Pular para o conteúdo principal



Sarto entrega Projeto Beira-Rio

O prefeito de Fortaleza, José Sarto entregou, na manhã desta sexta-feira (23/12), o projeto Beira-Rio, que requalificou a Orla da Barra do Ceará. O local, que já é famoso pelo belo pôr do sol com vista para a Praia da Barra, recebeu diversas intervenções que irão proporcionar uma nova experiência para quem mora ou frequenta a região.

Sarto destacou os benefícios sociais e econômicos do Projeto Beira-Rio, salientando que a Fortaleza já conta com 20 quilômetros de Orla Urbana Requalificada. 


 - É uma alegria muito grande inaugurar, como prefeito, este local que amo desde criança. Com essa obra, as pessoas terão acesso a quiosques comerciais padronizados, um paisagismo diferenciado e, nesse período de Natal, terá também iluminação especial. Em toda a Fortaleza, já são 20 quilômetros de Orla Requalificada e que receberá mais projetos, mostrando que esta é a orla mais bonita, atraente e aconchegante do país”.

O Beira-Rio é responsável pela urbanização da Avenida Radialista José Lima Verde, desde a Avenida Ulisses Guimarães (ponte) até a Rua José Roberto Sales, com a pavimentação asfáltica da via e a construção de amplo calçadão contornando toda a orla e sendo integrado ao projeto Vila do Mar, no Pirambu. Pensando em oferecer mais opções de lazer e esportes na região, o projeto contemplou cerca de 33 mil metros quadrados de intervenção total, espaços para corridas e caminhadas, academia ao ar livre, além da instalação de duas quadras poliesportivas e três quadras de areia para esportes à beira-mar.

Samuel Dias, secretário municipal da Infraestrutura (Seinf), também celebrou a entrega do Projeto Beira-Rio e frisou o potencial turístico e ambiental do espaço.

- É uma verdadeira transformação na Barra do Ceará. Essa é uma área ambientalmente muito importante para a cidade e com grande potencial turístico, além de gerar emprego e renda para a comunidade. Essa era uma área toda irregularmente ocupada e que, com muita conversa e diálogo, entregamos novamente essa orla para o povo de Fortaleza e para os permissionários. Além do Beira-Rio, vamos também entregar a reforma da Vila do Mar e da Avenida Theberge para a Barra do Ceará e para o Grande Pirambu”, informou Samuel Dias.

O local também recebeu nova iluminação, mobiliários urbanos, paisagismo e a construção de 10 boxes e 30 quiosques, totalizando 40 pontos comerciais que vão trazer melhores condições de trabalho para os comerciantes do bairro, com diversas opções gastronômicas para quem visita o novo espaço. A escolha dos permissionários foi realizada pela Secretaria Executiva Regional 1, dando prioridade a quem comprovasse residência nos bairros que compõem a Regional 1, incluindo a Barra do Ceará.

- É uma obra fundamental. Este é um momento ímpar, de muita grandeza. A importância que o prefeito Sarto tem dado a região é fundamental e é um marco para a história dessa comunidade e de toda a Fortaleza. É a transformação no turísmo, no corredor ambiental e, acima de tudo, oportunidades de lazer, renda e trabalho para a comunidade”, destacou Kamyla Castro, secretária executiva Regional 1 de Fortaleza

Os novos permissionários receberam orientação da gestão municipal sobre as normas de atuação no equipamento público, assim como os contemplados, por meio de sorteio, com os dez boxes entregues ainda em abril deste ano. A Prefeitura ainda intercedeu junto à Enel para realizar a ligação de energia elétrica nos pontos de Comércio.

- Na minha família, nós somos todos autônomos. Esse box ajuda na renda de todos. Eu me inscrevi para venda de refrigerantes e outros produtos do tipo, mas agora já penso em ampliar isso", afirma Cássia Camelo de Oliveira, uma das permissionárias dos boxes do Projeto Beira-Rio.

Seu Maia posa para a foto
Para Seu Maia, a obra deu nova vida ao espaço de lazer que ele sempre gostou

Ilma Mota, também permissionária, já trabalha há quase 50 anos e comentou sobre as mudanças da Barra do Ceará. “Quando eu cheguei aqui, a água vinha até o morro, a maré batia nas dunas. No início era tudo escuro e não tinha luz. As coisas foram melhorando aos poucos, mas, nunca antes teve uma reforma tão bonita. Não tenho nem palavras, minha vontade é de chorar, pois está muito bonito e estou muito agradecida”.

O mesmo comentou o permissionário Antônio Samuel, que mora e comercializa na Barra do Ceará há mais de três décadas. “É uma grande realização, todos já esperavam essa obra há muito tempo. Está muito bonito e agradável, além de ser confortável para os clientes”.

Atendendo ao pedido dos moradores e comerciantes, a Praia passará a contar também com bicicletários, 31 vagas para estacionamento e posto de guarda-vidas.



O novo calçadão também recebeu o plantio de 180 árvores adultas ao longo do novo calçadão, com tamanhos que variam entre 3 e 6 metros de altura. A região recebeu o plantio de espécies como coqueiros, palmeiras, ipês e flamboyant.

Francisco Maia da Silva, o Seu Maia, é nascido e criado na Barra do Ceará. Para o aposentado, a obra deu nova vida ao espaço de lazer que ele sempre gostou. “Agora tem uma academia ao ar livre, que eu vou lá sempre. Também caminho por aqui e gosto da vista. Antes era muito escuro, agora, toda hora, os amigos me chamam para tomar uma cerveja aqui no calçadão, mas eu fico apenas no refrigerante”, contou aos risos.

A Prefeitura de Fortaleza está investindo em importantes projetos para a requalificação da orla em diversas praias da cidade. Ao todo, mais de 20 quilômetros de toda a orla da Capital já foi urbanizada com a construção de novo calçadão e equipamentos esportivos e de lazer. As intervenções correspondem às praias da Barra do Ceará, Pirambu (Vila do Mar), Leste-Oeste, Praia de Iracema, Beira-Mar (Meireles e Mucuripe), Titanzinho (Serviluz) e Praia do Futuro.

Com informações da PMF e fotos de Marcos Moura.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170