Pular para o conteúdo principal

Morre Júlio Gonçalves Rêgo

Morreu, no início da tarde desta quinta-feira (5 de maio de 2022), aos 89 anos, o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado estadual, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE ) conselheiro; e ex-prefeito de Tauá, Júlio Gonçalves Rêgo. 

O Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), durante a sessão plenária desta quinta-feira (5), fez um minuto de silêncio em pesar pela morte do ex-deputado e ex-presidente do Poder Legislativo Cearense, Júlio Rêgo, aos 89 anos, e a Mesa Diretora da Casa decretou luto oficial por três dias pelo falecimento do ex-parlamentar.

O deputado Audic Mota (MDB), segundo-secretário da Mesa Diretora, ressaltou a importante contribuição dada pelo ex-parlamentar ao Legislativo cearense. O parlamentar lembrou que, além de ex-deputado, Júlio Rêgo foi presidente do Tribunal de Contas do Estado. "Foi um grande filho de Tauá, que se destacou como médico e trabalhador. Deixa um sentimento de tristeza, mas deixa, sobretudo, um grande legado. Um grande orgulho por tudo o que o senhor Júlio representa para nosso Estado", disse o parlamentar.

Elmano Freitas (PT), que presidia a sessão, solidarizou-se com os amigos e familiares e pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-deputado estadual.

O presidente da ALCE, deputado estadual Evandro Leitão (PDT), em nota na sua rede social, externou a tristeza pela morte do médico e ex-deputado estadual Júlio Gonçalves Rêgo.

- Cidadão do município de Tauá, Júlio Rêgo foi um renomado profissional da saúde, com relevantes serviços prestados ao nosso Estado. Na vida pública, foi secretário da Saúde no governo de César Cals, exerceu mandato como prefeito de Tauá, além de notória carreira parlamentar na Assembleia Legislativa do Ceará, onde cumpriu sete legislaturas e foi presidente da Casa. O Parlamento está de luto com essa perda. Que Deus conforte familiares e amigos neste momento", afirmou.

TRAJETÓRIA - Nascido em 1932, no município de Tauá, Júlio Gonçalves Rêgo formou-se em Medicina pela Faculdade Medicina da Universidade de Recife, em 1956. Foi eleito prefeito de Tauá em 1962 e deputado estadual para as legislaturas nos anos de 1966, 1970, 1974, 1978, 1982, 1986 e 1990.

Foi vice-presidente da Assembleia Legislativa nos biênios de 1971-1972 e 1981-1982 e presidiu a Casa no período de 1991 a 1993. Assumiu o Governo do Estado por várias vezes, nos governos César Cals, Virgílio Távora, Tasso Jereissati e Ciro Ferreira Gomes. Também foi secretário de Saúde no Governo César Cals, de abril de 1973 a maio de 1974, e presidente do Tribunal de Contas do Estado.

Júlio Rêgo nasceu a 28 de dezembro de 1932, em Tauá. Filho de José Waldemar Rego e Elisabete Gonçalves Rego. 

Júlio Gonçalves  Rêgo foi deputado estadual por sete legislaturas na ALCE, chegando a presidência da ALCE em 1991-1003; e vice-presidente da ALCE de 1971-1972 e 1981-1982.
  • Médico. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Recife (PE), em 1956.
  • Pós-graduado, com nível de Especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1974. 
  • Acadêmico interno do Serviço de Assistência a Psicopatas do Hospital Correia Picanço (Recife, de 1952 a 1953), do Serviço de Saúde do 3º Distrito Naval (de 1954 a 1956), do Pronto Socorro do Recife (urgentista, de 1955 a 1956), da Maternidade de Afogados (Recife – obstetrícia e ginecologia – de 1955 a 1956), do SAMDU, 103 por concurso (Recife - transfusionista, 1956); 
  • Médico do Departamento Estadual de Saúde do Ceará (admitido em 1958); 
  • Médico-chefe do Posto de Saúde de Tauá (de 1958 a 1962); 
  • Médico do Departamento Nacional de Obras Contra Secas (Dnocs) em 1958.
  • Eleito Prefeito de Tauá em 1962, pelo Partido Social Democrático (PSD). 
  • Deputado Estadual nas legislaturas de 1967, 1971, 1975, 1979, 1983, 1987 e 1991; 
  • Vice-presidente da Assembleia Legislativa em dois períodos (em 1971/1972 e 1981/1982).
  • Assumiu o Governo do Estado, quando presidente da Assembleia Legislativa nos Governos César Cals, Virgílio Távora, Tasso Jereissati e Ciro Gomes; 
  • Presidente da ALCE de primeiro de fevereiro de 1991 a primeiro de fevereiro de 1993.
  •  Líder do Governo na administração Ciro Gomes. 
  • Secretário de Saúde no Governo César Cals (abril de 1973 a maio de 1974); 
  • Membro do Diretório Regional da Aliança Renovadora Nacional (Arena) e da Executiva Regional (eleito em 1975); 
  • Tesoureiro do Partido da Frente Liberal (PFL) até 1979.
  • Membro da Executiva Estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do qual foi 1º Vice-presidente em 1993. 
  • Conselheiro Efetivo do Tribunal de Contas do Estado (nomeado a seis de setembro de 1994, pelo Governador Ciro Gomes); 
  • Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE) no biênio 1996/1997. 
  • Membro Fundador do Lions Club de Tauá; 
  • Membro Benemérito da Academia Cearense de Medicina (honraria recebida em 1996);
  • Sócio Honorário da Academia de Letras e Ciências de São Lourenço (MG), cadeira 29, recebida em 16 de maio de 1992.
  • Recebeu Título 104 de Amigo do Corpo de Bombeiros, que lhe conferiu a “Machadinha Simbólica da Corporação”, em dois de julho de 1992.
  • Título de Cidadão dos municípios de Aiuaba, Quiterianópolis e Parambu.
  • Foi proprietário da Rádio Cultura dos Inhamuns, em Tauá.
  • Comendas/Medalhas: 
  • Troféu Governador César Cals – “Personalidades Destaques”, da Rádio Dragão do Mar (1982 e 1992);
  • Honra ao Mérito - Programa Armando Vasconcelos; 
  • Mérito Judicial do Trabalho, Grau de Comendador (concedido pelo Tribunal Regional do Trabalho-TRE da 7ª Região.
  • Vermeil, da Integração de Ciências da Saúde (concedida pela Academia de Medicina Militar). 
  • Comemorativa do VI Congresso Brasileiro de Assembleias Legislativas (realizado em Fortaleza, de 24 a 28 de setembro de 1972); 
  • Comemorativa do Sesquicentenário de Fortaleza e do Sesquicentenário de Santos Dumont (conferida pela Academia Brasileira de Medicina Militar);
  • Comemorativa aos 10 anos do jornal Diário do Nordeste (1991); 
  • Medalha do Mérito Policial Militar (junho de 1992).

