Pular para o conteúdo principal

Dia da Pizza pelo RioMar Online


Nas compras pela Internet, os consumidores buscam cada vez mais comodidade, segurança e, claro, bons preços e benefícios.

Pensando nisso, os Shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy realizam em suas plataformas digitais de vendas, RioMar Online, neste domingo (10 de julho de 2022)-Dia Nacional da Pizza. 

São disponibilizadas ofertas exclusivas de Pizzas com entrega gratuita para os pedidos realizados das 11 às 21 horas, nos canais www.riomarfortalezaonline.com.br e www.riomarkennedyonline.com.br .

Os empreendimentos do Grupo João Carlos Paes Mendonça (GJCPM) seguem investindo na ferramenta de compras digitais com a proposta de dar continuidade à experiência dos consumidores das lojas físicas para o ambiente virtual. 

Entre as estratégias, oferece diferenciais como a função de comprar e enviar um presente, promoções diárias e a diversidade de produtos e de lojas disponíveis, chegando a mais de 250 operações dos dois Shoppings disponíveis no RioMar Online.

Serviço

Dia Nacional da Pizza -
A Pizza já faz parte do cardápio dos brasileiros, mas pouco se sabe da História e como chegou ao Brasil. Neste domingo (10 de julho) é comemorado o Dia Nacional da Pizza. A data foi instituída em 1985 devido ao sucesso de um Concurso Gastronômico para escolher as melhores receitas de Margherita e Mozzarella. 
Você sabia que a Pizza ganhou popularidade primeiro por aqui e só depois em terras italianas? Sabe o motivo da Pizza ser considerada uma comida de fim de semana? Sabe quem teve a ideia de entregar Pizza por delivery?

Estica daqui, puxa dali. Uma massa fina, com bordas enroladas em formato circular. Adicione o molho, queijos e temperos, alguns minutos de forno e habemus Pizza! Este prato que se tornou um dos preferidos dos brasileiros agora tem sua história contada no livro Uma Fatia da Itália, lançamento da Matrix Editora.

Na obra, Flávia G. Pinho, jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora de História da Alimentação, relembra a chegada da receita italiana em terras brasileiras, o processo de conquista do paladar tupiniquim e apresenta ao leitor as adaptações feitas por pizzaiolos do País.

Inicialmente consumida pela população mais pobre da Itália, especialmente operários do Sul do País, a Pizza demorou para agradar as classes mais abastadas. Vendida nas calçadas da cidade de Nápoles, a refeição chegou ao Brasil antes mesmo de se popularizar no país de origem. 

- Até o primeiro terço do Século XX, mesmo na Itália, o hábito de comer Pizza permaneceu praticamente restrito a Nápoles – para se ter uma ideia, a primeira Pizzaria de Milão foi inaugurada somente em 1929” (Uma Fatia da Itália, página 19).

A Pizza desembarcou por aqui na década de 1910, com a vinda dos italianos do Sul que, diferentemente dos moradores da região Norte, preferiam a vida na cidade ao invés do campo. Longe de casa, faziam Pizzas de forma improvisada para matar a saudade da Comida Italiana.

Em território brasileiro, o prato passou por uma transformação em função da carência de ingredientes e limitações técnicas. Da massa ao tipo de forno, passando pelas coberturas, tudo mudou ao longo do tempo. Enquanto os pizzaiolos italianos adicionavam molho, queijo e algumas folhas de manjericão, os brasileiros adicionavam à receita outros ingredientes que tinham à disposição.

Resultado de três anos de Pesquisa, entrevistas com pizzaiolos, historiadores e proprietários de Pizzarias, Uma Fatia da Itália conta a história do prato que arrebatou o coração dos brasileiros. Ilustrado por ensaios exclusivos do fotógrafo Caio Ferrari, o livro prova que, ao menos neste caso, a expressão “tudo acaba em Pizza” é mais do que bem-vinda.

Sobre a autora - Flávia G. Pinho é jornalista especializada em Gastronomia e pesquisadora de História da Alimentação. Também é autora dos livros “Onde Tem? – Roteiro de compras gastronômicas em São Paulo e arredores”, “Due Cuochi – Uma década de boa mesa”, “Geleia e muito mais - A Queensberry, suas histórias e receitas” e “Farabbud – Uma História”.

Sobre a Matrix Editora - Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com mais de 800 títulos publicados e dez novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site matrixeditora.com.br
Ficha Técnica
  • Livro: Uma Fatia da Itália
  • Autores: Flávia G. Pinho
  • Editora: Matrix Editora
  • ISBN: 978-65-5616-230-0
  • Páginas: 128.
  • Preço: R$ 69,00
  • Onde encontrar: Matrix Editora, Amazon.

Receitas - Uma das maiores dificuldades para quem está com um novo plano alimentar, é se livrar do carboidrato. A Pizza, por exemplo, é um dos pratos mais famosos do mundo e rico no maior vilão de uma dieta.


