Pular para o conteúdo principal

Censo 2022 pesquisará 89 milhões de endereços brasileiros

 


Com uma cerimônia de lançamento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou nesta segunda-feira (primeiro de agosto) à Coleta Domiciliar do Censo Demográfico 2022. 

Nos próximos três meses (agosto, setembro e outubro), os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas.

O Censo Brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. No auge da operação, em torno de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os 5.570 municípios do país. Ao todo, são:
  • 452.246 setores censitários urbanos e rurais.
  • 11.400 aglomerados subnormais.
  • 5.972 localidades quilombolas.
  • 5.778 grupamentos indígenas.
  • 624 terras indígenas.
- O Censo não é do IBGE, o Censo é do Brasil e para o Brasil. O Censo é de todos nós. Nossa equipe visitará todos os lares brasileiros, coletando informações que serão muito relevantes para o futuro do país. Não deixaremos ninguém para trás, mas para isso contamos muito com o apoio da cidadã e do cidadão brasileiros. Recebam o IBGE de portas abertas!”, convoca o presidente do Instituto, Eduardo Rios Neto.

Programado para ser realizado inicialmente em 2020, mas adiado devido à pandemia, e em 2021 por questões orçamentárias, o Censo 2022 marca 150 anos do primeiro recenseamento feito no país.

- O primeiro Censo foi feito em 1872 para contar o saldo da Guerra do Paraguai, chegando a cerca de 10 milhões de pessoas. Hoje, 150 anos depois, temos o desafio de contar 215 milhões de pessoas, segundo indicam as estimativas populacionais”, comenta o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.

Ele explica que além de identificar a população por sexo e idade, o Censo hoje traz um questionário robusto, que segue rigorosamente as recomendações da ONU.

- A ONU tem um conjunto de perguntas recomendadas para todos os países. Nós estamos seguindo isso e ainda acrescentando informações que são importantes para acompanhar a realidade brasileira”.

Cimar destaca que este é o primeiro Censo totalmente igital, da coleta à transmissão, acompanhamento, armazenamento e processamento dos dados.

- As informações estão totalmente protegidas”, garante.

Para o diretor de Geociências do IBGE, Claudio Stenner, o Censo é a verdadeira celebração da integração entre a informação estatística e geográfica. “É só no Censo que a gente consegue fazer a articulação de três escalas de características: do entorno onde os domicílios estão localizados, dos domicílios em si e das pessoas que vivem nesses domicílios. Então, essa é a única pesquisa em que a gente consegue mostrar a diversidade de situações que existem nas cidades e ter um cenário muito mais completo e integrado do território brasileiro e sua população”, avalia.

No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

- Esse é o tempo mediano de resposta, ou seja, metade dos domicílios leva menos de 5 ou 16 minutos, dependendo do questionário, e metade demora mais. Isso varia em função, principalmente, do número de moradores do domicílio”, explica o responsável pelo projeto técnico do Censo 2022, Luciano Duarte.

O Questionário Básico traz os seguintes blocos de perguntas:
  • Identificação do Domicílio.
  • Informações sobre Moradores.
  • Características do Domicílio.
  • Identificação Étnico-Racial.
  • Registro Civil.
  • Educação.
  • Renda.
  • Mortalidade.
Já o Questionário da Amostra, além dos blocos contidos no Questionário Básico, investiga também:
  • Trabalho.
  • Rendimento.
  • Nupcialidade.
  • Núcleo Familiar.
  • Fecundidade.
  • Religião ou Culto.
  • Pessoas com Deficiência.
  • Migração Interna e Internacional.
  • Deslocamento para Estudo.
  • Deslocamento para Trabalho.
  • Autismo.
Além disso, o IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF.

- O CPF nos ajuda a melhorar a qualidade de cobertura da operação”, esclarece Duarte.

Qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio. Ou seja, apenas uma pessoa do domicílio responderá por todos os residentes.

Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação pertinente:
  • Lei 5.534/68.
  • Lei 5.878/73.
  • Decreto 73.177/73.
Já a Lei 5.534, de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas.

Questionário pode ser respondido presencialmente, por Telefone e pela Internet - Este ano, além da coleta presencial e do autopreenchimento pela internet, será possível responder ao Censo também pelo telefone. “De qualquer maneira, é preciso que o recenseador visite o domicílio, para captar a coordenada e fazer o contato com o morador”, explica Luciano.

A partir daí, o cidadão poderá realizar ou agendar a entrevista presencial, marcar com o recenseador uma entrevista por telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet. Se escolher responder pela internet, o informante receberá um e-ticket, com validade de sete dias.

A entrevista por telefone também será utilizada para aqueles que optarem pelo autopreenchimento pela internet, mas não concluírem o questionário. Para isso, o IBGE terá uma central telefônica exclusiva, o Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181.

Os agentes do CAC responderão dúvidas em geral sobre o Censo, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante aprovação do morador, poderão preencher o questionário em entrevista. Essa autorização é concedida por meio de uma contrassenha, enviada por e-mail ou SMS, que permitirá ao agente do IBGE fazer o preenchimento.

Em caso de recusas ou ausência do morador, o IBGE tem uma estratégia de contingência. Caso o recenseador não encontre o morador na primeira visita, ele deixará um bloco de recado e/ou tentará o contato por telefone, quando houver essa informação no DMC. Além disso, o recenseador deverá retornar ao domicílio, no mínimo, mais quatro vezes, sendo que uma obrigatoriamente em turno alternativo.

- Isso é controlado automaticamente pelo sistema, que monitora os trajetos percorridos pelos recenseadores. Só depois de retornar quatro vezes é que ele pode ‘desistir’ daquele domicílio”, explica Luciano.

Depois que o recenseador encerra a coleta no Setor Censitário, o supervisor retornará nos domicílios com morador ausente ou com recusa expressa e entregará uma carta de notificação, contendo um e-ticket válido por dez dias para o preenchimento pela internet. “É a última tentativa e, se não houver resposta, não há retorno e o domicílio será posteriormente tratado estatisticamente”, conclui o responsável pelo projeto técnico do Censo.

Recenseadores estarão uniformizados e podem ser identificados pela internet ou telefone - Para ser recenseador do IBGE, após a aprovação no processo seletivo, é preciso ainda fazer um treinamento específico, com etapas à distância e presencial. Só depois de aprovados no treinamento os recenseadores estão aptos a cumprir sua função de visitar os lares brasileiros.

Eles estarão sempre uniformizados, com o Colete do IBGE, boné do Censo, Crachá de Iidentificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

Uma série de parcerias foram firmadas entre o IBGE, associações de administradoras de imóveis e condomínios, bem como sindicatos de representações habitacionais. O objetivo é disseminar o máximo de informação e orientação para moradores, síndicos, porteiros e zeladores, garantindo a integridade tanto dos moradores a serem visitados quanto dos recenseadores do IBGE em coleta nas ruas.-
Com informações da Agência de Notícias IBGE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Beluga vai a Campinas e volta para Fortaleza nesta segunda

Após 20 horas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza-Ceará, o Avião Cargueiro Beluga Airbus ST (fotos O Povo) segue para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-São Paulo. O Beluga faz parada técnica em Fortaleza, pousando às 15h30 deste domingo (24 de julho de 2022), atraindo muitos curiosos e sendo notícia em todo o Brasil. O Beluga  Airbus   ST decolou para Viracopos, às 11h30 desta segunda-feira (25), levando de carga um helicóptero ACH 160 . Depois de descarregar, em Campinas, o Beluga Airbus volta para o Pinto Martins, na noite desta segunda-feira (25). Fica em Fortaleza até 12h30 desta terça-feira (26), de onde decola para o Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal.

Morre Jô Soares

Informa a CNN Brasil: - Morreu na madrugada desta sexta-feira (5 de agosto de 2022), aos 84 anos, o escritor, jornalista, radialista e humorista Jô Soares. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo há uma semana para tratar de uma Pneumonia. O Enterro e Velório de Jô Soares serão reservados à família e amigos. Nas Redes Sociais, amigos e fãs lamentaram sua morte do autor de mais de 300 personagens que retrataram a vida do brasileiro através do Social, da Política, da Economia e do Humor.  flavia_pedras   - Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos. Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado

Harmônicas Brasil 2022 de 16 a 19 de julho

Vem aí a edição 2022 do Fórum Harmônicas Brasil.  Considerado um dos mais importantes eventos de formação artística do País, com abordagens voltadas para o mercado da música a partir da Gaita de Boca, o Fórum Harmônicas mantém neste ano o formato digital adotado em 2020, como estratégia não apenas para cumprir demandas sanitárias de distanciamento social mas também para ampliar o alcance das ações.  A edição 2022 traz os artistas: Maurício Einhorn (RJ). Marcelo Naves (SP). Diogo Farias (CE). Entrevistados por: Roberto Maciel. Jefferson Gonçalves. O Fórum Harmônicas visa não apenas a expor a gaita, suas diferentes manifestações e os modelos mais utilizados, mas também a estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo cultural, alcançando sobretudo grupos com demandas de investimentos em desenvolvimento.  Neste ano, o evento fará foco especial na comunidade de Canoa Quebrada e em outros pontos do Litoral Leste do Ceará. Uma parceria com a Associação dos Empreendedores