ator manipulador dos bonecos. Construção de 10 mil bonecos de mamulengo, para Secretaria de Educação do Estado. Confeccionou o cenário de Os Ikis e os bonecos para Todo camburão tem um pouco de Navio Negreiro, Grupo De Nóis De Teatro, 2019, além da boneca gigante do espetáculo Ainda Vivas, do mesmo Grupo.

2. Economia Criativa em Artes Cênicas, com Paulo Benevides

  • Formato: online
  • De segunda (23) a sexta (27 de maio de 2022), de 13 às 17 horas e/ou 18 às 22 horas. 
  • Paulo Benevides - Com Paulo Benevides, economista, professor e especialista em mercado cultural desde 2000. É diretor da Propono Consultoria Cultural, especializada em projetos da economia criativa.

3. Patrimônio Cultural e Artes Cênicas, com Vinicius Franco

  • Formato: online
  • De segunda-feira (23) a sexta (27 de maio de 2022), de 13 às 17 horas e/ou 18 às 22 horas. 
  • Vinicius Franco - Doutorando em Arqueologia no Museu Nacional (UFRJ). Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Arqueologia, SAB, e da Society of American Archaeology, SAA. Diretor do Teatro da Boca Rica em diversas gestões quando foi presidente e tesoureiro desde 1996. Gestor e Produtor Cultural, na década de 1990 foi aluno do grupo de Teatro Aprendizes de Dionísios, da Escola Técnica (atual IFCE). Entre os anos de 1999 e 2001 fez parte do Coral do Nucepec, núcleo vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). De 1998 a 2000 estudou dança flamenca com Graça Martins. Produziu espetáculos de teatro no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e na Paraíba.

4. Trajes da Cena: Figurino e Adereço, com Ricardo Bessa

  • Formato: presencial, em Fortaleza.
  • Em junho (a confirmar).
  • Ricardo Bessa - Designer de Figurinos, diretor e dramaturgo. Doutorando em Teatro (Universidade de São Paulo) pesquisando sobre trajes de quadrilhas. Dirigiu, entre outros, os espetáculos “Cheia de Garbo” (2014) e “O velório de mamãe” (2017). Assinou figurinos de diversas montagens teatrais como A mãe, A palavra progresso na boca de minha mãe soava terrivelmente falsa, Um corpo que trai. A história de Peixe Grande, A coragem de ser negro e do filme O sonho de Inacim. Fundou as companhias “Cia das Artes Cínicas” e Cia Ribalta de Teatro. Foi coordenador de teatro da Universidade de Fortaleza (Unifor) e professor em diversas instituições de ensino. Atualmente é professor do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza e do Centro Universitário Ateneu.

Realização: Governo Federal, Funarte, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica (foto).


 
Produção: Fundação Nacional de Artes, Funarte. Apoio institucional: Instituto de Estudos de Teatro da Universidade Sorbonne Nouvelle  (França), Laboratório Teatral Permanente Teatro Studio Attrice / Non (Itália), Centro de Teatro e Canto de Palermo (Itália), da Companhia Espaço, Corpo, Metáfora - Laboratório cênico itinerante, Teatro Acción (Argentina), Universidade Federal da Bahia–UFBA, Universidade Federal do Acre–UFAC, Prefeitura Municipal de Jaguaribe/Secretaria de Educação e Cultura; Prefeitura Municipal de Russas/ Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte de Russas, Prefeitura Municipal de Sobral/Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer / Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes-ECOA, Prefeitura Municipal de Fortaleza / Secretaria da Cultura/Teatro São José e Secretaria da Cultura do Ceará/Theatro José de Alencar/Teatro Carlos Câmara/ Instituto Dragão do Mar / Porto Iracema das Artes.

SERVIÇO

Formação em Artes Cênicas, do Teatro da Boca Rica, aulas a partir sexta-feira (20 de maio de 2022), link de inscrições disponíveis na bio do perfil @teatrodabocarica.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".