Pular para o conteúdo principal

Dia da Pizza pelo RioMar Online


Nas compras pela Internet, os consumidores buscam cada vez mais comodidade, segurança e, claro, bons preços e benefícios.

Pensando nisso, os Shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy realizam em suas plataformas digitais de vendas, RioMar Online, neste domingo (10 de julho de 2022)-Dia Nacional da Pizza. 

São disponibilizadas ofertas exclusivas de Pizzas com entrega gratuita para os pedidos realizados das 11 às 21 horas, nos canais www.riomarfortalezaonline.com.br e www.riomarkennedyonline.com.br .

Os empreendimentos do Grupo João Carlos Paes Mendonça (GJCPM) seguem investindo na ferramenta de compras digitais com a proposta de dar continuidade à experiência dos consumidores das lojas físicas para o ambiente virtual. 

Entre as estratégias, oferece diferenciais como a função de comprar e enviar um presente, promoções diárias e a diversidade de produtos e de lojas disponíveis, chegando a mais de 250 operações dos dois Shoppings disponíveis no RioMar Online.

Serviço

Dia Nacional da Pizza -
A Pizza já faz parte do cardápio dos brasileiros, mas pouco se sabe da História e como chegou ao Brasil. Neste domingo (10 de julho) é comemorado o Dia Nacional da Pizza. A data foi instituída em 1985 devido ao sucesso de um Concurso Gastronômico para escolher as melhores receitas de Margherita e Mozzarella. 
Você sabia que a Pizza ganhou popularidade primeiro por aqui e só depois em terras italianas? Sabe o motivo da Pizza ser considerada uma comida de fim de semana? Sabe quem teve a ideia de entregar Pizza por delivery?

Estica daqui, puxa dali. Uma massa fina, com bordas enroladas em formato circular. Adicione o molho, queijos e temperos, alguns minutos de forno e habemus Pizza! Este prato que se tornou um dos preferidos dos brasileiros agora tem sua história contada no livro Uma Fatia da Itália, lançamento da Matrix Editora.

Na obra, Flávia G. Pinho, jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora de História da Alimentação, relembra a chegada da receita italiana em terras brasileiras, o processo de conquista do paladar tupiniquim e apresenta ao leitor as adaptações feitas por pizzaiolos do País.

Inicialmente consumida pela população mais pobre da Itália, especialmente operários do Sul do País, a Pizza demorou para agradar as classes mais abastadas. Vendida nas calçadas da cidade de Nápoles, a refeição chegou ao Brasil antes mesmo de se popularizar no país de origem. 

- Até o primeiro terço do Século XX, mesmo na Itália, o hábito de comer Pizza permaneceu praticamente restrito a Nápoles – para se ter uma ideia, a primeira Pizzaria de Milão foi inaugurada somente em 1929” (Uma Fatia da Itália, página 19).

A Pizza desembarcou por aqui na década de 1910, com a vinda dos italianos do Sul que, diferentemente dos moradores da região Norte, preferiam a vida na cidade ao invés do campo. Longe de casa, faziam Pizzas de forma improvisada para matar a saudade da Comida Italiana.

Em território brasileiro, o prato passou por uma transformação em função da carência de ingredientes e limitações técnicas. Da massa ao tipo de forno, passando pelas coberturas, tudo mudou ao longo do tempo. Enquanto os pizzaiolos italianos adicionavam molho, queijo e algumas folhas de manjericão, os brasileiros adicionavam à receita outros ingredientes que tinham à disposição.

Resultado de três anos de Pesquisa, entrevistas com pizzaiolos, historiadores e proprietários de Pizzarias, Uma Fatia da Itália conta a história do prato que arrebatou o coração dos brasileiros. Ilustrado por ensaios exclusivos do fotógrafo Caio Ferrari, o livro prova que, ao menos neste caso, a expressão “tudo acaba em Pizza” é mais do que bem-vinda.

Sobre a autora - Flávia G. Pinho é jornalista especializada em Gastronomia e pesquisadora de História da Alimentação. Também é autora dos livros “Onde Tem? – Roteiro de compras gastronômicas em São Paulo e arredores”, “Due Cuochi – Uma década de boa mesa”, “Geleia e muito mais - A Queensberry, suas histórias e receitas” e “Farabbud – Uma História”.

Sobre a Matrix Editora - Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com mais de 800 títulos publicados e dez novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site matrixeditora.com.br
Ficha Técnica
  • Livro: Uma Fatia da Itália
  • Autores: Flávia G. Pinho
  • Editora: Matrix Editora
  • ISBN: 978-65-5616-230-0
  • Páginas: 128.
  • Preço: R$ 69,00
  • Onde encontrar: Matrix Editora, Amazon.

Receitas - Uma das maiores dificuldades para quem está com um novo plano alimentar, é se livrar do carboidrato. A Pizza, por exemplo, é um dos pratos mais famosos do mundo e rico no maior vilão de uma dieta.


No Dia Nacional da Pizza, as nutricionistas que fazem parte da equipe da Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), Daniela Zuin (@nutridanielazuin), especialista em nutrição clínica e estética, e Eleonora Galvão (@eleonoranutri), especialista em nutrição vegetariana e vegana, trouxeram versões criativas e low carb para não sair do foco. Tem receita vegetariana, vegana e proteica! Confira:


RECEITA ELEONORA GALVÃO | Pizza Funcional Vegana com massa de batata doce

(rendimento: 4 Pizzas individuais)

Ingredientes:

- 2 xíc. de batata doce assadas e amassadas

- ½ xic. de farinha de coco

- ¼ xic. de polvilho azedo

Preparo: Pré aqueça o forno à 200ºC. Em um bowl, misture todos os ingredientes até que obtenha uma misture lisa e homogênea. Forme uma bola com a massa e separe-a em 4 bolas de tamanho menor, que será sua massa para uma Pizza. Abra essa massa até que fique um disco não muito fino. Transfira para uma frigideira não aderente e leve ao fogo para dourar de ambos os lados por cerca de 5 minutos.

Adicione na Pizza molho de tomate caseiro, vegetais assados e temperados, queijos veganos de castanhas, ervas e especiarias e outros recheios diversos da sua preferência. Leve para assar por cerca de 15 minutos no forno já pré aquecido. Fatie a Pizza e sirva.

Informação Nutricional por porção:

(1 unidade da massa de Pizza)

 Calorias: 166 kcal

Carboidratos: 25g

Gorduras: 5g

Proteínas: 3.5g


RECEITA ELEONORA GALVÃO | Pizza Veg de queijo cremoso de amêndoas e abobrinha

(rendimento: 4 Pizzas individuais)

Ingredientes:

- 1 xícara de amêndoas sem pele

- 1/2 dente de alho

- 1 col. chá de sal

- 2 col. sopa de azeite

 -1/2 xíc. de água quente

- 1 concha de molho de tomate

- Rodelas de tomate

- 2 abobrinhas refogada c/ orégano

Preparo: Ferva as amêndoas em água quente por 5 minutos, escorra a água e bata as amêndoas no liquidificador. Junte o alho, o sal, o azeite e a água quente e bata por cerca de 5 minutos, até que vire uma pasta cremosa. Forre a Pizza com o molho de tomate, incluindo as bordas. Disponha sobre a massa as rodelas de tomate, abobrinha e finalize com colheradas do queijo vegano de amêndoas. Leve ao forno até que a Pizza esteja assada. Fatie e sirva.

Informação Nutricional por porção:

Calorias: 190 kcal

Carboidratos: 5g

Gorduras: 18g

Proteínas: 6g


RECEITA DANIELA ZUIN | MASSA COUVE- FLOR | Pizza low carb proteica

Massa de couve-flor, creme de tofu e cogumelo

Rendimento da receita: 4 fatias

Ingredientes da massa:

1 couve-flor

2 ovos

150g queijo parmesão

Sal a gosto

  1. Retire os talos da couve-flor e deixe apenas as flores.
  2. Triture a couve-flor no liquidificador até ela se tornar uma farinha.
  3. Junte com os dois ovos, queijo ralada e uma pitada de sal.
  4. Unte a forma de Pizza com azeite, abra a massa.
  5. Leve para pré-assar em forno a 180º por 30 minutos, ou até que forme casquinha dourada nas laterais.

Recheio

200g molho de tomate

200g tofu soft

100g cogumelo paris

Shoyo natural/coco aminos

1 dente de alho

½ limão

Sal e pimenta do reino

  1. Bata o tofu no mixer com sal, alho e o limão até virar um creme liso.
  2. Refogue o cogumelo paris fatiado no molho shoyo natural ou coco aminos
  3. Coloque o molho de tomate, espalhe o creme de tofu e coloque os cogumelos.
  4. Asse novamente por mais 5 minutos, e a Pizza está pronta!

RECEITA DANIELA ZUIN | Massa de amêndoas com frango e mozarela de búfala

Rendimento da receita: 2 fatias.

Ingredientes da massa:

30g de farinha de amêndoas

1 ovo

2 colheres de sopa de azeite extravirgem

1 colher de sopa de água

1 colher de chá de fermento químico

Sal

Ingredientes do recheio:

100g molho de tomate

100g muçarela de búfala

1/4 cebola

150g frango desfiado

Curry, sal e pimenta do reino

  1. Misture todos os ingredientes, menos o azeite, em um bowl até obter uma massa homogênea
  2. Unte a frigideira com uma colher de sopa de azeite espalhando bem, e ligue o fogo baixo
  3. Distribua a massa na frigideira, tampe e deixe assar por 3 minutos.
  4. Desligue, coloque o recheio, tampe novamente e ligue o fogo por apenas 1 minuto- até o queijo derreter. Está pronta! 

Daniela Zuin (@nutridanielazuin), nutricionista da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e especialista em nutrição clínica e estética. Com título de especialização em Nutrição Clínica pela Centro Universitário do Triângulo e especialista em fitoterapia pela VP, Master Coach em Emagrecimento, especialista em Nutrição Estética. CRN9 - 4434 E CRN4 - 06101655/S.

 

Eleonora Galvão – Nutricionista Nutrindo Ideais. Eleonora Galvão (@eleonoranutri), nutricionista da equipe Nutrindo Ideais e especializada em nutrição vegana e vegetariana. Com título de especialista em Nutrição Funcional pela UFRJ e especialista em transtornos alimentares e obesidade pela PUC RJ - CRN: 20101323 . https://www.instagram.com/eleonoranutri/



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".