Pular para o conteúdo principal

CCBNB-Fortaleza recebe Exposição de Artistas Cearenses

 O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB-Fortaleza) recebe a Exposição Coleção Ceará Banco do Nordeste-Novas Aquisições. 

A Mostra reúne 16 obras de artistas cearenses adquiridas pelo BNB para compor seu Acervo Permanente. 

Assinam as peças, que permanecem no CCBNB-Fortaleza até 10 de setembro de 2022 os artistas:

  • Charles Lessa, de Crato.
  • Henrique Viudez, de Fortaleza.
  • Simone Barreto, de Fortaleza.

A Exposição tem a Curadoria de Jacqueline Medeiros e o acesso é gratuito. A mostra faz parte de um circuito que vem sendo realizado em todos 11 Estados de atuação do BNB (Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo). A iniciativa está inserida na Programação dos 70 anos de fundação do BNB, completados em 19 de julho de 2022.


As obras recém adquiridas foram incorporadas ao Acervo de Arte do Banco do Nordeste, que passa a ficar composto por 1.210 obras, sendo 85% delas feitas por artistas da Região. 


- O Acervo está totalmente catalogado em Sistema, seguindo as Normas Museológicas, e as Obras de Arte que não estão em exibição encontram-se acondicionadas em uma reserva, mantendo-se todas as exigências de Conservação, Armazenamento e Segurança”, explica a curadora Jacqueline Medeiros. 


Segundo Jacqueline Medeiros, a Coleção é uma demonstração de fomento direto à produção artística e à construção de uma narrativa sobre a Arte Brasileira pelo olhar do BNB.


Artistas em exposição:


Simone Barreto (Fortaleza) - Formada em artes visuais, a artista e arte-educadora nasceu, em 1984. Integrou o programa de pesquisa do Centro de Artes Visuais da Secretaria de Cultura de Fortaleza (2012). Participou do laboratório de artes visuais do Porto Iracema das Artes com tutoria da artista e pesquisadora Edith Derdyk (2016). Integrou diversas exposições, entre elas as individuais Ouro Branco - A estrada é escura e arriscada, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (2019), e Ouro Branco, na Galeria Sem Título (Fortaleza, 2017). Também participou das exposições coletivas: 68 Salão de Abril Sequestrado (Fortaleza, 2017), 67 Salão de Abril (Fortaleza, 2016), Bângala: Yakã Ayê, com curadoria de Yuri Firmeza e Uirá dos Reis, na galeria A Gentil Carioca (Rio de Janeiro, 2016). Coordenou a área de Cultura Digital do Cuca Jangurussu, realizando ações formativas e educativas, voltadas à população jovem de 15 a 29 anos nos campos de artes visuais, fotografia, audiovisual e mídias digitais (2014/2015). Obteve alguns prêmios como o Leonilson, do Edital das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza, em 2012, o Interações Estéticas da Funarte, em 2010, e o Prêmio de Incentivo à Pesquisa com ênfase em Desenho Contemporâneo da Secretaria de Cultura de Fortaleza, em 2007.


 

Charles Lessa (Crato) - Artista licenciado em Artes Visuais, vive e trabalha no Crato-Ceará, cidade onde nasceu, em 1993. Desenvolve trabalhos em Pintura com Desdobramentos na Arte Urbana e Escultura (foto). Cria ficções com a Pintura Figurativa, investigando a Estética Popular em diálogo com a Arte Contemporânea. Participou de Exposições Individuais e Coletivas, entre elas 'Que na Próxima Existência, se Houver, eu Nasça Girafa', no CCBNB/Cariri (2019) e 'Viagem à Aurora de um Novo Mundo', na Galeria do Centro Cultural B_arco, em São Paulo/SP (2020). Participou do Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana (2017/2019/2020). Foi artista pesquisador na 7ª edição do laboratório de artes visuais do Porto Iracema das Artes (2020-2021). Participou do 72º Salão de Abril (2021) e do Circula Ceará-Categoria Intervenção Urbana (2021/2022).

 

Henrique Viudez (Fortaleza) - Nascido, em 1981, desenvolve trabalhos baseados nas crenças e misturas religiosas locais, o caos de uma cidade grande em um País em desenvolvimento e a Poética Barata resultante dessa combinação. Usando técnicas e suportes variados como Acrílica, Nanquim, Spray, Aquarela, Lápis, Canetas Nanquim sobre Papéis Variados (Canson, Kraft, Cartão, Guardanapos e Madeira) e Placas de Veículos, o artista muitas vezes encontra o seu suporte na rua. Assim tenta englobar todo o universo caótico de uma grande cidade onde a arte é pintada nos muros e o lixo transfigurado dentro das galerias.


SERVIÇO

  • Exposição Coleção Ceará Banco do Nordeste-Novas Aquisições-Curadoria de Jacqueline Medeiros.
  • Centro Cultural BNB Fortaleza (Rua Conde d'Eu, 560-Centro-Fortaleza-Ceará).
  • Até 10 de setembro de 2022.
  • Dias e horário de visitação: terça a sábado, das 10 às 19 horas.
  • Entrada franca.

 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores