Pular para o conteúdo principal

Eudoro Santana recebe Medalha da Abolição

Com uma sólida carreira política dedicada a defender ideais e pensar soluções para uma sociedade mais justa e participativa, Eudoro Santana, um dos quatro homenageados com a Medalha da Abolição 2023, afirma que o fortalecimento da democracia no Brasil é sempre encorajador e rejuvenescedor. 


- Sou feliz de ter dado contribuição [ao Ceará]. Espero poder ter energia para continuar dando contribuição para o meu estado e meu país. Agora, eu rejuvenesci porque saímos do desastre que o país estava vivendo [nos últimos quatro anos]. É muito grande a tarefa de reconstruir o Brasil na expectativa de ser um Brasil mais justo, mais solidário e mais igual”, destaca Eudoro.

Nascido em 1936 na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, Eudoro Santana foi o filho primogênito do casal Walter Batista de Santana e Maria do Rosário de Albuquerque Santana. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Equipamentos de Petróleo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e funcionário público da Petrobras, Eudoro Santana também foi eleito deputado estadual quatro vezes e ocupou cargos federais e estaduais na administração pública. O homenageado é casado com a assistente social Ermengarda Maria de Amorim Sobreira e pai de quatro filhos: Tiago, Camilo, Andréa e Isabel.


- É uma grande emoção. Embora tenha recebido outras homenagens, o fato é que a Medalha da Abolição tem um significado especial. Isso me orgulha muito e me dá mais responsabilidade para continuar trabalhando. Eu sei que é difícil escolher alguém na sociedade. Tanta gente que colabora fazendo poesia, cinema, teatro, política. Eu dediquei 60 anos da minha vida a trabalhar pelo meu Estado”, agradece.



Espírito democrático: A vocação para a liderança, iniciada na Juventude Universitária Católica, e o espírito público se fortaleceram ao longo do curso de Engenharia, em Fortaleza, e também no engajamento dentro do movimento estudantil na década de 1960. Eudoro foi vice-presidente da União Estadual dos Estudantes, orador do Centro Acadêmico da Escola de Engenharia da UFC e presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFC.

- Eu digo que tenho 60 anos [de vida pública], mas posso dizer que foi mais. Aos 19 anos fui presidente do DCE da Universidade, levando a semente da Universidade para o Cariri, com a primeira faculdade. Ajudei na greve em que praticamente fechamos a Universidade. Uma luta para que os estudantes participassem da direção da Universidade. Isso evoluiu. No primeiro momento, ganhamos lugar no Conselho [Universitário] e eu fui eleito para ser o primeiro a representar os estudantes quando o reitor era o Martins Filho. Isso teve desgaste, perdi a oportunidade de fazer estágio nos Estados Unidos. Às vezes, as contribuições não podem ser medidas”, pondera.



Além do engajamento, o jovem engenheiro mantinha o sonho de ser funcionário da empresa estatal de petróleo criada em 1953, a Petrobras. “Eu sempre sonhei em trabalhar na Petrobras, até porque lutei jovem pela criação dela, porque achava, e continuo achando, que ela é uma das coisas mais importantes para o Brasil. [Em Salvador] Lembro que tinha o restaurante dos engenheiros, o hotel era só para engenheiros, e embaixo tinha o restaurante popular para os operários. Mas eu passei a fazer refeição no restaurante dos trabalhadores, porque era uma oportunidade para conversar e fazer política”, recorda.

A subversão, segundo ele, não foi muito bem vista e Eudoro passou a ser perseguido na empresa, o que resultou em sua demissão e retorno ao Ceará. Fora da Petrobras, o engenheiro, morando e trabalhando em uma empresa de cerâmica no Cariri cearense, ainda sofreu a repressão do regime militar, sendo sequestrado e levado para Recife em 1974, onde foi preso e torturado e, um mês depois, retornou à família. Na década de 1980, no processo de redemocratização do Brasil, ele foi anistiado e reintegrado ao quadro de funcionários da Petrobras.

- Apareceu o projeto Asimow, que era uma relação entre a Universidade da Califórnia e a Universidade Federal do Ceará, e eu fui convidado para ajudar a administrar uma empresa de cerâmica no Cariri. Uma coisa interessante é que a minha ligação com a terra, embora eu não seja agrônomo, sempre esteve presente. Esteve presente quando eu fui para a Petrobras e para [o setor de] cerâmica. Presente quando optei pela reforma agrária e o Incra, quando estive à frente da Agricultura conhecendo as problemáticas do campo e da seca, e também no Dnocs. Hoje, faço uma reflexão de que essas foram experiências importantes”, considera.



À luz da democracia: As experiências adquiridas ao longo da trajetória deram a Eudoro Santana uma visão ampliada para encontrar saídas e traçar estratégias para tentar melhorar a realidade das famílias mais vulneráveis e dos trabalhadores do Semiárido. Na administração pública, foi diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) durante oito anos; diretor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Ceará; e secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado do Ceará.

- A minha preocupação sempre foi trabalhar as realidades da nossa região [Nordeste]. Esse foi o grande eixo do meu trabalho ao longo da minha vida pública. A agricultura no Nordeste sempre foi muito fragilizada em razão dos problemas climáticos. Mas [defendi] uma agricultura que fosse voltada para o pequeno agricultor, com tecnologias e buscar condições para conviver com a realidade nossa, que tem déficit de água, além de dar condições para produzir”, reforça.

Durante os quatro mandatos de deputado na Assembleia Legislativa, além do trabalho relacionado à reforma agrária e segurança hídrica, Eudoro também se preocupou em estudar profundamente o planejamento e orçamento público.



- No Parlamento, observei que não havia um planejamento para uma sociedade pensada a longo prazo. E, desde a eleição do governador Tasso Jereissati, comecei a trabalhar o plano de governo com uma visão mais ampla e de longo prazo. Hoje, é nítido que não se pode pensar um governo só em um período, tem que pensar em projeto [de Estado]. O governo é um pedaço de uma história de qualquer território, então, ele precisa cumprir sua responsabilidade, e preparar para outros que possam vir”, sublinha.

Ainda no Legislativo cearense, Eudoro assumiu a presidência do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Ceará (Inesp) e foi secretário-executivo do Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa, onde manteve constante diálogo com a sociedade.

A expertise em dialogar e planejar também foi a matéria-prima de quando, recentemente, exerceu o cargo de superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), conduzindo a elaboração do planejamento estratégico para a Capital. O Plano Fortaleza 2040, que foi entregue em 2016, inspirou o Ceará 2050. Eudoro Santana também atuou no planejamento de campanhas políticas e transições governamentais.

Com a mente sempre atenta às questões do presente e às possibilidades do futuro, Eudoro defende que investir no desenvolvimento social e no potencial humano é sempre a melhor escolha para enfrentar as desigualdades e melhorar a vida no campo e nas cidades. “Eu acho que enquanto não se trabalhar isso a desigualdade no mundo, não só no Brasil, continua na medida em que o mundo tem crescido em conhecimento e tecnologia, que deveriam ajudar”, observa.



Para ele, o Ceará avançou muito nos últimos 20 anos, dando um salto qualitativo, com destaque para a continuidade das Políticas Públicas, o apoio à reforma agrária, o Porto do Pecém e o investimento em conhecimento, tecnologia e infraestrutura na área de Recursos Hídricos. Contudo, há um desafio perene: a convivência com escassez ou abundância de água no Semiárido.

- Nós não podemos só esperar pela chuva. Temos que criar outras alternativas de água. Do reuso à cultura, com capacitação ainda na infância sobre a importância [dos recursos hídricos]. O que o mundo hoje faz é recuperar sua capacidade de produzir água. Ou seja, recuperar as bacias e reflorestar as nascentes, para criar água. Para mim, essa recuperação com o saneamento do semiárido é um grande desafio e o projeto do futuro”, conclui Eudoro Santana.

Medalha da Abolição: A comenda, instituída em 1963, é concedida pelo Governo do Estado em reconhecimento ao trabalho relevante de brasileiros para o Ceará e o Brasil. A solenidade de entrega será realizada nesta sexta-feira (19 de maio), no Palácio da Abolição, sede do Executivo Estadual.
Com informações de Larissa Falcão e fotos de Helene Santos e Cival Júnior, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Futricas Culturais

 

Futricas da Libertadores