Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta segunda-feira (9 de setembro de 2024), para:
- 81 anos do jornalista José Mauri Melo (foto).
- 61 anos da jornalista Cláudia Magalhães.
- 50 anos da cantora, compositora, empresária, produtora e instrumentista mineira Ana Carolina.
- 44 anos de Joel James Cochrane da Silva (foto).
- 37 anos do jornalista Ítalo Lima (foto).
- Jornalista George Hudson Santiago (foto).
- Radialista Antônio Amaro Ribeiro.
- Radialista Iares Ibero de Souza Sombra.
- Radualista Manuel Simões Guedes.
- Radialista e cantora Aila Maria da Silva Vasconcelos.
- Nivea Castro.
- Vânia Freitas.
- Michael Dias.
- Max Hunter.
- Mirian Santos.
- Carlos Alberto.
- Valdenor Candido.
- Antonio Oliveira.
- Maria Adelia Aragão Sousa.
- Célio Albuquerque.
- Carlos Cordeiro.
- Delane Silva.
Arquivo Nirez para 9 de setembro na História do Ceará:
- 1835 - A Alfândega é reinstalada, sendo seu primeiro inspetor, Manuel do Nascimento Castro e Silva, que assume no dia 3/7/1837.
- 1840 - Assume mais uma vez a Presidência da Província, o vice-presidente major João Facundo de Castro Menezes (Major Facundo).
- 1889 - O vereador Arnulfo Pamplona propõe a mudança do nome da Ladeira do Solon para Rua Boris.
- 1890 - A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará muda de comando. O capitão-tenente Sabino de Azeredo Coutinho substitui o capitão-tenente Leôncio Rosa.
- 1911 - Chega o novo titular da Capitania do Porto do Ceará, Antônio da Silva Braga, que assume, recebendo o cargo do interino Virgílio de Mesquita Barros.
- 1912 - Morre, em Fortaleza, o coronel José Gomes Barbosa, antigo comerciante e presidente da Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro.
- 1915 - Morre, em Fortaleza, aos 79 anos de idade, o ex-senador, desembargador José Joaquim Domingues Carneiro, cearense de Jucás onde nasceu em 3/9/1836 que foi presidente do Poder Legislativo Estadual em 1891 e senador em 1909-1911.
- 1928 - Inaugura-se o campo de futebol do José de Alencar Futebol Clube, no Arraial Moura Brasil, com a partida entre o clube proprietário e o Flamengo, vencendo o segundo por 2x1.
- 1929 - Realiza-se prova de natação do Farol do Mucuripe à Ponte Metálica, saindo vencedor Wandemberg Gondim Colares, seguido de Wilson Amaral, Pedro Araújo e Francisco Conrado da Silva.
- 1939 - O casal Sindulfo Serafim Ferreira Chaves e Dulcinéa Gondim Chaves, proprietários do Sítio Bom Futuro, nas Damas, fazem a doação de um terreno à Arquidiocese de Fortaleza, para construção da futura Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.
- 1943 - Às 12h50n irrompe incêndio que destrói a Foto Bandeira, de Cleri Bandeira e Jaime Marques dos Santos, na Rua Major Facundo nº 669.
- 1950 - Morre, em Fortaleza, aos 77 anos de idade, o ex-presidente interino do Estado, advogado e professor José Pompeu Pinto Acioli (José Acioli), ex-deputado estadual, ex-deputado federal, e ex-senador. Nascera a 11/5/1873 em Fortaleza. Existe hoje uma praça com seu nome em Antônio Bezerra.
- 1955 - Morre, em desastre automobilístico na estrada de Guaramiranga, o comerciante Atenor Frota Wanderley, sendo sepultado no Cemitério de São José, em Parangaba. Hoje é nome de rua, no Benfica.
- 1955 - Aterrissa, no aeroporto do Cocorote, o avião da FAB conduzindo o general Alberto Ribeiro Salaberry (Alberto Salaberry), novo comandante da 10ª Região Militar. Foi recebido pelo governador em exercício, Flávio Portela Marcílio (Flávio Marcílio), o prefeito de Fortaleza, Acrísio Moreira da Rocha, e o presidente da Assembleia, deputado Décio Teles Cartaxo.
- 1959 - Fundado, em Fortaleza, o Conselho Regional de Medicina, com sede na Rua Pedro I nº 997.
- 1961 - Fundada a Associação Esportiva Tiradentes, hoje Clube Recreativo Tiradentes, funcionando na Rua Tiradentes, 851, no Rodolfo Teófilo.
- 1963 - Toma posse como Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, em solenidade na Catedral em construção, Dom José de Medeiros Delgado.
- 1969 - Morre o arquiteto cearense José Otacílio de Saboia Ribeiro, urbanista autor de um dos planos da cidade de Fortaleza.
- 1972 - Empossado o novo comandantes do Batalhão de Trânsito - Batran, tenente-coronel Jarbas de Almeida Botelho.
- 1972 - Toma posse no comando do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel José Hélio de Sousa.
- 1972 - O governador César Cals lança, no Icaraí, o primeiro número do Jornal da Confiança, impresso em off-set e elaborado pela Casa civil sob a coordenação do secretário Vicente Augusto.
- 1975 - Todos os presos da Cadeia Pública de Caucaia são soltos e a mesma é fechada por falta de condições.
- 1981 - Aberta a XIII Conferência Nacional dos Jornalistas Profissionais, no auditório do Centro de Treinamento e Extensão da Emater-Ce, em Caucaia, pela presidenta do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Ivonete Maia.
- 1981 - Fundada a Escola de 1º Grau Maria Stela Cochrane Santiago, na Rua Antônio Farias, 121, no Castelão.
- 2002 - