Pular para o conteúdo principal

Fortaleza possui mais de 200 obras em andamento e deve iniciar mais 120 em 2023


A Prefeitura de Fortaleza, por meio da realização de mais uma Reunião do Secretariado Municipal, iniciou o ano com a definição das principais metas e ações para 2023. Conforme o balanço atualizado da gestão detalhado nesta quinta-feira (9/2), durante o evento no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, há um total de 200 obras em andamento, outras 120 devem ser iniciadas ainda este ano.

José Sarto, prefeito de Fortaleza, celebrou o avanço das obras de infraestrutura na cidade e destacou que 97% delas estão sendo realizadas em áreas mais vulneráveis da cidade, um investimento de R$ 945 milhões.

- São 200 obras em execução, incluindo Areninhas, Escolas de Tempo Integral, pavimentação e saneamento, entre outras. Nosso foco é investir na periferia da cidade, como fizemos esta semana, dando ordem de serviço para uma nova etapa do Proinfra no Conjunto Palmeiras. Serão quase 12 mil famílias impactadas. Esse é o resultado de uma política ousada de investimentos, que dá bons resultados na educação, na infraestrutura e acessibilidade da capital".

Sarto também frisou que o cumprimento do plano de governo segue avançado e informou algumas das prioridades para os próximos dois anos de gestão. 

- Em pouco mais de dois anos, já concluímos 64% do nosso plano de governo. Nós avançamos principalmente em áreas muito importantes como Educação, Saúde e Infraestrutura. Além disso, temos grandes projetos para entregar: a requalificação da Praia de Iracema, indo do antigo Boteco até o Poço da Draga; o Proinfra do Conjunto Palmeiras, com quase 52 milhões investidos em saneamento, drenagem e pavimentação. Temos também o novo Gonzaguinha da Messejana para ser entregue e a requalificação do Frotinha no mesmo bairro. Nossa prioridade é diminuir desigualdades, incluindo a periferia, as mulheres e os jovens ao promover cidadania", concluiu.

Outras 120 obras devem ser iniciadas ainda neste terceiro ano de gestão, lideradas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). A maior parte dessas intervenções estão concentradas nas regiões periféricas da Capital, incluindo serviços de drenagem e pavimentação, a exemplo da urbanização de 55 ruas do bairro Conjunto Palmeiras 2, assinada pelo prefeito José Sarto no último dia 6 de fevereiro.

O Projeto Beira-Rio faz parte das obras que têm revitalizado a orla e os parques urbanos da Cidade

As obras fazem parte do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra) e já estão em andamento no Barroso, Jangurussu (comunidades Jagatá, Maria Tomásia e Sítio São João), Mondubim, Aracapé, Presidente Vargas, Caça e Pesca, Genibaú, São Miguel (Curió), Comunidade Portelinha, Comunidade 3 de Junho, Lagoa do Mondubim, Siqueira (Marrocos), Comunidade 7 de Setembro e Av. Cônego de Castro.

O Programa, considerado o maior investimentos da história da cidade, também já beneficiou moradores dos bairros Canindezinho (65 ruas), Pedras (33 ruas) e comunidade Renascer, no bairro Paupina (45 ruas).

- A Prefeitura tem priorizado investimentos em infraestrutura social. São urbanizações de ruas que tinham histórico de alagamentos e acúmulo de lama. Do total de obras, 140 devem ser entregues ainda este ano, entre estas obras de urbanização social e entregas de escolas e creches. Destaco ainda, ainda na área de urbanismo, a nova Praia de Iracema, que receberá requalificação igual a que a Beira-Mar passou", comentou Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

Contemplando esses novos projetos para 2023, a gestão irá construir o Cuca do Vicente Pinzón e 45 Escolas Areninhas, requalificar 15 Areninhas, implantar 17 novos Centros de Educação Infantil (CEI), 10 Escolas de Tempo Integral (ETI), construir seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de dar início à urbanização da Praia de Iracema, Lagoa do Opaia, Parque Zoobotânico do Passaré (2ª etapa), Parque Rachel de Queiroz (trecho 3 e 4), dentre outras intervenções.

Já por meio da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), estão sendo realizadas 71 obras, dentre elas, 49 praças e areninhas, ampliação de jazigos e ossários no Cemitério Bom Jardim, reforma do Mercado São Sebastião, manutenção do Centro Cultural Belchior, requalificação da Rua dos Tabajaras e mais sete obras em equipamentos da Saúde. Por sua vez, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) também conta com nove obras de trabalho social em andamento este ano.

A gestão entregou 12 novos Centros de Educação Infantil (CEIs)

BALANÇO 2022 - Somente no segundo ano da gestão do prefeito José Sarto, foram entregues 60 novas obras, tendo atualmente, mais 140 em execução, todas com entregas previstas para o ano de 2023. Os investimentos em infraestrutura, em 2022, foram de R$ 376 milhões, com ações que beneficiam bairros das 12 Regionais de Fortaleza, com obras de educação, mobilidade, infraestrutura viária, saúde, esporte e lazer, trazendo mais desenvolvimento, mobilidade e melhoria na qualidade de vida dos fortalezenses.

Além das obras de infraestrutura, a gestão entregou, também, 12 novos Centros de Educação Infantil, quatro Escolas de Tempo Integral, duas novas Escolas de Tempo Parcial, dois equipamentos do projeto Escola Areninha e a requalificação de outras sete escolas municipais.

Dalila Saldanha, titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), relatou o investimento da atual gestão em educação já apresenta resultados positivos na alfabetização e socialização das crianças de Fortaleza.

- Fortaleza lidera a cobertura nacional no percentual de estudantes em regime de tempo integral. A meta do prefeito José Sarto, para a Educação Infantil, é ampliar para 100% a cobertura da modalidade até 2024. Em números absolutos, também temos destaque, estando no 4° lugar nacional. Nas Escolas de Tempo Integral e Centros de Educação Infantil, as crianças tem acesso a cinco refeições diárias e disciplinas que auxiliam na construção de um plano de vida e no protagonismo jovem", relatou.

Na Área da Saúde, a Prefeitura de Fortaleza construiu e entregou o novo Hospital Gonzaguinha do José Walter, que possibilitou a ampliação de leitos e garantiu o ganho no número de atendimentos.

A revitalização e urbanização da orla e parques urbanos também foram destaques nesta gestão que entregou para a cidade o Parque Rachel de Queiroz, o Parque Ecológico do Passaré, a nova Beira-Mar, o projeto Beira-Rio e a Praça Sagrado Coração de Jesus.

Pensando na mobilidade e nos usuários do transporte público, Fortaleza ganhou, ainda, dois novos terminais de ônibus, um no bairro José Walter e o outro no Centro da Cidade, ao lado do parque Cidade da Criança, espaço que também foi restaurado pela Prefeitura de Fortaleza.

Para a Juventude, foram entregues oito novas Areninhas e o novo Cuca Pici, espaço voltado para a capacitação profissional, cultural e esportiva, com infraestrutura adequada para atender aos jovens de toda a cidade.

A cidade também avançou na promoção do microempreededorismo, gerando mais emprego e renda nos últimos dois anos. Como destacou Rodrigo Nogueira, secretário municipal de desenvolvimento econômico (SDE).

- Fortaleza é, atualmente, a cidade que mais capacita no Brasil. Lideramos também o ranking do Caged em ampliação de empregos. Nosso objetivo é se superar ainda mais, bater nossos próprios recordes. Esses resultados são possíveis graças ao olhar cuidadoso do prefeito José Sarto com o microeempreendedor. As pessoas que passam pela gente nos nossos programas, como o Fortaleza Capacita e o Nossas Guerreiras, muitas vezes além da capacitação, da renda e do emprego, consegue também fazer a economia circular e contratar novas pessoas para seu negócio", celebrou o secretário.
Com informações da PMF e fotos de Marcos Moura.

Leia também:


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".