Pular para o conteúdo principal

Políticas Públicas Municipais fomentam criação de vagas de emprego e ambiente para negócios


A Prefeitura de Fortaleza vem investindo em iniciativas e programas que fomentem o ambiente de negócios, estimulando oportunidades e a geração de novos empregos. 

Em recorde histórico, se tornou a 1ª capital do Norte/Nordeste em vagas formais de trabalho, com saldo saldo positivo de 37.625 novos trabalhos, por meio de investimentos no pequeno empreendedor, criação de programas para capacitação e acompanhamento, sobretudo de pessoas em situação de vulnerabilidade, além do diálogo permanente com os setores econômicos.

Os dados do balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, evidenciam que as políticas públicas da Prefeitura de Fortaleza vem dando resultados positivos. “Os números reforçam que nossa economia vem melhorando gradualmente. Seguiremos trabalhando políticas de capacitação”, enfatizou o prefeito José Sarto.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, o foco da gestão é o pequeno empreendedor, sobretudo por meio dos programas como Nossas Guerreiras, Costurando o Futuro, Fortaleza + Futuro e Fortaleza Capacita. 

- Para 2023 e 2024, temos como missão expandir os nossos projetos, principalmente com foco nos pequenos empreendedores. Realizaremos ainda mais capacitações, e nesse novo biênio deveremos atingir a meta de mais 81 mil pessoas capacitadas, sendo que mais de 70% disso será custeado pelo Sebrae. Além disso, 121 bairros, ou seja, empreendedores de toda a cidade, serão beneficiados”, pontuou.

Conforme apresentado pelo titular da SDE durante reunião do secretariado nesta quinta-feira (9/2), o Fortaleza Capacita tem como objetivo, do início da gestão até 2024, gerar 120 mil certificações e realizar 40 mil horas de consultoria para empreendedores. Os cursos são, principalmente, nas áreas de Elaboração de proposta de negócio, Marketing Digital, Vendas, Gestão Financeira, Gestão Empresarial e Precificação, entre outras áreas mais técnicas. Até 2022, foram realizados 37.628 atendimentos.

Outra iniciativa de grande impacto é o Programa Nossas Guerreiras, que já forneceu crédito orientado de até R$ 3 mil para 17 mil mulheres de baixa renda. Atualmente, já são 5.112 beneficiadas e outras 25 mil capacitadas com o curso "Elaboração de propostas de negócios".

A meta até 2024 é conceder mais 5.900 créditos orientados de R$ 3.000 e chegar a 40.000 mulheres capacitadas. A iniciativa continua com inscrições abertas e o cadastro pode ser realizado pelo site Nossas Guerreiras.

Nesse mesmo sentido, o Projeto Costurando o Futuro visa ajudar pequenos empreendedores que precisam só de um empurrão, fornecendo máquinas de costura e capacitação na área. O trabalho de corte e costura é compartilhado, colaborativo e gratuito, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade social. Já são oito equipamentos do projeto, localizados nos bairros Bom Jardim, Vila União, Ancuri, Jangurussu, Vila Velha, Cristo Redentor, José Walter e Conjunto Ceará. São contabilizados 5600 pessoas beneficiadas e 74% da cidade impactada pelo projeto.

Para 2023 e 2024, mais 350 máquinas de costura reta e outras 380 máquinas no estilo overlock, reta, galoneira e interlock irão proporcionar a abertura de mais 22 ateliês na cidade, chegando a um público de 20 mil pessoas, que também receberão cursos de patchworking e bordado contemporâneo.

Esses cursos acontecem por meio do Programa Fortaleza + Futuro, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Com o objetivo de fomentar a geração de emprego e renda na cidade, em 2022, o Programa ofertou 6.265 vagas.

Em 2023 o Programa está ofertando 2.420 vagas para 24 cursos em áreas como moda, gastronomia, meio ambiente e saúde, beleza, gestão e negócios, informação e comunicação. Os cursos profissionalizantes são realizados em turmas com modalidades presenciais de 16h/a à 400h/a. Tudo gratuito. Mensalmente são ofertadas vagas gratuitas pelo site Mais Futuro.

Sine Municipal - A Prefeitura de Fortaleza realiza atendimento disponibilizando os serviços de busca de vagas de emprego e habilitação para o seguro-desemprego através do Sine Municipal. Por meio dos canais de atendimento é possível ter acesso a todas as informações necessárias sobre os benefícios ofertados, tais como consultoria para elaboração de currículo, assim como prazos, documentações e formas de acesso aos serviços on-line.

Por sua vez, o empregador pode contactar o Sine para ofertar vagas de trabalho. As unidades do Sine Municipal estão localizadas nos bairros Aldeota, Parquelândia, Otávio Bonfim e Siqueira.

Emissão de Alvarás - O cenário de expansão econômica e geração de empregos também está relacionado ao recorde na emissão de alvarás de construção em 2022 pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). O ano fechou com 711 documentos expedidos, superando com folga os 633 documentos expedidos no ano anterior – que já havia sido inédito.

O número reforça o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza através de uma Governança Digital moderna, ágil e eficiente, com um corpo técnico qualificado e comprometido na solução de problemas. Referência no Brasil, as atividades serão ampliadas e modernizadas em 2023, com aprimoramento de serviços existentes, chegada de novas funções e implementação de inteligência artificial para deixar ainda mais ágil a resposta ao usuário.

- Fortaleza se desenvolve com solidez e amplia, cada vez mais, as áreas beneficiadas da cidade, diversificando serviços e gerando mais oportunidades a quem quer empreender, com o olhar sempre atento para a sustentabilidade. Números e recentes estudos comprovam o caminho exitoso que estamos seguindo", disse a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo.

Saiba mais - Conforme a pesquisa do Caged, em 2022, Fortaleza teve o maior saldo de empregos entre as capitais do Nordeste: são 684.444 pessoas trabalhando com carteira assinada. Em nível de comparação, o estado do Ceará inteiro criou 67 mil postos de trabalho, com queda de 17% em relação ao ano anterior, que foi de 81 mil postos de trabalho. Já Fortaleza cresceu 3%, o que representa 56% dos postos de trabalho totais no Estado, mesmo representando 39% do PIB.

Do saldo global de empregos gerados no Estado do Ceará (67.011), em 2022, Fortaleza foi o município que mais gerou (1º lugar) e respondeu por 56,14% destas vagas, com o saldo de 37.625 empregos.

Com informações da PMF e foto de Marcos Moura.

Leia também:


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não