Pular para o conteúdo principal

Aberto FotoFestival Solar

Com excelente presença de público, o Fotofestival Solar realizou sua cerimônia de abertura nesta quarta-feira (7 de dezembro), em espaço montado na Pinacoteca do Ceará (foto Thiago Matine).

Em sua segunda edição, o Solar segue até o domingo (11), com uma ampla programação e diversos tipos de atividades a serem realizadas em dois dos principais equipamentos culturais da capital cearense: no Complexo Cultural Estação das Artes e no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) - instituições que integram a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará, geridas em parceria com o Instituto Mirante.

A noite foi marcada por falas contundentes, que reforçaram o caráter de resistência, celebração e conquista não apenas da realização desta segunda edição do Solar, mas da abertura dos primeiros espaços do Complexo Cultural Estação das Artes. Na ocasião, estiveram presentes autoridades do Estado, gestores de equipamentos públicos e instituições, além de convidados da programação do festival. A cerimônia começou com a fala de Rian Fontenele, diretor da Pinacoteca do Ceará, que destacou a importância desta semana para o calendário cultural do Estado, quando a Pinacoteca abriu suas portas ao público. "E nesta abertura já recebemos um festival do porte do Solar. Isso nos traz a certeza de todas as possibilidades e das posições políticas necessárias em cada mostra, em cada trabalho que se faz aqui. Desejo que sejam dias alumiados", resumiu.


Na sequência, Lara Vieira, Presidenta do Instituto Mirante, também definiu a semana como um período de festejo e celebração. "Estamos tomados de muita emoção, porque sabemos o quanto de esforço, dedicação, trabalho, amor à cultura foram necessários para que esse sonho se tornasse realidade. Estamos aqui, nós dessas instituições, empenhados em fazer essa entrega ao povo cearense. Fui filha de engenheiro ferroviário, frequentei muito esse lugar e me emociono toda vida que retorno. O que antes era um lugar de chegadas e partidas hoje é um espaço de cultura, de arte e trocas", recordou, emocionada.


Presidenta do Instituto da Fotografia (iFoto), Glícia Gadelha também ressaltou o caráter de conquista das inaugurações e do Solar. "Esse equipamento é uma luta antiga, e está encantador. Quero agradecer a todos que se esforçaram para isso. E ao Tiago Santana, que vem na luta de realizar esse festival. Agradeço também ao Fabiano Piúba, pela gestão que fez nesses sete anos à frente da Secult Ceará. Curtam, tem muita coisa bacana até domingo”, convidou a gestora. 


Em sua fala, o idealizador e diretor artístico do Solar, Tiago Santana, também agradeceu efusivamente a todos os envolvidos na realização do evento e sublinhou a longa jornada que precedeu tanto o Solar quanto a abertura da Pinacoteca. "Tudo isso envolve desejo, emoção, desprendimento, envolvimento 100% de uma equipe que está compartilhando esse tempo de construção”, mencionou. Ainda nos agradecimentos, Tiago também destacou a atuação de Fabiano Piúba na gestão da Secult Ceará. "Não foi uma missão fácil, mas ele soube fazer com muito carinho e dedicação, com uma excelente equipe e muito diálogo, uma gestão que foi uma das melhores do Estado", pontuou.


Na sequência, o diretor artístico leu um texto que citava a primeira edição e a trajetória do Solar desde então. "Estivemos juntos há quatro anos, nos encontramos no meio de uma Terra em Transe, sem imaginar que o abismo profundo poderia ser pior. No primeiro Solar, combinamos de fazer uma travessia que se revelou ainda mais complexa. Desgoverno, pandemia, política de violência e morte. Mas mesmo em momentos de solidão e desespero, sabíamos que tínhamos esse encontro marcado. Em 2020 estávamos isolados, com medo e ainda sem vacinas. Nesse intervalo, para iluminar tempos difíceis, inventamos pequenas brechas, rachaduras por onde a luz entra. Fizemos convocatória, parceria com festivais do País e levamos a exposição Terra em Transe para o Museu Afro Brasil em setembro de 2021. Encontramo-nos em múltiplas telas e quatro anos depois estamos aqui. Chegamos, cheios de perguntas. O que ocorre quando, depois de tocarmos o fundo do abismo, insistimos em imaginar um tempo luminoso? Quando organizamos a raiva e a dor para seguirmos na luta? De que forma sonhos erguem outros mundos? De hoje até domingo teremos outras questões, talvez sem respostas, mas com a certeza que o encontro e a alegria tornam vida abundante", rememorou, antes de dedicar esta edição do Solar à fotógrafa e artista multimídia Rochelle Costi, falecida neste mês, e ao fotógrafo e professor Maurício Lissovsky, que também partiu, em agosto deste ano. 


Por fim, falou o secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, que definiu a nova Pinacoteca como um sonho de 80 anos que se torna realidade. "Um sonho que vem ali da SCAP (Sociedade Cearense de Artes Plásticas), de 1943. A Pinacoteca brotou porque houve os que vieram antes. Sempre há legados, percursos, caminhos de pessoas que vieram antes. Agora o equipamento está aí, com exposições fabulosas", comentou, ao mesmo tempo em que revelava a alegria pela segunda edição do Solar. "Agradeço ao Tiago, eu ainda estava no MinC quando ele me puxou e fez esse laço para construirmos juntos um projeto de inserir a política cultural do Ceará numa defesa importante daquilo que estava sendo destruído. E hoje temos essas entregas importantes”, celebrou. "Estou recordando o primeiro Fotofestival Solar, realizado logo depois da vitória de Bolsonaro, quando o evento se colocava naquele momento Terra em Transe, com foto do Museu Nacional em chamas. Ali o Solar assumia um posicionamento político para aquele Brasil que se anunciava, um festival de resistência para um País que precisávamos retomar. Uma edição de resistência e agora uma de esperança", comparou Piúba


Na sequência, subiram ao palco Moacir dos Anjos e Fabiana Moraes, curadores da exposição "Negros na Piscina" - uma das principais na programação do Solar e que foi bastante elogiada pelo público presente na abertura. Mediados por Iana Soares, uma das coordenadoras do festival, os dois comentaram brevemente sobre a exposição, sua importância e diálogos que ela estabelece com o contexto atual. 


"Precisamos sublinhar imagens de autonomia, elas são necessárias para contarmos a história com mais integridade. Quando confiro essas imagens de autonomia a pessoas e populações, preciso ceder meu lugar de herói, e as pessoas não querem ceder esse espaço”, pontuou Fabiana, referindo-se às populações negras, trans, indígenas e outras sistematicamente oprimidas.


Em complemento à fala da colega, Moacir dos Anjos ressaltou o potencial das imagens da exposição para "redesenhar o País". "Elas apontam para outras possibilidades. É preciso investigar o porquê não foi e tentar realizar esse futuro que não existiu. Imaginar outros possíveis para o Brasil, mais inclusivos, generosos, belos e felizes. E temos a sensação que a exposição contribui, ainda que pequeninamente, para essa construção coletiva", observou.


Toda a cerimônia teve tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e transmissão ao vivo pelo Youtube da Secult Ceará. Terminado o momento, a festa continuou no GARE da Estação das Artes, onde os seis empreendimentos selecionados para a ocupação temporária dos restaurantes do Mercado AlimentaCE atraíram o público, ao som dos DJs Estácio e Maria Tavares.


Em sua 2ª edição, o Fotofestival Solar acontece de 7 a 11 de dezembro de 2022 no Complexo Cultural Estação das Artes e no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE). Realizado pelo Instituto da Fotografia do Ceará (IFoto), o Solar tem apoio do Instituto Mirante, do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE), da Pinacoteca do Ceará, do Centro de Design do Ceará, do Mercado Alimenta CE e da Estação das Artes. O patrocínio é do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. A programação completa, com dias e horários de todas as atividades do Fotofestival Solar, está disponível no site solarfotofestival.com.


SERVIÇO

Fotofestival Solar 2022 

QUANDO: de 7 a 11 de dezembro de 2022 

HORÁRIO ESPECIAL DE FUNCIONAMENTO: das 9h30 às 22h

ONDE:

  • Complexo Cultural da Estação das Artes

R. Dr. João Moreira, 540, Centro

  • MIS – Museu da Imagem e do Som do Ceará

Av. Barão de Studart, 410 - Meireles

ACESSO: Gratuito. Livre. 


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".