Pular para o conteúdo principal

Festival Costume Gourmet inicia com muita interatividade


O Festival Costume Gourmet, promovido pelo Mercadinhos São Luiz, iniciou nesta sexta-feira (20), com a presença de jornalistas, influenciadores e público em geral que fez questão de conhecer o evento logo no primeiro dia. Ambientes instagramáveis, alas que despertam os cinco sentidos, estandes, oficinas gastronômicas, jogos e degustações estiveram entre as atividades.

Em formato de galeria de arte, o evento levou o público a conhecer sobre cada processo, desde a origem dos alimentos, sua colheita, curiosidades e os caminhos percorridos até chegar na prateleira dos supermercados e na mesa do consumidor. Renomados chefs também estiveram nas ações do dia, levando dicas de fotografias gastronômicas, oficinas de pão com ovos caipira, arroz do mar vegano, galinha caipira com pirão de queijo coalho e entre outros.

O evento segue até o domingo (22), com programação de 10 às 22 horas e ingressos sociais, cuja renda será destinada ao Instituto Povo do Mar (IPOM), ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC), e ao Instituto Primeira Infância (Iprede). Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do evento ou no site (costumegourmet.com.br), com opções de compras individuais ou combo para os três dias, que variam de R$ 12,50 (meia) a R$ 50,00. Crianças até os 12 anos, acompanhadas de responsáveis, têm entrada gratuita.


Confira a programação:

Sexta-feira (20)

  • 11h às 11h30: Coletiva de imprensa Mercadinhos São Luiz
  • 11h30 às 12h15: Mesa redonda - Gastronomia Social: Impacto social e cultural no Ceará, com secretária de Cultura Lúcia Cela e Selene Penaforte, da Escola de Gastronomia Socal Ivens Dias Branco. 
  • 12h15 às 13h: Mesa redonda - O desafio da alta gastronomia em grandes volume, com Izabela Fiuza e Armando Diogenes 
  • 13h às 14h: Fotografia que dá água na boca: aprenda como fotografar para as redes sociais, com Andrezza Sampaio. 
  • 14h às 15h15: Oficina gastronômica - Quer aprender a fazer um delicioso pão de ovos caipira ? Junte-se ao Chef Karliano Pereira e descubra como.
  • 15h30 às 16h45: Oficina gastronômica - Arroz do mar vegano, é possível? SIM! Aprenda como, com Chef Prasada.
  • 17h às 18h15: Oficina gastronômica - Pra receber em casa, do lanchinho ao petisco perfeito, com Chef Bia Araujo.
  • 18h30 às 19h30: Prêmio Melhores Sabores da Cidade 2022: Revelação dos mais votados pelo público. 
  • 19h45 às 21h: Oficina gastronômica - Comida raiz, atolada de felicidade: Atolado de galinha caipira e pirão de queijo coalho, com Chef João Lima e Chef Van Régia. 
  • 21 às 22 horas: Oficina gastronômica - A cerveja artesanal do Ceará! Experimente e conheça mais, com Mestre Cervejeira Marbênia Gonçalves. 

Sábado (21)
  • 10h30 às 11h45: Oficina gastronômica - Fonduta de parmesão faixa azul em um feijão verde, como você nunca viu igual, com Chef Frederico Jayme.
  • 12h às 13h15: Oficina gastronômica - De suco à calda! A versatilidade do suco de uva em uma receita surpreendente com Chef Ana Paula Rezende.
  • 13h30 às 14h45: Oficina gastronômica - Morangos - A clássica torta de morangos é deliciosa. Feita pelo Chef Felipe Cicconato é espetacular! Vem Aprender!
  • 15h às 16h15: Oficina gastronômica - Tortilla com uma pitada do Ceará no México, com Chef Beatriz Leitão.
  • 16h30 às 17h45: Oficina gastronômica - Salgado, picante e acidez num prato só? A comida tailandesa consegue proporcionar isso. Vem aprender com Chef Elcio Nagano.
  • 18h às 19h15: Oficina gastronômica - Frango só na rotina? Nãooo! Vem aprender uma receita de frango bem especial com Chef Luiz de França.
  • 19h30 às 20h45: Oficina gastronômica - Já pensou em ter sua assinatura nos seus pratos, preparando sua própria marsala? O mestre Chef Fernando Barroso vai contar os segredos de um tempero especial com a sua cara.
  • 21 às 22 horas: Oficina gastronômica - Duo da Nonna, burrata e bruschetta com gostinho italiano, com Chef Daniel Sabbá.
Domingo (22)
  • 12h às 12h30: Arte sobre a mesa a 8 mãos! Chef Elcio Nagano, Chef Kersya Coelho, Chef Carolina Melo e Chef Synara Ferrer nos trazendo arte de encher os olhos.
  • 12h45 as 14h: Oficina gastronômica - Um queijo pra lá de arretado! Aprenda duas receitas fáceis de surpreender o paladar, com Chef Louise Torres.
  • 14h15 às 15h30: Oficina gastronômica - Uma paella como você nunca viu, com Chef João Lima.
  • 15h45 às 17h: Oficina gastronômica - Pão ajeitado?! Pão de coentro com carne de banana e maionese de cajuína! M. Dias Branco com Chef Wlayane Jucá e Chef Lucas Sousa, da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.
  • 17h15 às 18h30: Oficina gastronômica - Um clássico italiano não tem erro! Chef Edil Costa nos ensina tudo.
  • 18h45 às 20h: Oficina gastronômica - Arroz de festa, temperos, aromas e tudo o que há de bom, com Chef Dani Gondim.
  • 20h15 às 21h30: Oficina gastronômica - Sobrecoxa de frango com uma marinada de dar água na boca, com Chef Rodrigo Holanda.
  • 21h30 às 22 horas: Apresentação musical - Som ambiente.
Serviço
Festival Costume Gourmet - A gastronomia como você nunca viu
20, 21 e 22 de janeiro, de 10 às 22 horas.
Shopping RioMar Fortaleza (Piso L3)
costumegourmet.com.br/

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM