Pular para o conteúdo principal



Mulheres quebram barreiras no Setor Automotivo



Desde o início da Pandemia da Covid-19 até o final do ano passado, os veículos usados e seminovos, no Ceará tiveram uma valorização de 28%. Com a retomada da economia proporcionada pela vacinação em massa da população, de acordo com o Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores (Sindivel), a previsão é que o preço deverá ter uma redução de 10% até o final deste ano, em comparação com os valores praticados em 2021.

- O preço destes automóveis, inclusive, já baixou 6% no primeiro semestre de 2022, restando uma variação de 4%”, ressalta Desirée Custódio Mota, presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Empreendedorismo (Idese). De acordo com ela, apesar da flutuação, a tabela não vai voltar ao patamar de preços registrados antes da Pandemia.

A valorização de seminovos e usados foi desencadeada pela falta de insumos, que acabou afetando a produção de carros novos no Brasil e, consequentemente, atrasando a entrega destes. Como reflexo, a procura por carros seminovos e usados aumentou. Mesmo assim, a demanda ainda não se igualou ao período Pré-Pandemia.

Desirée explica que o Setor ainda está se recuperando, no Brasil como todo, tendo registrado uma alta de 2,7% das vendas em julho deste ano, conforme dados da Federação Nacional das Associações de Revendedoras de Veículos Automotores (Fenauto).

Segundo a Fenauto, entidade que representa os lojistas multimarcas, em junho deste ano, houve uma recuperação gradativa do segmento, com a média diária de vendas aumentada para 2,5%.

Com relação ao resultado das vendas de maio, o setor registrou uma variação ligeiramente menor de 2,2%, puxada principalmente pelos segmentos de motos (-6,4%) e Comercial Pesado (-1,7%).

Os segmentos de Auto e Comercial Leve tiveram variações mínimas no período (-0,8% e – 0,7% respectivamente). O acumulado de veículos comercializados passou de seis milhões no primeiro semestre do ano, chegando a 6.027.351 unidades, contra 7.367.947 no mesmo período de 2021, um resultado ainda negativo em 18,2%.

- Como já previsto, esses resultados com variações pontuais ainda podem acontecer, tanto para mais como para menos, até o final do ano”, ressaltou o presidente da entidade, Enilson Sales.

- Mas, ao que tudo indica, continuamos na expectativa de um equilíbrio, já que percebemos uma ligeira melhora no ‘estado’ de atenção dos consumidores com relação à economia“, completou.

Mulheres ao Volante - A presidente do Idese diz que a inserção das mulheres no setor automotivo, ainda predominantemente masculino, é um fator importante para o incremento nas vendas. Desirée afirma que as mulheres estão cada vez mais se inserindo neste tipo de negócio, ocupando espaços na fabricação, venda, manutenção e consumo. O fato é que elas estão alinhadas ao ramo dos possantes. E as mulheres motoristas aumentam ano após ano nas estradas brasileiras, refletindo o empoderamento feminino.

É indiscutível que, na hora da compra, elas sempre tiveram um grande poder de influência. Mas agora uma boa parcela delas passou a dominar tudo o que envolve o universo automotivo, da mecânica ao acabamento. A prioridade é por segurança, conforto, espaço e estética. E os critérios vão muito além do espelho para retocar o batom. Elas buscam espaço para a cadeirinha das crianças; porta-objetos; além de porta-malas amplo para acomodar a bagagem para o passeio de fim de semana. Buscam também por conectividade.

Na hora da venda, se o carro é de mulher ele é mais valorizado. Isso porque as estatísticas mostram que elas são mais cautelosas ao dirigir e se envolvem em menos acidente do que eles. 

- Quando o carro é de mulher, ele tem uma conservação melhor porque a mulher é mais cuidadosa. Ela fica de olho nas manutenções. Ela geralmente não roda tanto quanto os homens, pois utiliza o carro apenas para ir ao trabalho e voltar”, compara Desirée. E de condutora do próprio veículo, a mulher também passou a dominar o processo de produção, mecânica e comercialização.

- O Ramo Automobilístico, tradicionalmente, era muito masculino. A mão de obra utilizada era 100% composta por homens. Isso ocorria porque para vender o produto você precisaria ter conhecimento sobre ele, sobre o mercado onde atua”, destaca Desirée Custódio Mota, presidente do Idese 

De acordo com ela, até pouco tempo, as mulheres eram mais presentes em setores administrativos de bancos ou empresas públicas. Por isso a vocação para o automobilismo ficou adormecida. Mas foi a partir da automação do processo de fabricação de Automóveis, onde a força física já não se fazia mais tão necessária, que as mulheres começaram a entrar também no setor automotivo. E passaram a dominar conhecimentos de mecânica e técnicas de venda.

Desirée destaca a maior presença feminina nos cursos de engenharia. 

- Hoje em dia, a própria área da engenharia está mais diversificada. Tem engenharia mecânica, robótica, e as mulheres começaram a se inserir tanto nessa qualificação profissional como também no mercado. Na medida em que a mulher foi conhecendo, se capacitando com relação ao maquinário, ou seja, de como produzir um carro, deixou de ser uma atividade exclusivamente masculina para ser uma atividade mista. Não é que a maioria seja mulher. A maioria ainda é composta por homens”, ressalva a pesquisadora.

Fatores que contribuíram com o aumento de mulheres no setor automotivo - Outro fator que tem contribuído para a inserção de mulheres empreendedoras no setor automotivo é o fato de a mão de obra ter deixado de ser “braçal”, passando a ser tecnológica. “Tornou-se uma atividade de maior qualificação, que requer maior especialização, porque envolve a robótica, ou seja, o maquinário e o humano com um nível de qualificação maior”, explica Desirée.

- Não se faz mais necessário a força para se produzir um carro”, completa, comparando com a linha de produção de montagem em série, inaugurada por Henry Ford, no início do século 20, retratada com humor por Chaplin no filme “Tempos Modernos”. Naquele tempo, compara Desirée, o movimento era muito repetitivo, era braçal e em cima de uma série. 

- Hoje não. A gente produz um carro com muito mais tecnologia, com muito mais conhecimento que a gente chama de soft skill, fazendo com que o carro seja feito com mais qualidade, com mais segurança, com mais garantia e com menos possibilidade de erro humano”, pontua.

As revendas também estão sendo invadidas por elas. Desirée atribui isso ao fato de a mulher ter um maior poder de convencimento, porque estuda mais sobre o produto e fala com propriedade sobre os benefícios dele. Sem falar que a mulher tem empatia, tem uma melhor presença. 

- E quando a compra é realizada por homens, eles gostam de serem atendidos pelas mulheres”, brinca a pesquisadora.

Leia em https://www.trendsce.com.br/2022/09/26/mulheres-quebram-barreiras-no-setor-automotivo/

Com informações de Carmen Pompeu, da TrendsCE e foto de Envato Elements.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...