Pular para o conteúdo principal



UFC integra visita a Harvard para apresentar Pesquisa sobre Covid

Com o objetivo de apresentar e discutir resultados da pesquisa intitulada “Effect of covid-19 and violence on the work process and mental health of community agents in Brazil” ("Efeito da Covid-19 e da violência no processo de trabalho e na Saúde Mental dos agentes comunitários no Brasil"), a Universidade Federal do Ceará (UFC) integra comitiva de oito pesquisadores de instituições do Ceará e Pernambuco para Visita Técnica à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, no período de segunda-feira (18) a sexta-feira (22/3/2024).


Os pesquisadores realizam estudos na área de Atenção Primária à Saúde (APS) e integram instituições da rede Nós APS Brasil, da qual participam mais de 20 estudiosos de diversos Estados sob coordenação da professora Anya Pimentel Fernandes Gomes Vieira Meyer. Ela atualmente é pesquisadora visitante na Universidade de Harvard e orientadora de estágio pós-doutoral na Fundação Oswaldo Cruz Ceará (Fiocruz-CE) da professora Regina Glaucia Lucena Aguiar Ferreira, da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), que representará a UFC na Visita Técnica a Harvard.

A professora Anya Meyer informa, que os estudos, que integram a Pesquisa foram iniciados em 2019 e deram origem a projetos que se entrelaçam com dados coletados em 2021 (quantitativos), 2022 (qualitativos), 2023 (quantitativos) e 2024 (qualitativos e em análise). Neles, os pesquisadores revelam a complexa situação da influência da violência e da Covid-19 nos processos de trabalho e Saúde Mental dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em oito municípios nordestinos. Desses, quatro são capitais: Fortaleza, Teresina, João Pessoa e Recife; e quatro cidades do Interior do Ceará: Sobral, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Na conclusão, de uma maneira geral, a professora Anya Meyer explica que foi observado que quanto maior a violência urbana, menor a capacidade dos ACS de desenvolver suas atividades dentro das normas do Sistema Único de Saúde (SUS), como visitas domiciliares e ações de promoção da Saúde na comunidade, inclusive relacionada à Covid-19. Foi destacado também o quanto o quadro aumenta o sofrimento mental desses profissionais.

A pesquisa indica ainda que nas regiões mais vulneráveis, com os maiores indicadores de violência, é onde existe maior cobertura de agentes de Saúde, mas esse dado, considerado positivo, acaba sendo prejudicado diante da limitação das atividades dos agentes de Saúde por conta da insegurança.

- Os efeitos dessa violência, que limita o pleno exercício das atividades dos agentes de saúde têm repercussão, principalmente, na parcela idosa da população dessas comunidades. Eles adoecem mais, têm mais dificuldades em acessar as Unidades de Saúde, as visitas domiciliares tanto de agentes de saúde como de profissionais de Nível Superior (médicos, enfermeiros etc.) têm menor frequência e têm menor duração”, cita a professora Anya Meyer a partir de um estudo realizado na Região do Cariri Cearense.

Com relação aos efeitos da Covid-19 no trabalho dos agentes de Saúde, os estudos demonstram que, além das dificuldades impostas pela própria pandemia, como períodos de lockdown, os agentes enfrentaram ampla exposição ao vírus em razão da própria natureza de suas atividades.

Mais detalhes sobre os resultados podem ser vistos na página da rede Nós APS Brasil no site da FIOCRUZ-CE.

A pesquisa “Effect of covid-19 and violence on the work process and mental health of community agents in Brazil” tem financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Fundação Lemann/Universidade de Harvard.

PARCERIAS:
 “Temos um grupo grande no Brasil com mais de 20 pesquisadores, destes alguns são da UFC, como as professoras Regina Lucena, Andréa Silvia Walter de Aguiar e Neiva Francinelly Vieira [da FFOE]”, ressalta a professora Anya Meyer. Para ela, a parceria com a UFC e tantas outras instituições é essencial. 

- São pesquisadores com background diferente, histórias de pesquisa diferentes que somam no pensar e no analisar os dados. Esse trabalho colaborativo permite também irmos mais longe, coletando dados num número maior de locais, e termos vários olhares na hora da análise e disseminação da informação”, considera a coordenadora Anya Meyer.

Ela acrescenta, que o trabalho em conjunto é essencial para a riqueza do projeto que, em última instância:

- Visa contribuir com informações que possam ativar ações e políticas públicas que possam favorecer o desenvolvimento pleno das atividades dos agentes comunitários de saúde e, assim, impactar positivamente na saúde da população, que acaba sendo afetada de tantas formas com a questão da violência, inclusive diminuindo a capacidade do nosso Sistema Único de Saúde-SUS de cuidar dessas pessoas”, pondera.

Quanto à participação da FFOE/UFC, a professora Regina Lucena esclarece que, juntamente com a Profª Andrea Silvia, vem atuando em dois eixos no grande estudo mencionado pela professora Anya. O Eixo 1 trata da “percepção da violência sofrida pelo Agente Comunitário de Saúde em seu processo de trabalho”; e o Eixo 2 aborda “a resiliência de sistemas de Saúde sob a ótica do Agente Comunitário de Saúde”. Já a professora Neiva Francinelly está envolvida nas pesquisas quanto à análise das informações e na escrita dos artigos científicos que resultarão dos estudos.

- Além desses dois eixos, outros estão sendo trabalhados por outros pesquisadores do grupo NósAPSBrasil”, reforça a professora Regina Lucena. A coleta de dados dos dois eixos mencionados foi feita em 2023, e as professoras agora estão na fase de análise dos dados. 

- Neste primeiro semestre de 2024, já devemos estar divulgando os resultados. É um estudo robusto, com muitas informações, que resultará em muitos desdobramentos”, avalia a professora Regina Lucena.

AGENDA DA VISITA: A comitiva de pesquisadores, que integram a Rede Nós APS Brasil será recepcionada em Harvard pelas professoras Anya Vieira Meyer, Aisha Yousafzai e Márcia Castro. No programa estão previstos encontros com pesquisadores americanos do Programa Takemi da School of Public Health T. Chan, e do David Rockfeller Center for Latin American Studies (DRCLAS), entre outros.

O grupo visitante reúne pesquisadores da:
Fiocruz Ceará.
Fiocruz Pernambuco.
Universidade  Federal do Ceará (UFC).
Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Universidade Regional do Cariri (Urca).
Universidade do Vale do Acaraú (Uva),
Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa-CE).

Confira a relação dos visitantes a Harvard: 
  • Professora Alice Maria Correia Pequeno (Sesa-CE).
  • Professora Ana Patrícia Pereira Morais (Uece).
  • Professora Maria de Fátima Antero Sousa Machado (Fiocruz-CE e Urca).
  • Professora Maria Socorro de Araújo Dias (Uva).
  • Professora Maristela Inês Osawa Vasconcelos (Uva).
  • Professora Regina Glaucia Lucena Aguiar Ferreira (UFC).
  • Professor André Luiz Sá de Oliveira (Fiocruz-PE).
  • Professor Sidney Feitoza Farias (Fiocruz-PE).
SAIBA MAIS: A Rede Nós APS Brasil é formada por pesquisadores da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Foi construída em 2019 a partir do encontro de pesquisadores de duas redes de pesquisa preexistentes: a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) e a Rede FIOCRUZ Nordeste, entendendo como objetivo em comum o aprofundamento dos conhecimentos na área da atenção primária, mais especificamente dos atores envolvidos na Estratégia de Saúde da Família, através de avaliação dos desafios encontrados e proposição de caminhos para seus enfrentamentos.

Mais informações no site da FIOCRUZ-CE e no canal da rede no YouTube.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).