Pular para o conteúdo principal

Adornos-Iguarias de uma boa Mesa Natalina

Adornos e Iguarias de uma boa Mesa de Natal unem Tradição e Simbolismo.

Nas ruas, as famosas musiquinhas que invadem os ouvidos até mesmo dos menos afeitos à Festa. Nas lojas e residências, a decoração típica que procura chamar a atenção para um dos eventos mais celebrados no mundo todo. Com todo esse Simbolismo à solta, a Festa do Natal é capaz de despertar as mais variadas emoções nos menos crédulos dos corações.

A Cultura do Natal que conhecemos hoje se deve aos cristãos. Conta a lenda que a Igreja, para rivalizar com os pagãos, que celebravam ao seu modo, resolveu criar a Festa da Natividade do Menino de Jesus. Séculos depois, as tradições e seus simbolismos espalharam-se por todo o Mundo.

No Brasil, colonizado por Portugal, um País Cristão, a tradição ficou entranhada na Cultura. Mas outros povos, como conta a professora de Cultura Brasileira Sálua Chequer, também colaboraram para enraizar a Cultura do Natal europeu entre nós, ainda que tenhamos adaptado elementos regionais.

- Toda essa devoção, tudo envolve o caráter religioso de se celebrar o nascimento de Jesus. Dizem que não foram somente os portugueses e espanhóis que contribuíram para esta celebração que temos hoje em dia, mas os alemães também colaboraram. É bem de origem europeia, e se mantém até hoje, a decoração. Era muito comum no interior, com uma seca danada, um galho seco de árvore cheio de algodão representando a neve”, relata.  

A tradição veio dos europeus e fincou raízes, com uma ou outra característica própria em cada região, mas o fato é que se espalhou pelo mundo inteiro, incluindo as tradições das guloseimas, um capítulo à parte deste legado que vem de tão longe.

Se é tempo de reunir a família, também é tempo de comer. Muitas dessas iguarias foram trazidas pelos europeus, a exemplo da rosca, da fatia de parida com canela e açúcar dos portugueses, do Panetone dos italianos e de tantas outras delicias. São guloseimas que cumprem uma tradição, que veio para ficar. Quem não ama encontrar e poder degustar uma mesa repleta dessas felicidades?

A chef Vera Bittencourt, com bisavô de origem portuguesa e avô francês, teve a oportunidade de estudar Gastronomia na Itália, na Grécia, em Portugal e na Espanha. Nessas regiões, fez contato com as mais tradicionais iguarias natalinas. Ela percebeu a importância que eles dão às receitas desse evento tão esperado no mundo todo. São culturas que procuram perpetuar os saberes por toda a família para que as tradições não se percam.

Elwood Yodogawa- É muito forte essa tradição de celebrar o Natal na Europa. Em alguns países é mais que em outros. Na Grécia, Portugal também, e na Itália com seu Panetone”, conta.

Impressionada com a Cultura desses povos, a chef trabalha com as mais tradicionais receitas de Natal da Europa e procura não modificar o que foi ensinado, nem na decoração e muito menos na receita.

- As pessoas com 80 anos que fazem um Bolo Grego, um Bolo Natalino, uma senhora que faz o Panetone tradicional têm toda uma história por trás. Elas preparam a ceia lembrando do passado de quando eram crianças, elas têm a tradição de passar de geração para geração. Tem a receita de família que era da avó, da bisavó, e vai passando. Isso para mim é muito interessante, tanto que não gosto de mexer em pratos clássicos, não gosto de modificar, não gosto de adaptar. Eu gosto de seguir à risca porque gosto de respeitar a história de cada prato. O Panetone que faço é uma receita italiana tradicional, bem artesanal, bem original”, afirma.

As superstições também fazem parte da tradição do Natal nesses locais, que trazem elementos curiosos.

- Eu observei as superstições em vários países. Na Grécia, Itália, em Portugal, a canela é colocada para trazer prosperidade e o Mel, -  o Mel Grego é considerado o melhor do mundo - eles sempre usam para adoçar a vida. Então, eles colocam muito mel em Bolos e Biscoitos”, destaca.

O Bolo Grego de Iogurte, “que leva nem que seja um pouquinho de canela e mel”, como diz a chef, é uma dessas iguarias cheias de crendices deliciosas, como relata.  

- Eles colocam uma moeda dentro do Bolo, quem achar tem a sorte durante todo o ano que vai entrar. A moeda é enrolada no papel alumínio e jogada na massa. Quando o Bolo é servido e a pessoa encontra o dinheiro é uma Festa. Ela foi a escolhida pela sorte, passa a ser agraciada pela sorte e vai ser a pessoa mais próspera do ano”, revela.

Trazendo um pouquinho da sorte para os baianos, que também são chegados a uma crendice, Vera vai nos ensinar como fazer o Bolo de Iogurte Grego, originário da Ilha de Creta, com todas as superstições que temos direito. 

Além de gostoso, conta Vera, “ele é prático e fácil de fazer”, diz. 

E vamos nós de Bolo de Iogurte Grego para nos trazer sabor e muita sorte neste ano vindouro! 

Bolo de Iogurte Grego-Ingredientes:

  • 260g de farinha de trigo
  • 100g de açúcar
  • 170 ml de iogurte natural
  • 40g de mel
  • 30ml de suco de limão Siciliano
  • 50g de manteiga
  • 3 ovos
  • 14g de fermento em pó
  • Raspas de laranja
  • 5g de canela em pó
  • Um pedaço pequeno de papel alumínio
  • Uma moeda (do maior valor)

*Antes de preparar o Bolo, deixar a moeda numa solução de água com água sanitária, por uma hora. Lavar com detergente, secar bem e enrolar no papel alumínio.

Modo de fazer

  • Bater os ovos com açúcar e a manteiga até ficar cremoso.
  • Adicionar iogurte, mel, suco de limão, raspas de laranja e canela e misturar.
  • Adicionar a farinha de trigo peneirada e bater até ficar com a massa homogênea. Adicionar o fermento e misturar. Neste ponto, jogue a moeda da sorte.
  • Assar em forma untada e enfarinhada em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos. Desenformar o Bolo frio ou morno.

*Esta coluna está em pequeno Recesso Natalino. Aproveite para reler uma interessante matéria sobre um Bolo delicioso e fácil de fazer para o Natal. Dá tempo! Feliz Natal a todos! 

Por @isabel _qoliveira

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando