Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta sexta-feira (19 de julho de 2024), para:
- 64 anos de Inês Castro (foto).
- 58 anos de Izaias Luciano (foto).
- Jornalista Valéria Cavalcante (foto).
- Jornalista Francisco Victor Sampaio Soares (foto).
- Jornalista Patrício Lima (foto).
- Radialista Eliezer Cristiano Alcântara da Silva.
- Radialista Francisco Iramar da Silva.
- Aécio Timbó Braga.
- Vicente Pinto.
- Tassiany Pereira.
- Dia Nacional do Futebol.
- 190 anos do nascimento do pintor, gravurista, escultor e fotógrafo francês Edgar Degas.
- 130 anos do nascimento do engenheiro estadunidense Percy Spencer-Inventor do forno de micro-ondas.
- 72 anos de fundação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
- 70 anos que o cantor estadunidense Elvis Presley gravou seu primeiro single com a música "That's all Right".
- 10 anos da morte do psicanalista, educador, teólogo, escritor mineiro Rubem Azevedo Alves.
Arquivo Nirez para 19 de julho na História do Ceará:
- 1630 - O Capitão-Mor Domingos de Veiga Cabral é nomeado capitão do forte.
- 1888 - Publica-se em Fortaleza o jornal científico e literário "Evolução", pelo capitão Antônio Duarte Bezerra, Francisca Clotilde Barbosa Lima e Joaquim Fabrício de Barros.
- 1900 - Morre, aos 28 anos de idade, João Lopes de Abreu Lage (Lopes Filho), funcionário da Alfândega. Era membro da Padaria Espiritual e do Centro Literário. Hoje é nome de rua no Amadeu Furtado. Nascera no dia 7/4/1868 em Fortaleza.
- 1901 - Morre, aos 57 anos de idade, no Rio de Janeiro, o advogado, escritor, teatrólogo, cearense de Aracati, onde nascera a 10/11/1843, José Avelino Gurgel do Amaral, que hoje é nome de rua no centro de Fortaleza e Patrono na Academia Cearense de Letras - ACL.
- 1912 - Assume a Chefia de Polícia deste Estado Álvaro Teixeira de Sousa Mendes (Álvaro Mendes). O cargo equivale hoje ao de Secretário de Segurança Pública e Defesa da Cidadania.
- 1912 - Assume o comando da 3ª Região Militar sediada em Fortaleza, o capitão Antônio Ferreira Dias, comandante da 2ª Companhia isolada de caçadores.
- 1924 - Instala-se a Associação dos Chauffeurs do Ceará - ACC, fundada em 25/1/1924, que logo passa a influir culturalmente, fazendo surgir a marca de “Cigarros ACC”. Os fundadores foram Mozart Pinto Damasceno, Henrique Diniz, Mário Pinto de Mendonça, Mário Oton do Amaral Henriques, Raimundo Vieira, Antônio Barbosa, Raimundo Barbosa, Rodolfo Tomé da Cunha, Francisco Alexandre da Silva, Celso Lopes, Paulo Barros, Pedro Tabosa, Francisco Joaquim da Silva, Luís Gonzaga Nogueira, Antônio Santos Barreto, José Coelho, Renato Carneiro, Francisco Gomes do Nascimento e José Correia de Vasconcelos.
- 1924 - Morre, vítima de ferimentos recebidos no dia cinco, na revolta chefiada pelo general Isidoro Dias Lopes, o capitão Joaquim do Nascimento Fernandes Távora (Joaquim Távora), aos 43 anos de idade. Nascera no Jaguaribe Mirim, CE, em 15/7/1881. Hoje é nome de bairro em Fortaleza.
- 1931 - Inaugurada a nova sede da Associação dos Chauffeurs do Ceará - ACC na Rua Major Facundo esquina com a Rua Meton de Alencar. Na ocasião, o padre Geminiano Bezerra, capelão da Associação, doa uma imagem de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Falam na ocasião, o prefeito de Fortaleza, Antônio Urbano de Almeida, e o advogado Raimundo Gomes de Matos “Gomez”. A bênção das instalações é procedida pelo monsenhor Tabosa.
- 1934 - Criada a Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, pelo Arcebispo Metropolitano Dom Manuel da Silva Gomes.
- 1934 - Morre, em Fortaleza, aos 44 anos de idade, o comerciante Jerônimo de Oliveira Torres (Jerônimo Torres), proprietário da fábrica de chapéus-de-sol, que esteve por muitos anos na Rua Pedro Borges, esquina com Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira. Nascera em Mossoró, RN, em 31/1/1891.
- 1941 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), mais quatro membros: João Franklin de Alencar Nogueira (João Nogueira), Dolor Uchoa Barreira (Dolor Barreira), Raimundo Girão e Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo).
- 1946 - O interventor Pedro de Brito Firmeza (Pedro Firmeza) exonera o prefeito César Cals de Oliveira, que no dia seguinte é substituído pelo advogado Romeu Coelho Martins (Romeu Martins).
- 1948 - Inaugurada, nas dependências da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, a Maternidade Santa Catarina de Labouré, destinada a pensionistas.
- 1948 - O prefeito Acrísio Moreira da Rocha assume a presidência da The Ceará Tramway, Light & Power Co. Ltd., empresa encampada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.
- 1952 - Inauguram-se as novas instalações do Náutico Atlético Clube, nas Avenida Desembargador Moreira e Avenida Beira-Mar, na Praia do Meireles, prédio com planta do arquiteto Emílio Hinko.
- 1954 - Chega a Fortaleza para apresentações ao microfone da ZYR-7, Rádio Iracema de Fortaleza, o Conjunto de Ritmos Brasileiros, do compositor, sanfoneiro e cantor Luís Gonzaga do Nascimento, integrado por Januário, com seus oito baixos; Pepê, o malabarista do xaxado; Zequinha, o famoso rei do passo, e Anão, o ‘‘cangaceiro’’ do xaxado.
- 1957 - Começa a circular a revista Ceará Mercantil, da Federação do Comércio do Estado do Ceará - Fecomércio.
- 1973 - O economista Rubens Vaz da Costa (Rubens Costa) é homenageado no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará - UFC, com a título de Doutor Honoris Causa.
- 1976 - Sai o primeiro número do Domingão, jornal de esportes dirigido por Walter Costa Lima, Tarciso Correia, Halmalo Silva e Celso Martinelli, fotografia de Cláudio Abrew.
- 1977 - Lançamento da Pedra Fundamental do Edifício Raul Barbosa, do BNB, pelo presidente do banco na época, economista Antônio Nilson Craveiro Holanda (Nilson Holanda).
- 1977 - Inicia-se em Fortaleza, o funcionamento das linhas de ônibus interbairros, Antônio Pompeu-Montese, Parangaba-Antônio Bezerra, Antônio Bezerra-Aldeota e Parangaba-Mucuripe.
- 1982 - Inaugurado o Edifício Raul Barbosa, sede do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, entre as Rua da Assunção, 118, Pedro I e Floriano Peixoto, com a presença de todos os governadores do Nordeste.
- 1983 - O popular comerciante Antônio Alberto Ramalho Gondim, conhecido como Gumercindo, desportista que mantinha uma banda que alegrava os jogos do Fortaleza Esporte Clube., mata sua mulher Sônia Mac-Dowell Gondim.
- 1985 - Assume a Delegacia Regional do Trabalho - DRT, o advogado Amadeu Arrais de Araújo.
- 1988 - Falece, aos 65 anos de idade, o médico Rigoberto Romero de Barros, cearense de Itapipoca nascido em 1/7/1923, que foi deputado estadual em três legislaturas e Secretário de Estado.
- 1994 - Criado o Departamento de Patrimônio Histórico Cultural dentro da estrutura organizacional da Fundação Cultural de Fortaleza pelo prefeito Antônio Elbano Cambraia.
- 1999 - A Embratel lança ao mar, na Praia do Futuro, o cabo submarino internacional de fibras óticas Américas II, ligando o Brasil aos Estados Unidos da América.
- 2005 - Falece, na madrugada, aos 93 anos, o psiquiatra e neurologista Antônio Vandick de Andrade Ponte (Vandick Ponte), um dos maiores nomes da psiquiatria no Ceará. Estava internado desde o dia anterior, no Hospital São Mateus apresentando um quadro de pneumonia. O velório acontece na Igreja Nossa Senhora das Graças, no Hospital Geral do Exército, e o sepultamento no dia seguinte, às 16 horas, no Parque da Paz. Cursou Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro. De volta a Fortaleza, foi professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Mais tarde, tornou-se também livre-docente da Faculdade de Direito da UFC. Em 1952, fundou, com o médico Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço), a Casa de Saúde São Gerardo. Em 1984, recebeu o troféu Sereia de Ouro pelo seu destaque na área, lembrado por colegas dos diversos hospitais onde atuou. Membro da Academia Brasileira de Neurologia e da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, foi um dos fundadores da Sociedade Cearense de Psiquiatria - Socep, a qual presidiu. Era nascido em Sobral em 1912.
- 2017 - Morre, em Fortaleza, o engenheiro civil Raimundo Guilherme da Silveira (Didi Silveira), aos 90 anos de idade. Trabalhou muitos anos para o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS e outros órgãos públicos. Boêmio, era conhecido nas rodas musicais de Fortaleza e do Rio de Janeiro. Didi Silveira nascera em 11/2/1927.
- 2023 - Morre, em Fortaleza, a jornalista Déborah Christina Marques Ferreira Lima aos 52 anos de idade, vítima de câncer. Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará – UFC, foi repórter de política no grupo O Povo de comunicação, jornal “O Estado”, Rede TV, rádios CBN, Extra, RCN, Universitária FM e era detentora do Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. Seu corpo é velado na Funeráia Ternura e o sepultamento no Cemitério Parque da Paz. Déborah presidiu o Sindjorce por dois mandatos.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário