Pular para o conteúdo principal

Novo Gramado da Arena Castelão recebe 1º Corte




Após o corte, o gramado recebe uma cobertura de areia para estimular o crescimento

Vinte e quatro dias depois da conclusão do plantio, o gramado da Arena Castelão recebe o seu primeiro corte. O trabalho teve início na manhã desta segunda-feira (9) e deve ser concluído até a terça-feira (10). O secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, e o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, estiveram presentes no local.

O corte, além de estimular o desenvolvimento da grama, contribui para que ela cresça de forma horizontal e feche todos os espaços homogeneamente. Assim que concluída essa etapa, o campo recebe adubação mineral.



“Aqui, nós tiramos tudo, até 70 cm, para olhar como estava a drenagem. Tivemos que substituir toda a drenagem, e fizemos melhor ainda. Dobramos a quantidade de dreno aqui no Castelão para ter a maior facilidade, quando houver chuvas volumosas, de um escoamento mais rápido. E aí, trocamos toda a parte de areia e brita. Trocamos toda a irrigação, e aí sim, no dia 18 [de dezembro], começamos a fazer o plantio da grama”, explicou o titular da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira, sobre todo o processo anterior ao plantio.

Depois de concluída essa etapa de corte e a adubação mineral, será depositado o top press, uma camada fina de areia sobre o campo para ajudar na fixação e no enraizamento da grama.

O campo continuará sendo irrigado e adubado de acordo com o cronograma. Cerca de dez dias após o primeiro corte, será definida a data para que a grama seja aparada pela segunda vez. A segunda poda é necessária para continuar estimulando o crescimento horizontal do gramado e para observar com mais precisão possíveis pontos que necessitem de nivelamento. Após essa etapa, a grama deve ser aparada, em média, duas vezes por semana ou conforme a necessidade.

“A grama veio toda de fora, e o plantio não foi por tapete ou por placas, e sim, foi plantada a grama. O que estamos vendo aqui me deixa muito animado, porque está mais rápido do que o esperado. No entanto, só estará pronta para ser liberada para jogos na primeira semana de março, se ocorrer tudo como vem ocorrendo”, pontuou Quintino Vieira.



Sendo o principal equipamento esportivo do estado, e o que mais recebeu jogos no Brasil na temporada de 2022 (73 no total), por conta do cronograma do gramado já estão sendo realizados diálogos para organização dos jogos da temporada 2023, principalmente do Campeonato Cearense.

“O diálogo é constante, estamos trabalhando dentro desse cronograma previsto. Quem está ditando as regras e os prazos é o próprio gramado. E a gente trabalha com esse calendário de março. A Federação Cearense [de Futebol] já vem se organizando internamente para levar os jogos para outras praças esportivas. Já agora no dia 15 [de janeiro] estaremos iniciando o Campeonato Cearense na nossa Arena Romeirão, que também está apta a receber todos os jogos que sejam necessários”, ressaltou o titular da Secretaria do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.



Com um jogo a cada cinco dias, a Arena Castelão foi o estádio mais utilizado na temporada de 2022. Ao todo, foram 73 partidas na praça esportiva cearense, entre campeonatos nacionais e internacionais. Oito a mais que os segundos colocados na agenda de jogos (65 partidas), Maracanã e Mineirão. Esses números foram ainda maiores na temporada anterior, 83 jogos, sendo uma partida a cada 4,3 dias.

Quanto ao número excessivo de jogos, o secretário Rogério Pinheiro afirmou que está sendo realizado um planejamento para evitar desgaste do gramado “como o que aconteceu em temporadas passadas”. A grande quantidade de jogos no Castelão gerou a necessidade da substituição do gramado e ampliação do sistema de drenagem. “Nós precisamos salientar que precisamos ter uma utilização racional desse gramado. Não podemos ter o que aconteceu nas últimas temporadas, porque isso acaba prejudicando o gramado”, concluiu o secretário.




A troca do campo de jogo da Arena Castelão teve início no dia 14 de novembro, com reforma completa das camadas que ficam sob o gramado. Na fase inicial, foi retirada toda a grama antiga e as camadas de areia e brita logo abaixo, até atingir as tubulações de drenagem.

Na segunda etapa, foi feita a substituição do material de drenagem, com ampliação do sistema em 100% do número de valas, tubos e mantas de drenagem, do tipo bidim. Em formato de espinha de peixe, o mecanismo disposto na camada mais profunda do gramado do Castelão saltou de 1.850 metros de tubulação para 3.700 metros, dobrando a capacidade de drenagem.

Finalizada essa etapa, foram depositadas novas coberturas de brita e de areia, para, em seguida, realizar os serviços de nivelamento a laser do terreno, testes e ajustes do sistema de irrigação. Somente após a conclusão desses serviços foi realizado o plantio das mudas.

Na terceira etapa, foi realizado um plano de cuidados para enraizamento e crescimento do gramado. No mesmo intervalo, o sistema de irrigação passou por uma revisão detalhada e foi finalizado o trabalho de automatização da irrigação.

A obra de implantação do novo gramado da Arena Castelão recebe investimento de R$ 1,95 milhão e o prazo para a conclusão dos serviços é o início de março de 2023.

Isabella Campos - Ascom Casa Civil Texto
Carlos Gibaja Fotos

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM