Pular para o conteúdo principal



Ceará tem 122 casos de Febre Oropouche

Febre Oropouche: médico da Hapvida NotreDame Intermédica orienta sobre sintomas e prevenção.

No Ceará, já são 122 casos da Febre 
Oropouche registrados, com primeiro caso de possível morte fetal causada pela doença, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado. O médico infectologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Yuri Eloy, orienta sobre os cuidados.

O mais recente Boletim Epidemiológico, divulgado em 9 de agosto pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), contabiliza 122 casos da febre Oropouche no Ceará. Há investigações também de um caso de morte fetal possivelmente causada pela condição, na localidade de Capistrano, região do Maciço de Baturité, distante cerca de 103 km de Fortaleza. De acordo com a Sesa, a gestante de 40 anos estava com 34 semanas e o estado de saúde dela é estável.

O médico infectologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Yuri Eloy, reforça a necessidade da prevenção e tranquiliza a população. No entanto, ele orienta para a necessidade de ficar atento aos sintomas, para os casos em que é necessário buscar atendimento médico e para as ações fundamentais de prevenção da doença.

O vírus que provoca a infecção é conhecido entre cientistas como Orthobunyavirus oropoucheense (OROV). Os sintomas incluem febre súbita, dor de cabeça, dor muscular e articular. Outros sinais são tontura, dor atrás dos olhos, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos. Como os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, como a Dengue e a Chikungunya, o diagnóstico é feito por avaliação clínica, epidemiológica e laboratorial.

De acordo com o infectologista Yuri, prevenir a Febre do Oropouche envolve também medidas para reduzir as populações de mosquitos. 

- A eliminação de criadouros e o uso de repelentes são essenciais. Casos que envolvem o sistema nervoso central ou manifestações hemorrágicas requerem atenção médica imediata. Pacientes imunocomprometidos também devem ser monitorados de perto. Até 60% dos casos podem apresentar recidiva dos sintomas após uma a duas semanas, necessitando acompanhamento médico se houver agravamento”, destaca.

Yuri Eloy explica que, devido à semelhança dos sintomas com outras arboviroses, a doença acaba sendo subnotificada e pouco conhecida pela população urbana, dificultando o diagnóstico diferencial. O médico destaca a necessidade de vigilância. Medidas preventivas e um diagnóstico preciso são cruciais para controlar a disseminação desta Arbovirose emergente.


Prevenção: Como ainda não existem vacinas disponíveis para evitar a infecção pelo OROV, as autoridades de saúde sugerem algumas medidas básicas para diminuir o risco de contrair a infecção:

- Evitar áreas onde há muitos mosquitos, especialmente os maruins;
- Instalar telas de malha fina em portas e janelas;
- Usar roupas que cubram a maior parte do corpo, para impedir as picadas dos mosquitos;
- Aplicar repelente nas áreas da pele que permanecerem expostas;
- Manter a casa limpa, especialmente áreas externas com plantas ou animais – o material orgânico, como folhas e frutos que caem no solo, pode atrair mosquitos.

Mais dados sobre a febre Oropouche no Ceará: De acordo com o Boletim Epidemiológico, divulgado em 9 de agosto pela Sesa, o primeiro caso da doença no Ceará foi confirmado no dia 21 de junho de 2024, identificado na zona rural do município de Pacoti.

Em entrevistas à imprensa regional, o secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antônio Silva Lima (Tanta), afirmou que o vetor, o mosquito Culicoides paraensis, parece uma mosca e possui uma capacidade rápida de transmissão. O secretário Tanta explicou ainda que o vetor já existia no Ceará e é reconhecido pela população como maruim, polvinha ou mosquito-pólvora. Antes restrito à região Norte, o vírus Oropouche foi adquirido pelo vetor, por meio de indivíduos que circulavam pelo País, passou por mudanças genômicas e conseguiu se espalhar para outros Estados.

O Boletim Epidemiológico do dia 9/8/2024, que confirmou os 122 casos de Febre do Oropouche, classificou as ocorrências como um evento atípico, visto que a doença não é considerada endêmica no estado. Os casos confirmados estão distribuídos em seis municípios da região do Maciço do Baturité, sendo eles: Aratuba (32), Pacoti (29), Mulungu (26), Capistrano (12), Redenção (20) e Palmácia (3). A maioria dos casos confirmados reside ou frequenta a zona rural de seus municípios.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica: Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A Companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende cerca de 15,7 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 347 clínicas médicas e 294 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida