Pular para o conteúdo principal

Sarto entrega Projeto Beira-Rio

O prefeito de Fortaleza, José Sarto entregou, na manhã desta sexta-feira (23/12), o projeto Beira-Rio, que requalificou a Orla da Barra do Ceará. O local, que já é famoso pelo belo pôr do sol com vista para a Praia da Barra, recebeu diversas intervenções que irão proporcionar uma nova experiência para quem mora ou frequenta a região.

Sarto destacou os benefícios sociais e econômicos do Projeto Beira-Rio, salientando que a Fortaleza já conta com 20 quilômetros de Orla Urbana Requalificada. 


 - É uma alegria muito grande inaugurar, como prefeito, este local que amo desde criança. Com essa obra, as pessoas terão acesso a quiosques comerciais padronizados, um paisagismo diferenciado e, nesse período de Natal, terá também iluminação especial. Em toda a Fortaleza, já são 20 quilômetros de Orla Requalificada e que receberá mais projetos, mostrando que esta é a orla mais bonita, atraente e aconchegante do país”.

O Beira-Rio é responsável pela urbanização da Avenida Radialista José Lima Verde, desde a Avenida Ulisses Guimarães (ponte) até a Rua José Roberto Sales, com a pavimentação asfáltica da via e a construção de amplo calçadão contornando toda a orla e sendo integrado ao projeto Vila do Mar, no Pirambu. Pensando em oferecer mais opções de lazer e esportes na região, o projeto contemplou cerca de 33 mil metros quadrados de intervenção total, espaços para corridas e caminhadas, academia ao ar livre, além da instalação de duas quadras poliesportivas e três quadras de areia para esportes à beira-mar.

Samuel Dias, secretário municipal da Infraestrutura (Seinf), também celebrou a entrega do Projeto Beira-Rio e frisou o potencial turístico e ambiental do espaço.

- É uma verdadeira transformação na Barra do Ceará. Essa é uma área ambientalmente muito importante para a cidade e com grande potencial turístico, além de gerar emprego e renda para a comunidade. Essa era uma área toda irregularmente ocupada e que, com muita conversa e diálogo, entregamos novamente essa orla para o povo de Fortaleza e para os permissionários. Além do Beira-Rio, vamos também entregar a reforma da Vila do Mar e da Avenida Theberge para a Barra do Ceará e para o Grande Pirambu”, informou Samuel Dias.

O local também recebeu nova iluminação, mobiliários urbanos, paisagismo e a construção de 10 boxes e 30 quiosques, totalizando 40 pontos comerciais que vão trazer melhores condições de trabalho para os comerciantes do bairro, com diversas opções gastronômicas para quem visita o novo espaço. A escolha dos permissionários foi realizada pela Secretaria Executiva Regional 1, dando prioridade a quem comprovasse residência nos bairros que compõem a Regional 1, incluindo a Barra do Ceará.

- É uma obra fundamental. Este é um momento ímpar, de muita grandeza. A importância que o prefeito Sarto tem dado a região é fundamental e é um marco para a história dessa comunidade e de toda a Fortaleza. É a transformação no turísmo, no corredor ambiental e, acima de tudo, oportunidades de lazer, renda e trabalho para a comunidade”, destacou Kamyla Castro, secretária executiva Regional 1 de Fortaleza

Os novos permissionários receberam orientação da gestão municipal sobre as normas de atuação no equipamento público, assim como os contemplados, por meio de sorteio, com os dez boxes entregues ainda em abril deste ano. A Prefeitura ainda intercedeu junto à Enel para realizar a ligação de energia elétrica nos pontos de Comércio.

- Na minha família, nós somos todos autônomos. Esse box ajuda na renda de todos. Eu me inscrevi para venda de refrigerantes e outros produtos do tipo, mas agora já penso em ampliar isso", afirma Cássia Camelo de Oliveira, uma das permissionárias dos boxes do Projeto Beira-Rio.

Seu Maia posa para a foto
Para Seu Maia, a obra deu nova vida ao espaço de lazer que ele sempre gostou

Ilma Mota, também permissionária, já trabalha há quase 50 anos e comentou sobre as mudanças da Barra do Ceará. “Quando eu cheguei aqui, a água vinha até o morro, a maré batia nas dunas. No início era tudo escuro e não tinha luz. As coisas foram melhorando aos poucos, mas, nunca antes teve uma reforma tão bonita. Não tenho nem palavras, minha vontade é de chorar, pois está muito bonito e estou muito agradecida”.

O mesmo comentou o permissionário Antônio Samuel, que mora e comercializa na Barra do Ceará há mais de três décadas. “É uma grande realização, todos já esperavam essa obra há muito tempo. Está muito bonito e agradável, além de ser confortável para os clientes”.

Atendendo ao pedido dos moradores e comerciantes, a Praia passará a contar também com bicicletários, 31 vagas para estacionamento e posto de guarda-vidas.



O novo calçadão também recebeu o plantio de 180 árvores adultas ao longo do novo calçadão, com tamanhos que variam entre 3 e 6 metros de altura. A região recebeu o plantio de espécies como coqueiros, palmeiras, ipês e flamboyant.

Francisco Maia da Silva, o Seu Maia, é nascido e criado na Barra do Ceará. Para o aposentado, a obra deu nova vida ao espaço de lazer que ele sempre gostou. “Agora tem uma academia ao ar livre, que eu vou lá sempre. Também caminho por aqui e gosto da vista. Antes era muito escuro, agora, toda hora, os amigos me chamam para tomar uma cerveja aqui no calçadão, mas eu fico apenas no refrigerante”, contou aos risos.

A Prefeitura de Fortaleza está investindo em importantes projetos para a requalificação da orla em diversas praias da cidade. Ao todo, mais de 20 quilômetros de toda a orla da Capital já foi urbanizada com a construção de novo calçadão e equipamentos esportivos e de lazer. As intervenções correspondem às praias da Barra do Ceará, Pirambu (Vila do Mar), Leste-Oeste, Praia de Iracema, Beira-Mar (Meireles e Mucuripe), Titanzinho (Serviluz) e Praia do Futuro.

Com informações da PMF e fotos de Marcos Moura.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM