Pular para o conteúdo principal

Vilmar Ferreira é um dos homenageados com a Medalha da Abolição 2023

Um cearense persistente movido pela força dos sonhos, da fé e da vocação. Assim é o empresário Vilmar Ferreira, um dos quatro homenageados com a Medalha da Abolição 2023. 

- Todas as pessoas têm os seus sonhos. E muitos jovens querem empreender. Ser empreendedor em um país tão volátil como o nosso não é fácil. Mas as pessoas têm que buscar sua vocação, focar, acreditar e se dedicar. O principal é trabalhar, e eu me divirto trabalhando”, afirma Vilmar Ferreira.

Vilmar Ferreira nasceu em 18 de novembro de 1950, na cidade de Marco, no Sertão de Sobral, sendo o quarto dos 13 filhos de Francisco Ibiapino Ferreira e Edite Ferreira. O menino que, sob os ensinamentos e bençãos do pai e da mãe, aprendeu na agricultura a grandeza e o valor do trabalho e do tempo, transformou-se no fundador e presidente do Grupo Aço Cearense, um dos maiores do setor no Brasil e com atuação na América Latina.

Sobre a Medalha da Abolição, Vilmar ressalta que a homenagem é resultado da trajetória que contou com o trabalho e apoio de muitas outras pessoas. “A medalha é um reconhecimento ao nosso trabalho. Eu me sinto lisonjeado e quero continuar nessa parceria com o nosso estado para continuar gerando emprego, renda e destaque em nível nacional. Compartilho essa comenda com nossos funcionários, minha família e as pessoas que acreditaram na gente. Acredito que não sou o grande merecedor. É esse conjunto que participou do nosso crescimento e participou da evolução do nosso grupo empresarial”, reconhece.



Iniciado em 1984, o Grupo atualmente conta com as empresas Aço Cearense Comercial e Aço Cearense Industrial, no Ceará, e Sinobras e Sinobras Florestal, localizadas no Pará e Tocantins. Ao todo, são gerados 4 mil empregos diretos e cerca de 20 mil indiretos. A capacidade produtiva é de um milhão de toneladas/ano, com foco em inovação, capital humano e sustentabilidade.

“Sou um cearense nato e de coração, que tem muito orgulho do Ceará. Quando você sai de onde eu saí, isso [o nome do grupo] traz muito significado. Eu tenho dito à minha família que eu não considero a empresa um patrimônio da família, mas uma instituição social”, destaca Vilmar, que é casado com Luiza Caminha e pai de quatro filhos: Aline, Marie, Wander e Matheus.

O Grupo também conta com o Instituto Aço Cearense, responsável por colocar em prática atividades que proporcionam transformação e inclusão social com base na educação, saúde, cultura, esporte e empreendedorismo. O Instituto já beneficiou mais de 294 mil pessoas no Ceará, Pará e Tocantins.

Vocação: Para Vilmar Ferreira, a realidade precisa ser vista com olhos cheios de otimismo, mesmo que tudo reforce o contrário. “Venho de uma família muito humilde, com pais muito religiosos e muito humanos. Aos 15 anos e trabalhando na roça, levei um golpe de foice e minha perna jorrou muito sangue. Meu pai me colocou nos braços e disse: meu filho, que nossa senhora abençoe e nunca mais te traga para a roça. Ele me botou no jumento e me levou para casa, e nunca mais voltei para roça”, complementa.

Com o alento do pai e uma vaca que foi presente de um tio, o jovem corajoso iniciou uma trajetória que transformaria a vida dele e, décadas depois, multiplicaria oportunidades para outras famílias. “Meu pai vendeu a vaca e me deu uma parte do dinheiro. Com isso, eu comecei a criar outros animais, como galinha e porco. Aos meus 15 anos, abatia tudo isso sozinho, separava e levava para vender na cidade”, lembra.



Aos 18 anos e com uma pequena economia, o próximo passo de Vilmar foi maior, para além dos limites de tudo que conhecia até então. “Lá no Interior, eu não via muito horizonte para poder crescer. Falei para minha mãe que ia para Fortaleza, ela tomou um choque. Meu pai concordou. Coloquei a malinha na cabeça, subi em cima de um caminhão, passei a noite viajando e hoje estamos entre os maiores grupos empresariais do Ceará. Isso para mim é uma graça, não tenho dúvida que foi uma benção de Deus para uma família tão humilde como era a minha”, conta Vilmar, dizendo em tom de brincadeira, que em outros tempos a viagem para Fortaleza tinha a distância da lua.

Na Capital, Vilmar aprendeu a gostar de futebol quando conheceu o Estádio Castelão e começou a trabalhar no comércio. Depois, tentou o setor de bebidas, mas, por aconselhamento do pai, buscou outro rumo. Foi quando encontrou o aço. No setor, começou como distribuidor para a Gerdau e, em 1979, criou a Ferro Ok, um comércio voltado para a distribuição de ferro e aço em Fortaleza, que se tornaria o Aço Cearense.



Legado: Até hoje, Vilmar cumpre à risca a rotina de oração e trabalho. Dispensa computador e calculadora no dia a dia. “Está tudo na minha mente”, explica. Após tantas conquistas, ele ainda sustenta em si alguns sonhos.

- Sou um obstinado e grande defensor de uma renda maior, de um salário mínimo maior para a massa consumidora desse país. Mais de 80% da população [brasileira] é pobre e ganha abaixo de três salários mínimos. Estou frustrado com o aumento salarial que o governo [federal] deu este ano, ainda não é significativo para as necessidades. Eu gostaria que fosse mais robusto porque no primeiro governo Lula, realmente, o país cresceu muito porque a renda subiu substancialmente. Depois, com os sucessores não mantendo a mesma política salarial, o Brasil amargou um crescimento pífio”.





Segundo ele, valorizar o trabalhador também é fundamental para o desenvolvimento. 

- Nós, empresários, e os governos estaduais e municipais, dependemos muito da política econômica do Governo Federal. O Estado do Ceará tem tido uma safra muito boa de governos. Quem era o Estado do Ceará há duas décadas? O Ceará deu uma alavancada em nível nacional, nos posicionando bem”, ressalta.

Vilmar Ferreira diz que não tem sentido crescer sozinho. “É isso que eu batalho, que eu luto, porque todos saem ganhando. O Brasil ganha e cresce. O povo sai da miséria, da linha de pobreza. A marginalidade é fruto da pobreza. O que eu gostaria é que minha classe empresarial tivesse essa visão que eu tenho”, conclui.



Medalha da Abolição: A comenda, instituída em 1963, é concedida pelo Governo do Ceará em reconhecimento ao trabalho relevante de brasileiros para o Ceará e o Brasil. A solenidade de entrega será realizada no dia 19 de maio, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.



Com informações de Larissa Falcão e fotos Helene Santos e Cival Júnior, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Leia também:




Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".