Pular para o conteúdo principal

Futricas Brasileiras




Ernest Hemingway, ainda na década de 1950 com o lançamento de O Velho e o Mar, mostrou que a dificuldade pode não estar - necessariamente - em pescar o peixe, mas em trazê-lo à praia. Mesmo tanto tempo depois e diante de um mercado editorial em que os desafios se impõem em tempo real, a metáfora do escritor americano cabe perfeitamente no jornalismo atual. Os veículos de comunicação já não disputam mais a atenção do leitor apenas com os concorrentes históricos, enfrentam também competidores típicos dos novos tempos, como os serviços de streaming, redes sociais e até as fake news. Para captar a atenção do público na era digital, nos últimos anos o Estadão investiu pesado em tecnologia de ponta, mudança de cultura e na manutenção do jornalismo de qualidade. Ao chegar aos 148 anos nesta quarta-feira, 4, é possível constatar que obteve êxito nessa tarefa.

O dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições, é um exemplo. O País ia às urnas e havia a expectativa de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno. Durante a apuração dos votos, no entanto, ficou claro o contrário, que Jair Bolsonaro (PL), atual ex-presidente, teria força suficiente para levar a disputa ao segundo turno.

Nesse dia, cheio de surpresas, o jornalismo do Estadão bateu um recorde histórico e trouxe 9 milhões de usuários ao site. Em outubro, a empresa ainda obteve outra marca histórica de usuários: foram mais de 60 milhões. O recorde anterior era de março de 2021, mês de repique da pandemia, quando as métricas indicaram 47,7 milhões de usuários.

Essa agilidade foi impulsionada, em grande parte, pelo sistema de publicação de conteúdo Arc, desenvolvido e usado pelo Washington Post e implantado no jornal no ano passado. No Brasil, o Estadão é o primeiro grande veículo a adotá-lo. O sistema foi implantado em etapas, ao longo de 2022, com momento-chave em 8 de setembro, quando foi lançada a nova versão da home page do site - e foi um batismo de fogo, coincidindo com o falecimento da Rainha Elizabeth II.

A adoção do Arc foi acompanhada de toda uma mudança de layout em todas as páginas do site do Estadão. Esse novo projeto visual trouxe uma experiência mais agradável para nossos leitores, com melhor aproveitamento de imagens e mais eficiência na hierarquização de informações dentro da notícia.

Não foi o Arc, porém, a única inovação que resultou em números de audiência tão relevantes. Apenas para a eleição geral, o maior evento dos últimos anos, o Estadão ofereceu aos seus clientes produtos inéditos, como o Feed, o Agregador de Pesquisas, o Monitor de Redes Sociais, a ferramenta Geografia do Voto e o Agenda Estadão. Este último projeto, inédito, se configurou como um documento que apresentou aos leitores um diagnóstico completo a respeito não apenas dos problemas do País, mas também sobre como resolvê-los. A motivação era olhar para frente e provocar a discussão sobre os reais problemas do País.

“Os investimentos em tecnologia e a sincronia perfeita entre a Redação, Estratégias Digitais e TI nos levaram a feitos extraordinários e inéditos em 2022. Destaco o Projeto Eleições. Cuidadosamente planejado e executado com talento, energia, disciplina, dedicação, o Projeto Eleições deixou um legado organizativo e de apego a métricas que já está fazendo a diferença na redação”, afirmou Eurípedes Alcântara, diretor de Jornalismo do Estadão.

Redes sociais-O Estadão olhou para frente, também, no trabalho realizado nas redes sociais, em especial nas plataformas que priorizam vídeos. No TikTok, o crescimento foi de 541 mil fãs em abril do ano passado para 924,9 mil no último mês de 2022. Esses números colocam o jornal à frente de seus concorrentes diretos. No Instagram, foram em outubro 10,7 milhões de interações, outro recorde, este desde 2012. Interações são as somas de curtidas e comentários.

No YouTube, o canal obteve 73 milhões de visualizações no ano, superando em muito as 58 milhões obtidas em 2020. Houve alta, ainda, de 33% no número de inscritos, que agora somam 834 mil. Aqui, cabe relatar um número impressionante. Foram 2,2 milhões de horas que os usuários passaram assistindo aos vídeos postados.

Prêmios conquistados-O reflexo de 2022 também se fez notar nos prêmios conquistados. A série sobre o escândalo do MEC venceu a categoria principal do Prêmio IREE de Jornalismo e foi finalista do Prêmio Gabo pela primeira vez na história do jornal. As reportagens premiadas revelaram o esquema de escolas falsas montado pelo governo Jair Bolsonaro até a cobrança de propina dentro de pneu por parte de pastores que tinham controle sobre o Ministério da Educação.

Com Bolsonaro, MEC apresentou ações para 2021 a prefeitos. O então ministro Milton Ribeiro aparece ao lado dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura.

Outra importante reportagem, como a dos cartéis de drogas, que sustentam um estado paralelo na Amazônia, venceu a 39ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. O conteúdo apresentava parte da apuração jornalística resultante da cobertura do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

Importante lembrar, ainda, de um prêmio dado para a editoria ‘Link’, que venceu o Prêmio IMPA de Jornalismo, promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A matéria mostrou como a inteligência artificial revelou os segredos dos Beatles - no documentário ‘Get Back’ algoritmos de ‘desmixagem’ foram fundamentais para revelar conversas privadas que ficaram escondidas por 50 anos. A reportagem multimídia permitia ao leitor testar a tecnologia.

Houve mais uma considerável quantidade de prêmios obtidos no ano passado: Prêmio CNT de Jornalismo, na categoria Transporte e Meio Ambiente com a reportagem ‘Setor de transporte busca tecnologias além do motor elétrico para zerar emissões’, Citi Journalistic Excellence Award 2022 com a reportagem ‘Os minerais do futuro sob pressão’, o Prêmio SAE Brasil de Jornalismo - Mercedes-Benz do Brasil - Categoria Internet com ‘Reciclagem de carros ganha nova roupagem com startups”, o Prêmio Sebrae de Jornalismo - Categoria Texto com ‘Moedas sociais impulsionam empreendedorismo em bairros periféricos’, 2º lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo de Educação, do Consed. A lista é grande.

Ensaio dos Beatles registrado no documentário Get Back

Projetos especiais-O jornal também investiu em projetos inovadores, oferecendo novos serviços aos seus leitores. O Estadão Recomenda é um exemplo. Trata-se de um site de avaliação de produtos, que sugere aos leitores as melhores opções de compra por categoria, com destaque especial para a área de tecnologia. O trabalho é possível graças a um time de jornalistas que avalia os produtos e mostra de maneira simplificada seus principais atributos e faz comparativos entre marcas concorrentes.

Também focado no serviço, 2022 marcou o lançamento do Estadão Expresso Bairros, um projeto multiplataforma com notícias e informações sobre os as 32 sub-regiões de São Paulo. O site dá ao leitor a opção de escolher uma dessas áreas e assim receber atualizações diretamente pelo WhatsApp. O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura de São Paulo.

O Meio Ambiente, outra área historicamente importante para o jornal, é o tema do projeto especial Soluções Ambientais, uma nova seção nas plataformas do Estadão, que traz reportagens sobre práticas inovadoras e exemplares criadas para ajudar os diferentes biomas brasileiros. A iniciativa, realizada em parceria com a Rolex, trouxe ainda histórias de pessoas, os Defensores da Terra, preocupados com a proteção de nossos ecossistemas.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".