Pular para o conteúdo principal

CCBNB-Fortaleza recebe Exposição de Artistas Cearenses

 O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB-Fortaleza) recebe a Exposição Coleção Ceará Banco do Nordeste-Novas Aquisições. 

A Mostra reúne 16 obras de artistas cearenses adquiridas pelo BNB para compor seu Acervo Permanente. 

Assinam as peças, que permanecem no CCBNB-Fortaleza até 10 de setembro de 2022 os artistas:

  • Charles Lessa, de Crato.
  • Henrique Viudez, de Fortaleza.
  • Simone Barreto, de Fortaleza.

A Exposição tem a Curadoria de Jacqueline Medeiros e o acesso é gratuito. A mostra faz parte de um circuito que vem sendo realizado em todos 11 Estados de atuação do BNB (Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo). A iniciativa está inserida na Programação dos 70 anos de fundação do BNB, completados em 19 de julho de 2022.


As obras recém adquiridas foram incorporadas ao Acervo de Arte do Banco do Nordeste, que passa a ficar composto por 1.210 obras, sendo 85% delas feitas por artistas da Região. 


- O Acervo está totalmente catalogado em Sistema, seguindo as Normas Museológicas, e as Obras de Arte que não estão em exibição encontram-se acondicionadas em uma reserva, mantendo-se todas as exigências de Conservação, Armazenamento e Segurança”, explica a curadora Jacqueline Medeiros. 


Segundo Jacqueline Medeiros, a Coleção é uma demonstração de fomento direto à produção artística e à construção de uma narrativa sobre a Arte Brasileira pelo olhar do BNB.


Artistas em exposição:


Simone Barreto (Fortaleza) - Formada em artes visuais, a artista e arte-educadora nasceu, em 1984. Integrou o programa de pesquisa do Centro de Artes Visuais da Secretaria de Cultura de Fortaleza (2012). Participou do laboratório de artes visuais do Porto Iracema das Artes com tutoria da artista e pesquisadora Edith Derdyk (2016). Integrou diversas exposições, entre elas as individuais Ouro Branco - A estrada é escura e arriscada, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (2019), e Ouro Branco, na Galeria Sem Título (Fortaleza, 2017). Também participou das exposições coletivas: 68 Salão de Abril Sequestrado (Fortaleza, 2017), 67 Salão de Abril (Fortaleza, 2016), Bângala: Yakã Ayê, com curadoria de Yuri Firmeza e Uirá dos Reis, na galeria A Gentil Carioca (Rio de Janeiro, 2016). Coordenou a área de Cultura Digital do Cuca Jangurussu, realizando ações formativas e educativas, voltadas à população jovem de 15 a 29 anos nos campos de artes visuais, fotografia, audiovisual e mídias digitais (2014/2015). Obteve alguns prêmios como o Leonilson, do Edital das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza, em 2012, o Interações Estéticas da Funarte, em 2010, e o Prêmio de Incentivo à Pesquisa com ênfase em Desenho Contemporâneo da Secretaria de Cultura de Fortaleza, em 2007.


 

Charles Lessa (Crato) - Artista licenciado em Artes Visuais, vive e trabalha no Crato-Ceará, cidade onde nasceu, em 1993. Desenvolve trabalhos em Pintura com Desdobramentos na Arte Urbana e Escultura (foto). Cria ficções com a Pintura Figurativa, investigando a Estética Popular em diálogo com a Arte Contemporânea. Participou de Exposições Individuais e Coletivas, entre elas 'Que na Próxima Existência, se Houver, eu Nasça Girafa', no CCBNB/Cariri (2019) e 'Viagem à Aurora de um Novo Mundo', na Galeria do Centro Cultural B_arco, em São Paulo/SP (2020). Participou do Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana (2017/2019/2020). Foi artista pesquisador na 7ª edição do laboratório de artes visuais do Porto Iracema das Artes (2020-2021). Participou do 72º Salão de Abril (2021) e do Circula Ceará-Categoria Intervenção Urbana (2021/2022).

 

Henrique Viudez (Fortaleza) - Nascido, em 1981, desenvolve trabalhos baseados nas crenças e misturas religiosas locais, o caos de uma cidade grande em um País em desenvolvimento e a Poética Barata resultante dessa combinação. Usando técnicas e suportes variados como Acrílica, Nanquim, Spray, Aquarela, Lápis, Canetas Nanquim sobre Papéis Variados (Canson, Kraft, Cartão, Guardanapos e Madeira) e Placas de Veículos, o artista muitas vezes encontra o seu suporte na rua. Assim tenta englobar todo o universo caótico de uma grande cidade onde a arte é pintada nos muros e o lixo transfigurado dentro das galerias.


SERVIÇO

  • Exposição Coleção Ceará Banco do Nordeste-Novas Aquisições-Curadoria de Jacqueline Medeiros.
  • Centro Cultural BNB Fortaleza (Rua Conde d'Eu, 560-Centro-Fortaleza-Ceará).
  • Até 10 de setembro de 2022.
  • Dias e horário de visitação: terça a sábado, das 10 às 19 horas.
  • Entrada franca.

 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Futricas Políticas

O diretor nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, Fernando Mitre (foto), é um dos palestrantes do Seminário “A Democracia no Brasil 40 anos depois da Campanha das Diretas Já”, que acontece na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta sexta-feira (10/11), a partir das oito da manhã. O Seminário acontece no Plenário da Casa e vai discutir o  contexto histórico do mais importante movimento democrático da história contemporânea do País  com a participação de importantes nomes como: Ex-presidente do Congresso Nacional e ex-vereador, Mauro Benevides. Ex-governadores Ciro Gomes e Tasso Jereissati. Jornalista e escritor Ricardo Kotscho, repórter da Folha de São Paulo e autor do livro “Explode um novo Brasil”. Jurista e professor Luiz Moreira. Cientista político Abílio Baeta Neves. Empresário Amarílio Macedo. O evento vai ter mediação das jornalistas Inês Aparecida e Ana Márcia Diógenes e será transmitido pelo https://www.youtube.com/@BandCearaOficialMetropolitana .  

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Futricas Políticas

O diretor nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, Fernando Mitre (foto), é um dos palestrantes do Seminário “A Democracia no Brasil 40 anos depois da Campanha das Diretas Já”, que acontece na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta sexta-feira (10/11), a partir das oito da manhã. O Seminário acontece no Plenário da Casa e vai discutir o  contexto histórico do mais importante movimento democrático da história contemporânea do País  com a participação de importantes nomes como: Ex-presidente do Congresso Nacional e ex-vereador, Mauro Benevides. Ex-governadores Ciro Gomes e Tasso Jereissati. Jornalista e escritor Ricardo Kotscho, repórter da Folha de São Paulo e autor do livro “Explode um novo Brasil”. Jurista e professor Luiz Moreira. Cientista político Abílio Baeta Neves. Empresário Amarílio Macedo. O evento vai ter mediação das jornalistas Inês Aparecida e Ana Márcia Diógenes e será transmitido pelo https://www.youtube.com/@BandCearaOficialMetropolitana .