Pular para o conteúdo principal

Mulheres quebram barreiras no Setor Automotivo



Desde o início da Pandemia da Covid-19 até o final do ano passado, os veículos usados e seminovos, no Ceará tiveram uma valorização de 28%. Com a retomada da economia proporcionada pela vacinação em massa da população, de acordo com o Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores (Sindivel), a previsão é que o preço deverá ter uma redução de 10% até o final deste ano, em comparação com os valores praticados em 2021.

- O preço destes automóveis, inclusive, já baixou 6% no primeiro semestre de 2022, restando uma variação de 4%”, ressalta Desirée Custódio Mota, presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Empreendedorismo (Idese). De acordo com ela, apesar da flutuação, a tabela não vai voltar ao patamar de preços registrados antes da Pandemia.

A valorização de seminovos e usados foi desencadeada pela falta de insumos, que acabou afetando a produção de carros novos no Brasil e, consequentemente, atrasando a entrega destes. Como reflexo, a procura por carros seminovos e usados aumentou. Mesmo assim, a demanda ainda não se igualou ao período Pré-Pandemia.

Desirée explica que o Setor ainda está se recuperando, no Brasil como todo, tendo registrado uma alta de 2,7% das vendas em julho deste ano, conforme dados da Federação Nacional das Associações de Revendedoras de Veículos Automotores (Fenauto).

Segundo a Fenauto, entidade que representa os lojistas multimarcas, em junho deste ano, houve uma recuperação gradativa do segmento, com a média diária de vendas aumentada para 2,5%.

Com relação ao resultado das vendas de maio, o setor registrou uma variação ligeiramente menor de 2,2%, puxada principalmente pelos segmentos de motos (-6,4%) e Comercial Pesado (-1,7%).

Os segmentos de Auto e Comercial Leve tiveram variações mínimas no período (-0,8% e – 0,7% respectivamente). O acumulado de veículos comercializados passou de seis milhões no primeiro semestre do ano, chegando a 6.027.351 unidades, contra 7.367.947 no mesmo período de 2021, um resultado ainda negativo em 18,2%.

- Como já previsto, esses resultados com variações pontuais ainda podem acontecer, tanto para mais como para menos, até o final do ano”, ressaltou o presidente da entidade, Enilson Sales.

- Mas, ao que tudo indica, continuamos na expectativa de um equilíbrio, já que percebemos uma ligeira melhora no ‘estado’ de atenção dos consumidores com relação à economia“, completou.

Mulheres ao Volante - A presidente do Idese diz que a inserção das mulheres no setor automotivo, ainda predominantemente masculino, é um fator importante para o incremento nas vendas. Desirée afirma que as mulheres estão cada vez mais se inserindo neste tipo de negócio, ocupando espaços na fabricação, venda, manutenção e consumo. O fato é que elas estão alinhadas ao ramo dos possantes. E as mulheres motoristas aumentam ano após ano nas estradas brasileiras, refletindo o empoderamento feminino.

É indiscutível que, na hora da compra, elas sempre tiveram um grande poder de influência. Mas agora uma boa parcela delas passou a dominar tudo o que envolve o universo automotivo, da mecânica ao acabamento. A prioridade é por segurança, conforto, espaço e estética. E os critérios vão muito além do espelho para retocar o batom. Elas buscam espaço para a cadeirinha das crianças; porta-objetos; além de porta-malas amplo para acomodar a bagagem para o passeio de fim de semana. Buscam também por conectividade.

Na hora da venda, se o carro é de mulher ele é mais valorizado. Isso porque as estatísticas mostram que elas são mais cautelosas ao dirigir e se envolvem em menos acidente do que eles. 

- Quando o carro é de mulher, ele tem uma conservação melhor porque a mulher é mais cuidadosa. Ela fica de olho nas manutenções. Ela geralmente não roda tanto quanto os homens, pois utiliza o carro apenas para ir ao trabalho e voltar”, compara Desirée. E de condutora do próprio veículo, a mulher também passou a dominar o processo de produção, mecânica e comercialização.

- O Ramo Automobilístico, tradicionalmente, era muito masculino. A mão de obra utilizada era 100% composta por homens. Isso ocorria porque para vender o produto você precisaria ter conhecimento sobre ele, sobre o mercado onde atua”, destaca Desirée Custódio Mota, presidente do Idese 

De acordo com ela, até pouco tempo, as mulheres eram mais presentes em setores administrativos de bancos ou empresas públicas. Por isso a vocação para o automobilismo ficou adormecida. Mas foi a partir da automação do processo de fabricação de Automóveis, onde a força física já não se fazia mais tão necessária, que as mulheres começaram a entrar também no setor automotivo. E passaram a dominar conhecimentos de mecânica e técnicas de venda.

Desirée destaca a maior presença feminina nos cursos de engenharia. 

- Hoje em dia, a própria área da engenharia está mais diversificada. Tem engenharia mecânica, robótica, e as mulheres começaram a se inserir tanto nessa qualificação profissional como também no mercado. Na medida em que a mulher foi conhecendo, se capacitando com relação ao maquinário, ou seja, de como produzir um carro, deixou de ser uma atividade exclusivamente masculina para ser uma atividade mista. Não é que a maioria seja mulher. A maioria ainda é composta por homens”, ressalva a pesquisadora.

Fatores que contribuíram com o aumento de mulheres no setor automotivo - Outro fator que tem contribuído para a inserção de mulheres empreendedoras no setor automotivo é o fato de a mão de obra ter deixado de ser “braçal”, passando a ser tecnológica. “Tornou-se uma atividade de maior qualificação, que requer maior especialização, porque envolve a robótica, ou seja, o maquinário e o humano com um nível de qualificação maior”, explica Desirée.

- Não se faz mais necessário a força para se produzir um carro”, completa, comparando com a linha de produção de montagem em série, inaugurada por Henry Ford, no início do século 20, retratada com humor por Chaplin no filme “Tempos Modernos”. Naquele tempo, compara Desirée, o movimento era muito repetitivo, era braçal e em cima de uma série. 

- Hoje não. A gente produz um carro com muito mais tecnologia, com muito mais conhecimento que a gente chama de soft skill, fazendo com que o carro seja feito com mais qualidade, com mais segurança, com mais garantia e com menos possibilidade de erro humano”, pontua.

As revendas também estão sendo invadidas por elas. Desirée atribui isso ao fato de a mulher ter um maior poder de convencimento, porque estuda mais sobre o produto e fala com propriedade sobre os benefícios dele. Sem falar que a mulher tem empatia, tem uma melhor presença. 

- E quando a compra é realizada por homens, eles gostam de serem atendidos pelas mulheres”, brinca a pesquisadora.

Leia em https://www.trendsce.com.br/2022/09/26/mulheres-quebram-barreiras-no-setor-automotivo/

Com informações de Carmen Pompeu, da TrendsCE e foto de Envato Elements.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Morre Rolando Boldrin

Informa o G1: O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical "Sr. Brasil" por 17 anos. "Ele tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura. Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os D

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Após 13 anos, polícia prende envolvido em assalto ao BC de Fortaleza

A Polícia Militar do Distrito Federal prendeu hoje (14) Adelilno Angelim de Sousa Neto, de 36 anos, que participou de um dos maiores assaltos do Brasil: o furto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005. Na ocasião, a quadrilha levou aproximadamente R$ 164 milhões do caixa-forte – o equivalente a três toneladas e meia de notas de dinheiro. Após 13 anos, o homem que fugiu do Ceará foi preso a 17 quilômetros do Plano Piloto – área central de Brasília. Adelino foi preso em casa, no Paranoá, bairro a 17 quilômetros do centro de Brasília, onde vivia há 5 anos. O homem, que vinha sendo monitorado pela Secretaria de Segurança Pública do DF, foi levado para o Complexo Penitenciário da Papuda e aguardará audiência de custódia. Não é a primeira vez que o suspeito é preso. Ele chegou a ser detido em Fortaleza, foi solto e depois houve um novo pedido de prisão. O furto ao Banco Central de Fortaleza, ficou conhecido no país como um crime cinematográfico. Segundo as investigações, 11 pessoas p

Orgulho Lésbico

 

Morre Rolando Boldrin

Informa o G1: O ator, cantor, compositor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia 2 meses. O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresentou o programa musical "Sr. Brasil" por 17 anos. "Ele tirou o Brasil da Gaveta' e fez coro com os artistas mais representativos de todas as regiões do país. Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos brasileiros e era circundado por imagens dos artistas que fizeram a nossa história, escrita, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura. Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Direito de Nascer”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Os D

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM