Pular para o conteúdo principal

Sobrado da Abolição promove Festival das Artes

 


Blog do Lauriberto <blogdolauriberto@gmail.com>



De 3 a 10 de dezembro, o Sobrado da Abolição realiza o Festival das Artes, em Pacatuba (CE), encerrando as atividades do segundo semestre de 2022. Durante esse período, o Salão de Fotografia que fica em cartaz até o dia 20, tem seu horário de visitação estendido das 8 às 21 horas.

Neste sábado (3 de dezembro), às 18 horas, acontece a Mostra de Videodança. Em sua segunda edição, essa estabelece diálogos e trocas com instituições cearenses e da América Latina que fomentam a linguagem de videodança com o público infanto-juvenil. As produções resultantes da oficina ministrada nos meses de setembro e outubro, por Dayana Ferreira e Herbeline Holanda - curadoras da Mostra, serão exibidas junto a uma seleção de obras produzidas e fomentadas com participantes de atividades do Centro Cultural Bom Jardim e Escola Vila das Artes (Fortaleza/CE), além da Fundación Imagen en Movimiento (Colômbia). Na programação consta ainda uma conversa sobre criação e curadoria com foco nessa linguagem artística, assim como a transmissão de uma produção de videodança em tempo real via Instagram, pelo perfil @sobradopacatuba.

A Mostra Guardadores dos Saberes, por sua vez, traz uma programação enfocando o patrimônio imaterial. No dia 05 de dezembro, a Roda de Capoeira Cordão de Ouro sai do sobrado para a Praça da Fonte, onde acontece a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. Já no dia 7, às 17 horas, há exibição do documentário “Artur, da farinhada ao grude”, do acervo digital do Sobrado da Abolição. Guardador dos saberes e fazeres da farinha de mandioca e suas iguarias, Artur Belarmino, do bairro de São Luiz (Pacatuba), marca presença no evento, juntamente com brincantes de Bumba Meu Boi e artesãos do barro. Às 17h30, uma conversa com Profetas da Chuva da região traz suas previsões para o próximo inverno.

Para encerrar o Festival das Artes, nos dias 09 e 10 de dezembro, a Mostra Centro Cultural Eduardo Campos (CCEC) reúne 160 crianças e jovens das turmas de Música e Dança para apresentações com artistas convidados. A contação de história e a poesia se desdobram em espetáculos de dança que podem ser assistidos pela população e visitantes em palco montado na frente do sobrado, no dia 09. As turmas de dança Baby Class – com crianças de até seis anos, comandada pela professora Vitória Teixeira, apresentam uma montagem inspirada em O Mágico de Oz!. Já os alunos e as alunas com idade a partir dos 7 anos apresentam o espetáculo Em cima da Montanha Azul, inspirado no livro de Mirian Teodósio, que também entra em cena.

Em 10 de dezembro, as turmas de música - coral, teclado, violino e flauta – realizam um recital no Sobrado da Abolição. O festival se encerra com a roda de choro do Grupo Não Insistas Rapariga com o Sexteto de Flauta Sobrado da Abolição e participação do clarinetista e instrutor de música, Philipe Mc Queid.

O projeto de Manutenção das Ações Culturais e Educacionais do Sobrado é realizado pelo Instituto Eduardo Campos em parceria com a Prefeitura Municipal de Pacatuba e o Rotary International. Conta com apoio da Enel Distribuição Ceará, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Secult). Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO
FESTIVAL DAS ARTES SOBRADO DA ABOLIÇÃO
De03 a 10 de dezembro
Sobrado da Abolição (Rua Major Crisanto de Almeida, 1926 – Pacatuba)
Grátis
Programação
II MOSTRA INTERNACIONAL DE VIDEODANÇA
3/12 (sábado)
Horário: 18h
Sobrado da Abolição – Espaço Galpão
Transmissão pelo Instagram @sobradopacatuba
MOSTRA GUARDADORES DO SABER
Roda de Capoeira Cordão de Ouro – Instrutor Maribondo
5/12 (segunda-feira)
Horário: 18h
Praça da Fonte – Pacatuba (em frente ao Sobrado da Abolição)
Exibição Acervo Digital Sobrado da Abolição: Artur, da farinhada ao grude!
7/12 (quarta-feira)
Horário: 17h
Sobrado da Abolição
Profetas da Chuva: Notícias sobre o próximo inverno – Com Artur Belarmino, Vilauba Ferrer e Zé Maria
7/12 (quarta-feira)
Horário: 17h30
Sobrado da Abolição
MOSTRA CCEC
Espetáculo de dança O mágico de Oz! – Turmas Baby Class
9/12 (sexta-feira)
Horário: 18h
Sobrado da Abolição
Espetáculo de Dança Em Cima da Montanha Azul – Ação de Incentivo à leitura - Inspirado no livro de Mirian Teodózio
9/12 (sexta-feira)
Horário: 19h
Sobrado da Abolição
Recital de Música (Turmas Coral, Teclado, Violino, Flauta)
10/12 (sábado)
Horário: 18h30
Sobrado da Abolição
Roda de Choro - Grupo Não Insistas Rapariga e Sexteto de Flauta Sobrado da Abolição. Participação Philipe Mc Queid
10/12 (sábado)
Horário: 19h
Sobrado da Abolição
III SALÃO DE FOTOGRAFIA DO SOBRADO DA ABOLIÇÃO
Até 20/12
Dias e horários de visitação durante o Festival das Artes: De segunda-feira a sábado, de 8 a 21 horas

Comentários

  1. Muito obrigado pela divulgação parceira de sempre 🙌🏽🤩

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²