Pular para o conteúdo principal



Setfor lança Rota da Gastronomia Cultural

Como forma de celebrar o Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta terça-feira (27 de setembro de 2022), a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) lança na data, em evento fechado para convidados, a Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza. 

O Novo Projeto oferece uma experiência sensorial gastronômica que propõe a harmonização dos ingredientes utilizados na preparação dos pratos com números musicais. Cinco diferentes restaurantes de Fortaleza participam da Rota: 
  • O Banquete.
  • Café Ilha.
  • Culinária da Van.
  • Geppos.
  • Mayú.
Da Culinária Regional, inspirada em canções de Luiz Gonzaga e Belchior, até pratos da gastronomia italiana, passando pela bossa nova e por sabores dos ritmos não lineares do Jazz de Nova Orleans, a proposta é surpreender moradores e turistas com uma experiência sensorial única.

Criado em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE) e com o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o projeto será realizado sempre às terças-feiras, às 19h30. Nesta primeira fase do Projeto, a degustação será realizada em um restaurante a cada semana, de outubro a dezembro de 2022.

A Rota da Gastronomia Cultural faz parte dos Projetos de Turismo de experiência lançados pela Setfor em 2022. 

- A Gastronomia é um importante vetor dentro do turismo de experiência. Vemos que hoje o público está cada vez mais exigente e seletivo”, comenta Alexandre Pereira, secretário do turismo de Fortaleza. 


- Com esse Projeto especificamente, estamos focando em um público que quer consumir produtos exclusivos e de alta qualidade, de uma maneira envolvente. Cada restaurante tem sua própria identidade e entrega uma experiência diversa, traduzindo diferentes culturas e gastronomias, por meio da música e de uma releitura de receitas e temperos originais, em momentos marcantes e únicos”, afirma Alexandre Pereira (foto).

- Esse Projeto une uma diversidade de gastronomia muito rica atrelada à Música. Ele vai trazer uma fusão de sensações, de sabores, muito interessante, que vai fomentar muito a economia e o turismo aqui no nosso Estado”, avalia Taiene Righetto, presidente da Abrasel-CE.

- Esperamos que essa iniciativa se perpetue e cresça, para envolver cada vez mais restaurantes, de forma que possamos receber ainda melhor o nosso turista e o fortalezense, passando pra eles uma experiência que irão levar para o resto da vida”, conclui Taiene Righetto.

Cid Alves, presidente em exercício do Sistema Fecomércio Ceará, destaca a relevância da iniciativa para a economia da Cidade.

- É uma oportunidade de fortalecer dois segmentos importantes para o desenvolvimento do nosso Estado: o turismo e a gastronomia. Nesse contexto, o Sistema Fecomércio chega para somar, através dos braços social e de educação profissional, Sesc e Senac. A culminância dessa parceria representa uma conquista coletiva e que, sem sombra de dúvidas, vai contribuir com a valorização da economia regional e da cadeia gastronômica do Ceará”, avalia Cid Alves.

A seleção dos estabelecimentos integrantes da rota seguiu indicação da Abrasel. Já a curadoria das atrações musicais ficou a cargo do Sesc-CE.

Estabelecimentos da Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza
  • O Banquete-Avenida da Abolição, 3340-Meireles-(85) 98690-6925-@obanqueterestaurante
  • Café Ilha-Rua dos Cariris, 43–Praia de Iracema-(85)4011-6161-@cafeilha
  • Culinária da Van-Rua Waldery Uchôa, 260-Benfica-(85)3046-8600-@culinaria.davan
  • Geppos-Avenida Desembargador Moreira, 1011–Aldeota-(85)3433-1048-@gepposrestaurante
  • Restaurante Mayú-Senac Reference-Avenida Desembargador Moreira, 1301-4º andar-Aldeota-
  • (85)99430-9755-@restaurantemayu
Calendário da Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza 2022
  • 4 de outubro-O Banquete.
  • 11 de outubro-Café Ilha.
  • 18 de outubro-Culinária da Van.
  • 25 de outubro-Geppos.
  • 1 de novembro-Mayú.
  • 8 de novembro-O Banquete.
  • 15 de novembro-Café Ilha.
  • 22 de novembro-Culinária da Van.
  • 29 de novembro-Geppos.
  • 6 de dezembro-Mayú.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...