Ciro Gomes
- Lamento muito o falecimento do ex-deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Júlio Rêgo. Homem público exemplar e médico dedicado, deu a vida inteira à causa do povo de Tauá, dos Inhamuns e do Ceará. Perdi um amigo muito querido".



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Antônio Mourão

  Será sepultado neste sábado (30 de abril), às 16h30, no Cemitério Parque da Paz, o corpo do médico psiquiatra, poeta, antropólogo, escritor, comunicador e político Antônio Mourão Cavalcante. O velório acontece a partir das nove da manhã na Funerária Ternura, em Fortaleza. Antônio Mourão morreu nesta sexta-feira (29), aos 73 anos de idade. Ele nasceu em 11 de setembro de 1948. Chegou a ser candidato a vice-prefeito de Fortaleza em 2012 na chapa encabeçada por Elmano de Freitas (PT). Por anos foi articulista de O Povo e comentarista da Rádio AM do Povo. Deputado estadual Acrísio Sena (PT) -  Nosso abraço solidário aos familiares e amigos do professor Mourão,  que nos deixou nesta sexta (29). Médico psiquiatra, antropólogo, escritor e poeta, Antônio Mourão Cavalcante foi uma referência na reflexão crítica do cotidiano e da política. Sua palavra fará falta".

Mundo dos Dinossauros chega ao Shopping Parangaba

O Shopping Parangaba traz mais uma novidade em forma de experiência para o público.  A partir deste domingo (27 de março), a Exposição Mundo Jurássico irá proporcionar uma viagem incrível ao passado e um encontro com dinossauros em tamanho real. A atração é gratuita e estará localizada na Praça Central, no Piso L1. Com réplicas fiéis, os dinossauros estarão expostos como se estivessem em seu habitat natural, com sons e movimentos realistas.  A exposição reúne 13 esculturas, entre elas o mais temido e conhecido de todos: o Tiranossauro Rex e seus mais de 6 metros de altura, 13 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada, fazendo jus a um dos maiores carnívoros terrestres já encontrados. A mostra conta com um espaço educativo que traz informações sobre a vida dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades. Um tema que permanece atual e que está sempre permeando o imaginário do público.

Na mesma sessão, juíza é eleita, nomeada e empossada desembargadora do TJCE

Após 32 anos dedicados ao Judiciário estadual, a juíza Maria do Livramento Alves Magalhães tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (30). A magistrada inovou ao solicitar para assumir as funções no mesmo dia da eleição, diferente do que ocorre normalmente, em que a posse é reservada para um dia solene. Com 23 anos de atuação somente no 19º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Fortaleza, ela foi eleita por aclamação, pelo critério de antiguidade, na sessão conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo. “Foi uma ascensão inovadora: eleição, nomeação e posse em única sessão, a pedido da própria desembargadora. Desejo boas-vindas à amiga de longas datas, colega de faculdade. A nobre desembargadora é dotada de todos os atributos para estar nesta Corte”, disse o chefe do Judiciário cearense ao saudar a nova integrante do Pleno do TJCE. “Assumo com muita honra este cargo, comprometendo-me a empreender tod

Morre professor Salmito Neto

  Com profundo pesar, o Fortaleza Esporte Clube lamenta imensamente o falecimento do professor Salmito Ferreira Neto, que foi um dos maiores treinadores de Futebol de Salão (Futsal) do Estado do Ceará. - Em nome da presidência, diretoria e de todo o clube, o Leão do Pici presta sinceros e grandes sentimentos de condolência aos amigos e familiares por esta perda dolorosa. Além de desejar forças e conforto para todos". Jornalista Ronaldo Deber - Dizer adeus é sempre difícil. Mas dizer adeus de uma forma tão inesperada a uma figura como Salmito é praticamente impossível. Que o senhor o conduza e que dê forças a família e a todos nós seus amigos para suportarmos a saudade. Vai na paz com teu sorriso sempre maroto a nós brindar com tua presença". Salmito Ferreira Neto tinha 53 anos e sofreu um infarto, em Fortaleza. O velório acontece na noite desta terça-feira (17 de maio), em São Benedito. A missa de corpo presente será às 11 horas desta quarta-feira (18), seguida de sepultament

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram