Pular para o conteúdo principal

Começa hoje III Festival Mulheridades

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), por meio do Gabinete da Vice-Prefeitura, realiza, desta terça-feira (2) a quinta-feira (4 de maio de 2023), o III Festival Mulheridades. 

O evento objetiva promover o debate sobre Igualdade de Gênero e Saúde das Mulheres, a partir de

  • Rodas de Conversa.
  • Palestras.
  • Campanhas de Conscientização.
  • Valorização de profissionais, pesquisadoras, pensadoras, artistas e empreendedoras.

Idealizado pela assessora especial de Direitos Humanos da Vice Prefeitura de Fortaleza, Lucivânia Sousa, o Mulheridades é uma das ações que integram o conjunto de Políticas afirmativas do município, voltadas para a promoção de pautas de grupos sociais historicamente vulnerabilizados, como:

  • População Indigena.
  • Mulheres.
  • Pessoas Idosas.
  • Pessoas com Deficiência (PcD).
  • População Negra.
  • LGBTQUIAPN+.

No III Festival Mulheridades, o Grande Bom Jardim será agraciado, por meio da ocupação do Centro Cultural Canindezinho. Um equipamento cheio de vida e de oportunidades, que oferece à juventude da capital, a chance de edificar caminhos para a realização futura dos seus sonhos. Serão três dias de conversas, reflexões, oficinas, dança, leitura e partilha, com a expectativa de receber 2500 pessoas, distribuídas durante toda a programação.

Contemplando o Quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o III Festival Mulheridades, terá, entre suas muitas novidades, a criação de três Eixos.

  1. Assistência às mulheridades e suas famílias, promovendo a aproximação dos cidadãos a serviços, programas, projetos e benefícios para além dos equipamentos das redes de proteção, com apoio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).
  2. Saúde das mulheridades: Fomentando assim a aproximação dos serviços de Saúde, por meio de um acolhimento ainda mais humanizado na perspectiva de criar linhas de cuidado fora dos equipamentos da saúde, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
  3. Arte, Cultura e Lazer: Neste eixo, o objetivo do Festival é possibilitar acesso à Arte, Cultura e Lazer as mulheridades, suas famílias e a comunidade por intermédio do Festival, com o apoio de Institutos e Secretaria de diversos setores da PMF.

Feira Criativa: A Feira Criativa, esse ano, acontece na quinta-feira (4), a partir das 16 horas, com a presença de empreendedoras da região, em parceria com o Cras Canindezinho.

Apresentações Artísticas: A abertura do Festival conta com a apresentação do Espetáculo de Dança "Resistências, Afetos e Potências, quando uma mãe se movimenta, o mundo muda", desenvolvido pelo Grupo de Dança do Cuca Pici.

Encerrando o evento, o Instituto Katiana Pena, criado dentro do Grande Bom Jardim, que atende, atualmente, centenas de crianças da comunidade, promovendo cultura através da dança, apresenta o Espetáculo “A favela é mulher, negra e travesti”.

Para Lucivânia Sousa:

- Escolher o território do Grande Bom Jardim para ser cenário desta grande e linda 3º Edição, foi buscar dar um grande e afetuoso abraço nestas milhares de mulheridades, filhas, mães, esposas, trabalhadoras que dedicam suas vidas aos seus e ao território. Mulheres que durante a pandemia se aglutinaram e foram para as trincheiras e driblaram as muitas adversidades do cenário pandêmico. Mulheres incansáveis, movidas pelo amor e desejo de transformar. Atrizes sociais que fazem design social por meio do tecer de afetos e cuidados. Ainda que não saibam nomear a grande transformação que geram com suas ações. Do mesmo modo, essa escolha parte por termos plena certeza que

no mesmo território que pulsa dor, pulsa AMOR e POTÊNCIAS! E é com eles que construímos o futuro.Futuros femininos e vivíveis”.

O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSDB), diz que o Festival Mulheridades é uma das ações mais importantes de sua gestão, tanto pelo seu crescimento ascendente, quanto pela sua potência, chegando ao Grande Bom Jardim, bairro de Fortaleza que já vem sendo cuidado pelo município e, mais do que nunca, precisa ser abraçado por 'Mulheridades'.

- Queremos ouvir e aprender com essas mulheres. Apoiar suas causas e valorizar suas conquistas, acolher e dar visibilidade à diversidade da condição feminina", frisa Élcio Batista. 

- Portanto, o Festival Mulheridades, escolhido, desta vez, para ser realizado no Grande Bom Jardim, é fruto de pesquisas e muito trabalho da gestão, para identificar regiões da cidade que necessitam desse olhar mais cuidadoso e próximo de nós, gestores, junto, também, às mulheres”, explica Élcio Batista.

Destacando a importância da participação ativa da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social-SDHDS, construída em conjunto com a Vice-Prefeitura, o Festival Mulheridades é de grande importância para a integração da vida em sociedade. Acontecendo no Grande Bom Jardim, a 3ª edição do evento é um grande marco para gestão pública municipal de Fortaleza, que sempre tem suas diretrizes voltadas à melhoria das regiões periféricas.

Para o secretário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Francisco Ibiapina:

- Os Direitos Humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos, sua importância está relacionada com a vida em sociedade. Quando temos a oportunidade, através de um Festival como o Mulheridades, de fazer a aproximação de equipamentos e serviços que são prestados pelo poder público à população, a gente qualifica a forma como esse relacionamento em sociedade acontece e fortalece as ações que buscam preservar a dignidade individual. A Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social sente-se honrada em poder contribuir com este momento”, destaca Francisco Ibiapina.

A coordenadora Especial de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Cristhina Brasil enfatiza que:

- O Festival Mulheridades vem se consolidando como um evento intersetorial que enfatiza a informação e o acesso ao direito às ações e serviços públicos de Fortaleza para todas as mulheres, considerando as situações de vulnerabilidade e ou de violência, condições de Saúde e, em especial, as diversidades com notada relevância social que articula políticas de direitos humanos e desenvolvimento social. Em sua 3ª edição se apresenta de forma participativa e acolhedora visando a assistência, por meio da prestação serviços institucionais das Secretarias da

Prefeitura para as Mulheridades e suas famílias interagindo diretamente no território”, ressalta Cristhina Brasil.

Design Social – Transformando a vida da comunidade De forma objetiva, o Design Social pode ser entendido como uma ferramenta de inovação capaz de transformar, de modo criativo e eficaz, necessidades e desejos humanos em produtos e sistemas adequados não somente do ponto de vista econômico. E essa é a grande força das Mulheridades do território do Grande Bom Jardim.

A valorização da Cultura local, a reutilização de materiais, o artesanato, a economia colaborativa, as feiras criativas e a própria inventividade utilizada e pensada para resolver problemas do dia a dia, refletem a ação dessas mulheres na comunidade, que carregam em suas veias o design criativo em sua forma mais simples e objetiva, mesmo que não saibam que o que fazem é Design Social.

O Grande Bom Jardim e seus imensos potenciais O Grande Bom Jardim, localizado na Regional 5 de Fortaleza, é composto por cinco bairros:

  1. Bom Jardim.
  2. Siqueira.
  3. Canidezinho.
  4. Granja Lisboa.
  5. Granja Portugal.

Sessenta pir cento da população total do Grande Bom Jardim é jovem (0 a 29 anos), sendo que, do total dessa população, 58% tem entre 0 e 17 anos.

A região dispõe de:

  • 10 Postos de Saúde.
  • Um Centro de Atenção Psicossocial (Caps V),
  • A Areninhas e Espaços de Lazer.
  • Escolas Municipais de Tempo Integral.
  • Saúde, Educação e Entretenimento para as juventudes e segurança para as famílias, principalmente, as mães.

“Mulheridades” é uma realização da PMF com a chancela de Fortaleza Cidade Criativa do Design, em parceria com:

  • Centro de De Defesa da Vida-Hebert Viana.
  • Cras Canindezinho.
  • Criart.
  • Jangada Literária.
  • Tenda da Leitura-Biblioteca Comunitária.
  • Instituto Juventude Inovação.
  • Rede Cuca.

SERVIÇO

  • III Festival Mulheridades.
  • Terça (2), no Cuca Pici (Avenida Coronel Matos Dourado, 1499).
  • Quarta (3), na Biblioteca Comunitária-Tenda da Leitura da Rede Jangada Literária (Rua 6, número 1010-Conjunto Parque Boatã-Quintino Cunha).
  • Quinta (4), no Centro Cultural Canindezinho (Avenida Osório de Paiva, 6061).
  • Programação completa: docs.google.com/document/d/1LwnILtHcKv1HfU0DFLM19-dcrxYc0e636Pgt2Uiv8cQ/edit
  • docs.google.com/document/d/1p2pYANPj9qYHBKauzEQ8lWihAFwmdF1I3SGsc-1ddsQ/edit


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".