Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Conheça os integrantes da nova gestão da Universidade Federal do Ceará (UFC) para o período 2023-2027 que serão empossados nesta sexta-feira (25 de agosto de 2023), às cinco da tarde, na Concha Acústica da UFC, no Campus do Benfica.

Eles foram nomeados na segunda-feira (21) os novos integrantes da administração superior da UFC. A publicação das portarias foi feita no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2023

Na lista, consta o titular da futura Pró-Reitoria de Cultura, a ser formalizada na reunião de quarta-feira (23) do Conselho Universitário (CONSUNI). Serão criadas também duas coordenadorias vinculadas ao gabinete do reitor: 
  • Coordenadoria de Articulação Política Institucional.
  • Coordenadoria-Geral de Legislação.

Reitor-Custódio Luís Silva de Almeida: Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará, em 1988, e em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1991, tem mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Custódio Almeida é professor da UFC desde 9 de fevereiro de 1993. Em Filosofia, trabalha principalmente com temas como dialética, hermenêutica filosófica, fenomenologia e educação. O professor já foi chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, coordenador do Curso de Graduação em Filosofia, diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA), pró-reitor de Graduação e vice-reitor da UFC, de agosto de 2015 a agosto de 2019. Também é cientista-chefe da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE/FUNCAP) desde julho de 2021. Na consulta à comunidade acadêmica em 2019, foi o candidato mais votado para reitor, mas não foi nomeado pelo presidente da República. Na consulta de 2023, foi novamente o mais votado, desta vez com 83% dos votos válidos, tendo sido indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o mandato de quatro anos como reitor da UFC.

Vice-reitora e futura pró-reitora de Relações Interinstitucionais (PROINTER)-Diana Cristina Silva de Azevedo: Graduada em Engenharia Química pela UFC (1990), tem mestrado em Engenharia Química (1993) pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Engenharia Química pela Universidade do Porto (2001). Diana Azevedo é pesquisadora PQ-1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com experiência em adsorção e processos de separação. Orienta teses e dissertações no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC (conceito 7 da CAPES). Já foi chefe de departamento, coordenadora do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química na UFC, ocupando até então o cargo de vice-diretora do Centro de Tecnologia. Tem interesse particular em ações afirmativas e políticas públicas que promovam maior equilíbrio de gênero nas carreiras de ciência, tecnologia, engenharias e matemática (STEM, na sigla em inglês). A professora Diana Azevedo deve assumir a PROINTER após a conclusão de seu mandato como diretora do Centro de Tecnologia.

Vice-reitora Diana Azevedo, ao lado do reitor Custódio Almeida (foto: Viktor Braga/UFC)
  • Chefe de Gabinete-Carlos Almir Monteiro de Holanda: Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR – 1988), especialização em Ciências Térmicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – 1993) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB – 2003). É professor titular da UFC, onde ingressou em 1994. Tem experiência na área de engenharia mecânica, com ênfase em análise energética e exergética, atuando principalmente nos seguintes temas: refrigeração, simulação, simulação numérica, análise termodinâmica e docência. Tem ainda larga experiência em gestão acadêmica, com participação em todos os conselhos superiores da Universidade. Também colaborou na diretoria de centro, chefia de departamento e coordenação de graduação e pós-graduação. Foi pró-reitor-adjunto de Extensão e diretor do Centro de Tecnologia da UFC.
  • Assessoria Especial da Reitoria-Ciro Nogueira Filho: Graduou-se em Matemática pela UFC (1978). Possui mestrado em Matemática pela UFC (1984) e doutorado em Educação (2015) pela mesma universidade. Atualmente é professor associado IV da UFC. Tem experiência na área de matemática, com ênfase em álgebra. Ainda na UFC, foi diretor do Centro de Ciências (1999-2003), pró-reitor de Planejamento (2003-2007), diretor do Campus de Quixadá (2007-2012), pró-reitor de Assuntos Estudantis (2012-2015) e assessor do reitor (2015-2019).
  • Coordenadoria de Articulação Política Institucional-Daniel Fonseca Ximenes Ponte: Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFC (2004) e especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem pela mesma instituição (2008). É mestre e doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi repórter da Agência de Notícias Frei Tito para a América Latina (ADITAL), coordenador executivo da Associação Mundial de Rádios Comunitárias no Brasil (AMARC Brasil – 2014-2015) e diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ, 2013-2016). Esteve requisitado pela Defensoria Pública da União (DPU) de 2018 a 2022. É servidor da UFC desde 2004, tendo sido lotado, como assistente em administração, na Coordenadoria de Comunicação e Marketing até 2022 e, como produtor cultural, na Casa de José de Alencar, a partir de outubro de 2022.
  • Coordenadoria-Geral de Legislação-Cynara Monteiro Mariano: Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestre em Direito Público também pela UFC (2005), doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor, 2009), com estágio pós-doutoral em Direito Econômico pela Universidade de Coimbra (2011-2012). Professora adjunta da graduação em Direito da UFC, vice-presidente do Instituto Latino-Americano de Estudos sobre Direito, Política e Democracia (ILAEDPD), membra do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), do Instituto de Direito Administrativo Sancionador (IDASAN) e da Comissão de Estudos sobre Cidadania e Democracia do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). Consultora ad hoc e ex-integrante do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais (GAE-DRI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), parecerista e membra do conselho editorial de importantes periódicos científicos do País e autora de livros na área do direito tributário e administrativo.
  • Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE)-Bruno Anderson Matias da Rocha: É graduado em licenciatura (2003) e bacharelado (2004) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará e mestre em Bioquímica pela UFC (2005). Concluiu o Doutorado em Bioquímica em 2007 na UFC. Foi bolsista de pós-doutorado (DCR) na Universidade Regional do Cariri (URCA) em 2008.
  • É professor associado da UFC no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular e foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da UFC (2015-2019). Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2015-2019). Entre 2019 e 2023, foi presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato). Tem experiência nas áreas de biofísica e bioquímica, com ênfase em biologia estrutural de macromoléculas, trabalhando especialmente com química de proteínas, espectrometria de massas e cristalografia de proteínas. Foi professor adjunto, por dois anos, do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal do Alagoas (UFAL).
  • Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT)-Sandro Thomaz Gouvea: Graduado em Química pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestre em Química pela Universidade de São Paulo (1994) e doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Professor associado da UFC, atua principalmente com metais, fibra de coco, preparo de amostra e ensino em química. Também atua na gastronomia, desenvolvendo produtos alimentícios com insumos locais que tenham impacto na cadeia produtiva, sobretudo na agricultura familiar. Foi coordenador do Curso de Bacharelado em Gastronomia de 2009 a 2011 e e tutor do PET de Química, de 2000 a 2011. Também foi diretor do Instituto de Cultura e Arte, por dois mandatos, de 2011 a 2019. É membro do Programa de Pós-Graduação em Gastronomia da UFC.
  • Pró-Reitoria de Extensão (PREX)-Bernadete de Souza Porto: É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1989), mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001). Foi professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde coordenou, de 2001 a 2004, o Grupo de Pesquisa em Educação e Ludicidade. Professora do Departamento de Teoria e Prática da UFC, atua principalmente com ludicidade, didática e formação do educador. Também compõe o colegiado do Mestrado Profissional em História da UFC. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, é membra do Eixo Formação de Educadores, da Linha Educação, Currículo e Ensino e ministra disciplinas na área da didática e da ludicidade, liderando o Grupo Formação de Professores (CNPQ). Foi tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Pedagogia de 2015 a 2019. Ainda na UFC, criou o Projeto CASA e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Formação Docente. Foi também coordenadora de Projeto e Acompanhamento Curricular na Pró-Reitoria de Graduação (2012 a 2016), coordenadora de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico na Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA) e vice-diretora da Escola Integrada de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (EIDEIA).
  • Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP)-Marilene Feitosa Soares: Tem graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza, especialização em Controladoria pela UECE, especialização em Direito Empresarial também pela UECE, mestrado em Controladoria pela UFC e é doutora em Contabilidade pela Universidade do Minho (Portugal) e Universidade de Aveiro (Portugal). Marilene Feitosa é professora do Departamento de Contabilidade. Foi subchefe do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade. Tem experiência na área de contábil, tributária, societária, trabalhista e previdenciária.
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)-Davi Romero de Vasconcelos: É graduado em Ciência da Computação pela UFC (2000), possui mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ – 2003) e doutorado também pela PUC-RJ. É professor associado da UFC. Foi tutor do PET do Curso de Sistemas de Informação. Foi coordenador do Curso de Sistemas de Informação da UFC (2007-2009) em Quixadá; coordenador de Programas Acadêmicos e vice-diretor do Campus da UFC em Quixadá (2009-2011); e diretor do Campus da UFC em Quixadá (2011-2019). Tem experiência na área de ciência da computação, com ênfase em teoria da computação, atuando principalmente nos seguintes temas: verificação de modelos, lógicas para jogos, lógica modal de primeira ordem e teoria dos jogos. Atualmente coordena o Programa de Governo Digital do Estado do Ceará.
  • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG)-Regina Célia Monteiro de Paula: Tem graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado em Química Inorgânica pela UFC e doutorado em Polymer Chemistry pela Universidade Manchester (1995).
  • Atualmente é professora titular do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC, pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Química da UFC (Capes 6). Têm experiência na área de Química, com ênfase caracterização e modificação de polissacarídeos e sistemas nano- e micropartículas de biopolímeros para liberação de fármacos. Regina Célia foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química; Chefe do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica; Coordenadora de Programas Acadêmicos do Centro de Ciências e Diretora do Centro de Ciências da UFC.
  • Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD)-João Guilherme Nogueira Matias: Graduou-se em Física pela UFC (1989), possui mestrado (1993) e doutorado (1999) em Física também pela UFC. Iniciou sua carreira no magistério superior em agosto de 1998 como professor da Universidade do Vale do Acaraú (UVA), de onde foi coordenador do Curso de Física. Em 2006, ingressou na UFC. Foi vice-diretor pro tempore do Campus de Sobral entre 2006 e 2011. A partir daquele ano, foi vice-diretor por dois mandatos (2011-2015/2015-2019), acumulando a coordenação de programas acadêmicos. Em 2019, assumiu a direção daquela unidade acadêmica.
  • Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER)-José de Paula Barros Neto: Graduado em Engenharia Civil pela UFC, com especialização em Engenharia de Produção pela UFC, mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez estágio de pós-doutoramento na Universidade do Texas, em Austin (EUA). É professor titular da UFC, integrando os programas de pós-graduação em Administração e Controladoria (PPAC) e Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil (PEC). Foi diretor do Centro de Tecnologia da UFC; presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC); diretor-presidente da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (ASTEF); coordenador geral do Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento da Construção Civil (GERCON); coordenador técnico do Programa de Inovação da Construção Civil do Ceará (INOVACON); e, mais recentemente, coordenador da Plataforma Ceará 2050, do Governo do Estado do Ceará.
  • Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)-Miguel Franklin de Castro: Possui bacharelado em Computação e mestrado em Ciência da Computação pela UFC; fez o Doutorado em Réseaux du Futur – Communication Intelligente no Instituto Telecom SudParis (anteriormente Institut National des Télécommunications – 2004), na França. Nesse instituto participou posteriormente de programa de pós-doutorado no âmbito do projeto Europeu IST MAGNET (My Personal Adaptive Global NET). É professor titular no Departamento de Computação da UFC. Tem experiência na área de ciência da computação, com ênfase em redes de computadores e sistemas distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: internet das coisas; redes móveis e sem fio; 5g/beyond 5g/6g; sdn; aprendizagem de máquina aplicada; segurança da informação; tic para blended learning; e-health.
  • Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa)-Kamila Bossato Fernandes: Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo, pela UFC (2004), especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem pela mesma instituição (2007), mestrado em Sociologia também pela UFC (2010) e doutorado em Estudos de Comunicação pelo Programa FCT, coordenado pela Universidade do Minho (Portugal) e realizado em parceria com a Universidade da Beira Interior, Universidade Lusófona de Lisboa e Instituto Universitário de Lisboa (2020). É jornalista profissional desde 1998. Ingressou como docente do Curso de Jornalismo da UFC em 2012. É pesquisadora integrada ao Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho (Portugal). Atua principalmente nos seguintes temas: jornalismo alternativo, audiovisual, discurso, produção de sentido e poder.
  • Secretaria de Governança-Luís César Marques de Vasconcelos: Possui graduação em Telemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (2005), especialização em Tecnologias da Informação – Ênfase em Desenvolvimento WEB (2009) na UFC e Mestrado em Engenharia de Teleinformática pela UFC, instituição onde está com doutorado em andamento em Ciência da Computação. Tem experiência na área de ciência da computação em tópicos como Big Data (streaming de dados, mensageria e manipulação de dados), linguagens de programação (Java, Scala, Python), banco de dados (SQL Server, Oracle, MySQL, MongoDB), análise de sistemas, gerência de projetos. É analista de tecnologia da informação na UFC, onde dirigiu a Divisão de Sistemas da Informação (DSI) na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) de 2014 a 2019. Integra o grupo de pesquisa do Insight Data Science Lab e é ex-pesquisador de doutorado no Lead – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell.
  • Secretaria de Acessibilidade (UFC Inclui)-Marilene Calderaro da Silva Munguba: É graduada em Terapia Ocupacional (1981) e Fisioterapia (1979) pela Universidade de Fortaleza. É especialista em Psicomotricidade (1992) e em Nutrição e Dietoterapia (1998) também pela UNIFOR. Possui ainda especialização em Docência de Libras e Proficiência em Libras pela Universidade Tuiuti do Paraná (2012). Fez mestrado em Educação Especial na Universidade Estadual do Ceará (UECE – 2002) e doutorado em Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN – 2008). Realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos / Laboratório METUIA, na área de Terapia Ocupacional Social (2012-2013). É professora adjunta da UFC do Departamento de Letras Libras e Estudos Surdos (DELLES). Lídera o Grupo de Pesquisa Educação para as Diferenças e os Estudos Surdos na Perspectiva Interdisciplinar (EDESPI-UFC) e coordena o Grupo de Estudos Educação para as diferenças e os estudos surdos na perspectiva interdisciplinar (GEDESPI-UFC). Atua com os seguintes temas: estudos surdos, educação especial e inclusiva, desenvolvimento de jogos educacionais digitais e analógicos, videogame, saúde coletiva, terapia ocupacional social, aprendizagem, formação docente voltada para a inclusão educacional.
  • Coordenadoria-Geral de Auditoria-Fernando Saulo Pinheiro do Nascimento: Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-graduação em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Faculdade Cearense (2018). Cursa Mestrado Profissional em Economia do Setor Público na Universidade Federal do Ceará. Atua profissionalmente como auditor da Universidade Federal do Ceará desde 2014. Atualmente é coordenador-geral de Auditoria da UFC, desde janeiro de 2020.
  • Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra)-Eduardo Palheta: Engenheiro civil graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, mestre em Engenharia Civil e doutorando em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal). Possui mais de 20 anos de experiência na atuação como engenheiro civil na Coordenação e Gerenciamento de Projetos e Obras, Manutenção de Máquinas e Equipamentos, bem como professor nos Cursos de Tecnólogo em Construção Civil e Engenharia Civil. Há 12 anos ocupa o cargo de engenheiro civil na Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC, onde já exerceu as funções de engenheiro fiscal de Obras, presidente da Comissão Permanente de Licitação de Obras e Projetos (CPLOP), prefeito do Campus do Pici, diretor do Departamento de Atividades Gerais (DAG), diretor da Divisão de Obras (DO), superintendente-adjunto ocupando atualmente o cargo de superintendente titular de Infraestrutura e Gestão Ambiental da Instituição. Atua também na UFC como coordenador técnico em Projeto de Extensão (ETEC´S).
  • Superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)-Josenília Maria Alves Gomes: É professora adjunta do Departamento de Cirurgia da UFC. Desempenhou funções de gestão na Gerência de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC, 2014-2019), foi secretária executiva de Saúde do Estado do Ceará (2019-2020) e diretora-presidente da Fundação Regional de Saúde (FUNSAUDE, 2021). É médica assistente do Serviço de Dor do HUWC, onde, além das atividades de assistência, desempenha função de preceptoria de residentes e internos. É também professora adjunta do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC – fone: (85) 3366 7331

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).