Pular para o conteúdo principal



Babu Santana alerta sobre os perigos do Diabetes

Babu Santana, ator e cantor consagrado que ganhou fama ao participar do maior reality show da TV brasileira, é o convidado desta semana do PodSempre, o videocast, que traz informações sobre a Saúde e o Bem-Estar dos famosos. No bate-papo, o artista fala sobre um susto que enfrentou pouco após a saída do programa exibido na maior emissora do País e o apoio do público na sua busca por um estilo de vida mais saudável. Babu, que conta com mais de 5 milhões de seguidores nas suas redes sociais, compartilha ainda experiências pessoais relevantes relacionadas à Saúde e Bem-Estar. 

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, o episódio focado em Saúde Pública com o tema “Diabetes”, foi ao ar nesta quarta-feira (10/4/2024), às 12 horas, no canal do YouTube da rede. E o episódio com o ex-BBB traz uma grande novidade em seu conteúdo: a inclusão da tradução em libras para garantir mais acessibilidade ao público.


O ponto mais emocionante da conversa com a apresentadora Juliana Oliveira foi quando o ator falou sobre o seu processo de descoberta do Diabetes tipo 2. Antes mesmo de entrar no programa, ele já havia recebido o diagnóstico de Pré-Diabetes, que é como um alerta do corpo indicando que o risco de desenvolver a doença é grande. “As pessoas queriam saber por que eu ia tanto ao confessionário. Era para medir a glicemia”, recorda. 

Após sua saída do reality, a rotina ficou frenética. Sem tempo para cuidar da alimentação ou realizar atividade física, o entrevistado conta que começou a sentir alguns sintomas estranhos, como sede excessiva, muita vontade de urinar e cãibras nas pernas. 

- Como a gente estava no auge da Pandemia, pensei que poderia ser Covid”, relata. 

Ao chegar ao pronto-socorro, o susto: seu corpo estava em Cetoacidose Diabética, uma complicação aguda e grave do Diabetes, que pode inclusive levar à morte. Ao todo, passou oito dias internado no hospital, sendo cinco na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

- Você só percebe que está vivo de verdade quando está com a vida em risco. Senti muito medo, pensava sem parar nos meus quatro filhos”, declara, emocionado.

O período foi decisivo para que abraçasse de vez um estilo de vida mais saudável. 

- A Obesidade não pode ser romantizada, já que ela aumenta os riscos de doenças, como pressão alta, AVC e Infarto. O diagnóstico de Cetoacidose assusta muito, mas é possível reverter o quadro”, frisa.

 Inicialmente, buscou o auxílio de uma médica endocrinologista e de uma nutricionista, além do apoio de uma psicóloga.

Babu confessa que o começo foi difícil, mas que com disciplina e dedicação chegou a perder 30 quilos. Além de apostar em uma alimentação mais saudável e na prática regular de exercícios, acredita que uma decisão fundamental foi abolir o consumo de doces e bebidas açucaradas, como refrigerantes. 

- Quando falamos de drogas, pensamos imediatamente nas substâncias ilícitas, mas o açúcar é tão perigoso quanto”, destaca. 

Outro hábito que o ator tenta deixar para trás é o Tabagismo.

Após um período de disciplina, ele confessa que chegou a enfrentar alguns problemas de Saúde Mental e voltou a ganhar peso. 

- Eu preciso ser sincero, não posso vir aqui e fazer propaganda de algo que não é real. Passei por um período difícil em que me vi deprimido e acabei descontando na comida”, confessa. “Aprendi a olhar para mim depois do diagnóstico. Os homens ainda são criados para serem fortes e acabam procurando auxílio médico somente em última instância. Tenho amigos que nunca foram nem ao cardiologista, quanto mais ao psicoterapeuta”, reflete.

Um dos maiores mitos, de acordo com o cantor, é que a alimentação saudável é cara. O artista destaca o valor de alimentos simples, que fazem parte da dieta do brasileiro, como arroz e feijão, legumes, frutas e proteínas, como fígado. 

- Eu adoro Fígado, por exemplo, que é uma opção mais barata e nutritiva, mas sei que muitas pessoas têm preconceito”, declara. 

Babu também falou do suporte, que recebeu de seus seguidores na jornada por uma vida mais saudável: 

- Dentro do Programa eu me sentia isolado, mas aqui fora o público se mostrou muito receptivo e me apoia nas minhas dificuldades”.

Confiante no futuro, o entrevistado tem se dedicado ao grupo de teatro Nós do Morro, grupo sem fins lucrativos que oferece acesso à cultura para crianças e adolescentes que residem no Vidigal, no Rio de Janeiro. Atual membro da diretoria que o lançou nos palcos, ele também atuou no longa “Oeste Outra Vez” e na Série “O Jogo que mudou a História”, que devem estrear em breve. 

- Também estou doido para voltar com a minha Banda, ainda estou me organizando para isso”, conclui.

Uma doença silenciosa: Juliana aproveita para destacar os perigos do Diabetes, uma doença silenciosa e que afeta cada vez mais brasileiros. Além de um estilo de vida mais saudável, uma das melhores formas de prevenção e acompanhamento da doença é a realização de exames regulares, como testes de Glicemia, Hemoglobina Glicada e Avaliação Corporal. 

- Todos esses exames e muito mais podem ser realizados de forma rápida, fácil e acessível nos consultórios do Clinic Farma, da Pague Menos”, destaca a apresentadora.

Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...