No Dia Nacional da Pizza, as nutricionistas que fazem parte da equipe da Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), Daniela Zuin (@nutridanielazuin), especialista em nutrição clínica e estética, e Eleonora Galvão (@eleonoranutri), especialista em nutrição vegetariana e vegana, trouxeram versões criativas e low carb para não sair do foco. Tem receita vegetariana, vegana e proteica! Confira:


RECEITA ELEONORA GALVÃO | Pizza Funcional Vegana com massa de batata doce

(rendimento: 4 Pizzas individuais)

Ingredientes:

- 2 xíc. de batata doce assadas e amassadas

- ½ xic. de farinha de coco

- ¼ xic. de polvilho azedo

Preparo: Pré aqueça o forno à 200ºC. Em um bowl, misture todos os ingredientes até que obtenha uma misture lisa e homogênea. Forme uma bola com a massa e separe-a em 4 bolas de tamanho menor, que será sua massa para uma Pizza. Abra essa massa até que fique um disco não muito fino. Transfira para uma frigideira não aderente e leve ao fogo para dourar de ambos os lados por cerca de 5 minutos.

Adicione na Pizza molho de tomate caseiro, vegetais assados e temperados, queijos veganos de castanhas, ervas e especiarias e outros recheios diversos da sua preferência. Leve para assar por cerca de 15 minutos no forno já pré aquecido. Fatie a Pizza e sirva.

Informação Nutricional por porção:

(1 unidade da massa de Pizza)

 Calorias: 166 kcal

Carboidratos: 25g

Gorduras: 5g

Proteínas: 3.5g


RECEITA ELEONORA GALVÃO | Pizza Veg de queijo cremoso de amêndoas e abobrinha

(rendimento: 4 Pizzas individuais)

Ingredientes:

- 1 xícara de amêndoas sem pele

- 1/2 dente de alho

- 1 col. chá de sal

- 2 col. sopa de azeite

 -1/2 xíc. de água quente

- 1 concha de molho de tomate

- Rodelas de tomate

- 2 abobrinhas refogada c/ orégano

Preparo: Ferva as amêndoas em água quente por 5 minutos, escorra a água e bata as amêndoas no liquidificador. Junte o alho, o sal, o azeite e a água quente e bata por cerca de 5 minutos, até que vire uma pasta cremosa. Forre a Pizza com o molho de tomate, incluindo as bordas. Disponha sobre a massa as rodelas de tomate, abobrinha e finalize com colheradas do queijo vegano de amêndoas. Leve ao forno até que a Pizza esteja assada. Fatie e sirva.

Informação Nutricional por porção:

Calorias: 190 kcal

Carboidratos: 5g

Gorduras: 18g

Proteínas: 6g


RECEITA DANIELA ZUIN | MASSA COUVE- FLOR | Pizza low carb proteica

Massa de couve-flor, creme de tofu e cogumelo

Rendimento da receita: 4 fatias

Ingredientes da massa:

1 couve-flor

2 ovos

150g queijo parmesão

Sal a gosto

  1. Retire os talos da couve-flor e deixe apenas as flores.
  2. Triture a couve-flor no liquidificador até ela se tornar uma farinha.
  3. Junte com os dois ovos, queijo ralada e uma pitada de sal.
  4. Unte a forma de Pizza com azeite, abra a massa.
  5. Leve para pré-assar em forno a 180º por 30 minutos, ou até que forme casquinha dourada nas laterais.

Recheio

200g molho de tomate

200g tofu soft

100g cogumelo paris

Shoyo natural/coco aminos

1 dente de alho

½ limão

Sal e pimenta do reino

  1. Bata o tofu no mixer com sal, alho e o limão até virar um creme liso.
  2. Refogue o cogumelo paris fatiado no molho shoyo natural ou coco aminos
  3. Coloque o molho de tomate, espalhe o creme de tofu e coloque os cogumelos.
  4. Asse novamente por mais 5 minutos, e a Pizza está pronta!

RECEITA DANIELA ZUIN | Massa de amêndoas com frango e mozarela de búfala

Rendimento da receita: 2 fatias.

Ingredientes da massa:

30g de farinha de amêndoas

1 ovo

2 colheres de sopa de azeite extravirgem

1 colher de sopa de água

1 colher de chá de fermento químico

Sal

Ingredientes do recheio:

100g molho de tomate

100g muçarela de búfala

1/4 cebola

150g frango desfiado

Curry, sal e pimenta do reino

  1. Misture todos os ingredientes, menos o azeite, em um bowl até obter uma massa homogênea
  2. Unte a frigideira com uma colher de sopa de azeite espalhando bem, e ligue o fogo baixo
  3. Distribua a massa na frigideira, tampe e deixe assar por 3 minutos.
  4. Desligue, coloque o recheio, tampe novamente e ligue o fogo por apenas 1 minuto- até o queijo derreter. Está pronta! 

Daniela Zuin (@nutridanielazuin), nutricionista da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e especialista em nutrição clínica e estética. Com título de especialização em Nutrição Clínica pela Centro Universitário do Triângulo e especialista em fitoterapia pela VP, Master Coach em Emagrecimento, especialista em Nutrição Estética. CRN9 - 4434 E CRN4 - 06101655/S.

 

Eleonora Galvão – Nutricionista Nutrindo Ideais. Eleonora Galvão (@eleonoranutri), nutricionista da equipe Nutrindo Ideais e especializada em nutrição vegana e vegetariana. Com título de especialista em Nutrição Funcional pela UFRJ e especialista em transtornos alimentares e obesidade pela PUC RJ - CRN: 20101323 . https://www.instagram.com/eleonoranutri/



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a

Postagens mais visitadas deste blog

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a