Bicicletar atinge 7 milhões de viagens e atende toda a cidade de Fortaleza pela primeira vez
Com a inauguração das novas estações no bairro Jangurussu, o sistema passou a operar em todas as 12 regionais (Fotos: Yuri Allen/Prefeitura Municipal de Fortaleza)
O Bicicletar, um dos sistemas de bicicletas compartilhadas mais populares do Brasil, alcançou nesta quinta-feira (19/09) a marca de 7 milhões de viagens. Em sua maior fase de expansão e modernização, o sistema conecta toda a cidade ao entrar em operação, pela primeira vez, em todas as 12 regionais de Fortaleza. Duas novas estações entraram em funcionamento no bairro Jangurussu, facilitando ainda mais o deslocamento da população.
As estações 282 - Castelo de Castro e 288 – Feira do São Cristóvão, ambas localizadas na Av. Castelo de Castro, possuem 12 vagas de bicicletas cada e interliga os usuários às estações de Messejana. Equipadas com dispositivos antifurto e conectadas a uma central de operação, as estruturas possuem reforço na segurança e durabilidade das bicicletas e seus componentes.
- O Bicicletar é parte de uma série de políticas públicas que torna Fortaleza referência nacional no estímulo à mobilidade ativa. Ao modernizar e levar o sistema para todas as regionais, queremos incentivar que mais pessoas utilizem a bicicleta como meio de deslocamento seguro e sustentável”, destaca Antônio Ferreira Silva, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Gerido pela AMC, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em parceria com a Unimed Fortaleza, o Bicicletar é considerado um dos maiores sistemas de bicicletas compartilhadas no Brasil em número de estações por habitantes. São 242 destes equipamentos operando até o momento e previsão de funcionamento de 300 no total até o fim do ano.
Atualmente, quase 90% das estações estão a 300 metros de pelo menos uma infraestrutura cicloviária, consolidando Fortaleza como uma cidade que promove o uso da bicicleta como meio de transporte acessível e sustentável. O programa possui 1.500 bicicletas convencionais, 100 bikes elétricas e 15 estações do Mini Bicicletar, versão infantil do programa.
Como utilizar o sistema: O Bicicletar oferece passe gratuito para usuários do Bilhete Único, permitindo viagens de até 60 minutos, de segunda a sábado, e 90 minutos aos domingos e feriados, com intervalo mínimo de 15 minutos entre as viagens. Fora do intervalo, é necessário adquirir Para outras opções, os passes estão disponíveis (hiperlink: https://www.bicicletar.com.br/comoutilizar.aspx).
Os usuários podem se cadastrar no aplicativo do Bicicletar, disponível para Android e iOS, e escolher ou reservar sua bicicleta. Alternativamente, é possível retirar as bikes utilizando o Bilhete Único diretamente nas estações, aproximando o cartão do leitor para liberar a bicicleta.
Comentários
Postar um comentário