Pular para o conteúdo principal

2º Escalão do Governo Elmano

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) divulgou, nesta quarta-feira (4), os nomes dos titulares do segundo escalão da nova gestão estadual, que compreendem a Superintendência de Obras Públicas (SOP), Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). O anúncio foi realizado por meio das redes sociais, onde o chefe do Executivo cearense desejou sorte aos dirigentes e um "ótimo trabalho na continuidade dessa missão".

Confira a lista com os nomes dos novos integrantes do Governo:


Quintino Vieira – SOP-Francisco Quintino Vieira Neto é engenheiro civil graduado pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e tem larga carreira no serviço público estadual na área de Infraestrutura. Desde 2019 é titular da Superintendência de Obras Públicas. Também já ocupou os cargos de superintendente do Detran, do Departamento de Edificações e Rodovias do Ceará (DER) e do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE). Foi ainda secretário-adjunto da Secretaria das Cidades e secretário-adjunto da Casa Civil. Também foi titular de secretarias municipais, consultor da Procuradoria Regional do Trabalho (7ª Região–CE) e diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).


Michel Mourão – Detran-CE-Michel Mourão Matos é bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza. Atuou na advocacia privada em diversas áreas. Em seguida, passou a atuar como advogado público, sendo assessor jurídico da então Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e procurador jurídico da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Também tem passagem pelo Instituto Agropolos do Ceará. Desde maio de 2021 estava como diretor Administrativo-financeiro do Detran-CE.


Danilo Serpa – Adece-Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e pós -graduado em Gestão Pública, Danilo Serpa esteve à frente do Complexo do Pecém de 2015 a 2022. Antes disso, foi secretário de Relações Institucionais. Entre 2012 e 2014, exerceu o cargo de chefe de gabinete do Governo do Ceará. Entre 2007 e 2010, esteve como chefe da representação do Governo do Ceará em Brasília, atuando junto aos Ministérios e Congresso Nacional nos projetos e convênios de interesse do Estado.


Plínio Saboya–Metrofor-Graduado em Engenharia Mecânica pela Unifor. Ingressou na Metrofor em 2001, na Diretoria de Implantação, como gerente do material rodante a ser adquirido. Em 2003, assumiu a Diretoria de Operação e Manutenção, onde estava até então. Possui especializações e pós-graduações nos setores têxtil (Engenharia Têxtil), financeiro (Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras), administrativo (Formação Empresarial e Empreendedorismo), operação e manutenção metroferroviária (Curso Internacional de Treinamento Operacional de Trens Urbanos), transportes públicos (Gestão de Trânsito e Transportes Urbanos pela UFC). Tem experiência profissional em áreas como Planejamento e Controle de Manutenção; Gestão de Produção e Controle de Qualidade; Consultoria da Elaboração, Implantação e Análise de Projetos; e Operação e Manutenção de Sistemas de Transporte Metroferroviário.

Elmano de Freitas anunciou, na tarde desta quarta-feira (4), os novos chefes dos órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O anúncio foi feito pelas redes sociais do líder do Executivo estadual. Além dos novos comandantes, foram anunciados os novos secretários-executivos da SSPDS.

-Nosso principal objetivo é combater os grupos criminosos e trazer mais tranquilidade para a população cearense. Os novos chefes trazem a experiência de gestões anteriores e muita vontade de fazer um excelente trabalho na segurança pública", declarou o governador.

Samuel Elânio já havia sido anunciado como titular da pasta, ainda no fim de 2022, pelo chefe do Executivo. "Com esses nomes que tomam posse nas vinculadas e na própria Secretaria, a ideia é fortalecer, ainda mais, o trabalho integrado. São profissionais que já atuavam na gestão anterior, com objetivo de manter a redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), fortalecendo mais o trabalho de inteligência das Forças de Segurança e incrementando essa redução em locais mais vulneráveis. A ideia é manter o andamento de políticas já iniciadas e avançar com objetivo de manter os bons resultados do Ceará", detalhou o secretário da SSPDS.

Os primeiros nomes são os de Márcio Oliveira e Sérgio Pereira, que ocupavam os cargos de coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e de delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), respectivamente, e assumem cargos executivos da SSPDS. Já Adriano de Assis Sales permanece como secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna, cargo que ocupa desde 2017.

Conheça os novos secretários



Márcio Oliveira-O novo secretário executivo de Políticas de Direção Superior é coronel da PMCE e ocupava o cargo de comandante-geral da corporação. Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e em Segurança Pública pela Academia General Facó, o coronel Márcio Oliveira está na Polícia Militar do Ceará desde 1992. É fundador do CPRaio, o maior comando especializado de motopatrulhamento do Brasil, e já atuou em unidades do Policiamento Ostensivo Geral (POG), como o 5º Batalhão, e no Comando de Policiamento de Choque (CPChoque). O novo secretário executivo tem especializações em Políticas Públicas e Perícia Criminal.


Sérgio Pereira dos Santos-O novo secretário executivo de Políticas de Direção Superior atuava como delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) desde 2021. Antes, ocupou o cargo de delegado geral adjunto e também de chefe de gabinete da instituição. Com graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Sérgio possui especialização em Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Sérgio Pereira também foi diretor, dos anos de 2014 a 2016, da então Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), que agora é intitulada de Delegacia de Narcóticos. Além da unidade especializada, Sérgio Pereira também trabalhou como delegado nas Delegacias Municipais de Campos Sales e Parambu, e Regionais de Crato e Tauá.


Adriano de Assis Sales-Adriano de Assis Sales permanece como secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, cargo que assumiu em 2017. Servidor da Polícia Federal, graduado em Administração pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) e em Teologia no Seminário Teológico Getsêmani (STEG). Possui MBA em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e especialização em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). É servidor da Polícia Federal, no cargo de Administrador desde 2004. Exerceu a chefia do Setor de Administração e Logística na Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal dos Estados de Tocantins e Alagoas.


Além dos novos secretários executivos, o Governo do Ceará, por meio da SSPDS, anunciou os chefes dos órgãos vinculados à Secretaria. Confira:


Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE)-Deixa o comando da Delegacia Geral da PC-CE, o delegado Sérgio Pereira dos Santos, e assume o delegado Márcio Rodrigo Gutiérrez Rocha, que ocupava o cargo de delegado geral adjunto. O novo titular é delegado da PC-CE desde 2009. Em sua carreira atuou como delegado titular nas delegacias municipais de Itapipoca e Itapajé, atuou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e no 30° Distrito Policial. Chefiou a Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas, atual Delegacia de Combate à Corrupção. Já em 2019 assumiu a função de Diretor Adjunto do Departamento de Polícia Judiciária Especializada e em 2020 passou a ocupar a função de titular do referido departamento. Em março de 2021, foi nomeado como Delegado Geral Adjunto da PC-CE, onde estava até o momento. Márcio Gutiérrez é graduado em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e pós-graduado em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Ele é professor do curso de Pós Graduação da faculdade de direito da Unifor e também professor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Atuou, ainda, como professor da disciplina de Técnicas de Entrevista e Interrogatório pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).


Polícia Militar do Ceará (PMCE)-Deixa o comando da PMCE, o coronel Márcio Oliveira, e assume o coronel Klênio Savyo Nascimento de Sousa, que ocupava o cargo de Subchefe do Estado Maior Geral e diretor de Planejamento e Gestão Interna da Polícia Militar. Ele ingressou na Polícia Militar do Ceará em 1992. É bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui as seguintes especializações: Gestão em Segurança Pública pela Universidade da Bahia; MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de Fortaleza; Gestão Pública pela Faculdade Sentido Único; Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul; e ainda o Curso Superior de Polícia pela Academia Estadual de Segurança Pública. Tem os cursos de extensão: Gestão e Orçamento Público; Mediação de Conflitos pela Universidade de Fortaleza; e, Gestão para Profissionais de Segurança Pública, realizado na Faculdade CDL. Atuou em Unidades Operacionais da PMCE. Serviu na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social nas seguintes áreas: Gabinete do Secretário; Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol); Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codip); Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep); e Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), sendo, nestas duas últimas, coordenador. É instrutor da Academia Estadual de Segurança Pública.


Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)-Deixa o comando geral do CBMCE, o coronel Ronaldo Roque de Araújo, e assume o coronel Cláudio Barreto, que estava lotado na Casa Militar. Com especialização em Gestão Estratégica de Políticas de Segurança Pública e em Administração Pública e Gestão de Ações Contra Sinistros, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), tem também cursos de Habilitação em Vistorias Técnicas, Direitos Humanos e Supervisão de Mergulho. Já atuou como gerente de Respostas aos Desastres da Defesa Civil Estadual; como coordenador do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade; e como comandante dos Centro de Treinamento de Desenvolvimento Humano, Quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Mucuripe, Salvamento Marítimo do CBMCE, Quartel do Conjunto Ceará e 1ª Seção de Salvamento Marítimo do Mucuripe.


Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp)-Deixa a direção geral, o coronel da PMCE, Antônio Clairton Alves de Abreu. Em seu lugar, assume o coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, também da PMCE. Até o momento, ele era chefe do Estado Maior e subcomandante geral da Polícia Militar. Ingressou na Polícia Militar do Ceará em 1992 e ascendeu ao posto de coronel em julho de 2019. É graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e possui especialização em Gerenciamento de Segurança Pública pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado de Goiás. É mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Possui cursos de Inteligência Policial, curso de Segurança de Autoridades Governamentais e curso de Polícia Comunitária. Atuou na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e na Academia Estadual de Segurança Pública. Na Casa Militar do Governo do Ceará, exerceu as funções de Assessor Estratégico e Secretário Executivo. Exerceu o cargo de Assistente Militar do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).


Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp)-Deixa o cargo José Helano Matos Nogueira e assume Nabupolasar Alves Feitosa. Ele é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), tem mestrado em Filosofia (Uece); doutorado em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP); e pós-doutorado em História (UFC). O novo superintendente da Supesp tem formações em Inteligência pela Escola de Inteligência da Abin (Esint), Gerenciamento de Operações de Inteligência (Esin) e Análise do Terrorismo e Produção do Conhecimento, entre outros.


Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce)-Permanece no cargo o perito geral Júlio César Nogueira Torres. Ele é perito legista da Pefoce desde 2006, onde atuou na gestão da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) e, anteriormente, supervisionou o Núcleo de Perícia em DNA Forense da Pefoce. Júlio Torres possui experiência na área da Genética, com ênfase em Genética Forense e possui especialização em análises clínicas e graduação em Farmácia, ambas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O perito geral possui artigos científicos publicados e apresentações sobre assuntos como a coleta de material em casos de crimes sexuais e incidência de tuberculose extrapulmonar na cidade de Fortaleza – Ceará, além de participação em congressos nacionais sobre DNA e Laboratório Forense.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará/Casa Civil













Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM