Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas-Canjica

São João já chegou com suas deliciosas comidas típicas.

Quando a chuvarada do meio do ano começa a surgir, acompanhado de um friozinho gostoso do “interior”, somos invadidos por uma melodia tradicional e inesquecível que nos atravessa todos os sentidos. Nosso pezinho, que já não nos obedece mais, começa a pisotear o chão em um voluntarioso arrasta- pé. É o São João começando em todo o Nordeste.

Além da fogueira, dos vestidos coloridos, da decoração brejeira, das músicas típicas e da sanfona tocando solta, um cheiro de delícias se espalha pelo ar, nos arrebatando por completo. As comidas típicas deste período são um capítulo à parte neste gostoso cenário nordestino.

Daniela Lisboa, de 35 anos, e sua irmã e sócia Cláudia, que administram a Barraquinha Junina localizada na Ceasinha do Rio Vermelho, sabem bem disso. Este período é de muita festa, mas também de muito trabalho para garantir que nada falte aos seus clientes durante as festividades juninas.E ai delas se faltar a canjica, a pamonha, o bolo, e outras delícias típicas muito disputadas na barraquinha famosa.

São João já chegou com suas deliciosas comidas típicas São João já chegou com suas deliciosas comidas típicas

[...] tranformou-se em uma tradição porque as pessoas já chegavam na Ceasinha procurando. - Onde é aquele restaurante que tem uma barraquinha, que tem uns produtos juninos? E isso foi se firmando. Hoje, quando a gente não coloca logo a barraquinha as pessoas já ligam perguntando.-Que dia vão colocar ?”. Chegam até a ligar para a administração quando não encontram”, relata Daniela.

Daniela e suas irmãs aprenderam o ofício com sua tia, Ana Lúcia Lisboa, com quem foram criadas. A Barraquinha Junina é parte do restaurante Filhas d'Ana, localizado na Ceasinha há 35 anos, um negócio herdado pelas sobrinhas e de onde elas retiram seu sustento.

A tia foi quem ensinou todos os segredos da culinária ao longo dos anos, e hoje são elas que gerenciam. A barraquinha, montada especialmente para o São João, começou bem pequena na frente do restaurante, mas hoje se tornou um modelo de negócio.

“A gente trabalha com milho natural, leite de coco natural, a gente não usa conservantes, é tudo como ela [a tia] fazia antigamente mesmo”

A canjica é o carro-chefe da famosa barraquinha, e a forma especial como foi ensinada às meninas da tia Ana revela o imenso carinho que ela tem por suas sobrinhas. No entanto, para quem não conhece a forma unusitada como foi ensinada, causa risos.

As meninas de tia Ana ainda eram jovenzinhas, mas já estavam atentas ao movimento do restaurante. Aos poucos elas foram aprendendo como faziam aquelas delícias. Foi a canjica quem mais chamou atenção de Daniela, que lembra bem como a tia ensinou.

“Quando a gente estava preparando a canjica, ela dizia que a canjica ficava pronta quando fazia ‘uma cara de velho’. Isso porque a canjica fica meio ‘engiadinha’, [ enrugado, no Nordeste]. Ela vai se juntando no meio da panela, sobe uma bolha, que parece uma boca, e fica parecendo o formato do rosto de um velho”, revela Daniela.

E ela relembra como sua tia ensinava: "Então, ela dizia assim: 'Olha, a canjica só está pronta, só está boa para tirar do fogo quando ela faz a cara de velho!' A gente esperava com expectativa o momento em que a canjica fazia 'a cara de véio' para desligar o fogo e colocá-la nos potinhos", conta rindo.

Dizem que a festa junina é um evento familiar que inclui toda gente agregada à familia. É uma oportunidade para se reunirem, acenderem a fogueira, comerem petiscos e preservarem uma antiga tradição e cultura nordestina, festa eternizada em inúmeras músicas espalhadas pelo Nordeste, como as do inesquecível Luiz Gonzaga. Não há quem não sacuda o corpo em um passinho que começa tímido para logo depois sair saracoteando ao som do eterno Rei do Baião.

“A fogueira tá queimando

Em homenagem a São João

O forró já começou

Vamos gente, rapapé neste salão......”

Vamos de canjica com "cara de véio" de Daniela e sua família!

Canjica caseira-Ingredientes:

  • 4 espigas de milho maduras
  • 1 coco seco ralado
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 pitada de sal

Modo de fazer:

  • Retire o milho das espigas, lave e bata no liquidificador. Em seguida, passe o milho batido por uma peneira.
  • Coloque o milho batido em uma panela e leve ao fogo, adicionando o açúcar e o sal. Mexa sem parar.
  • Bata o coco para retirar o leite utilizando água morna.
  • Quando a canjica estiver ficando dura , adicione o leite de coco e continue mexendo.
  • Deixe cozinhar até ficar no ponto desejado.

Com informações de Isabel Oliveira.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...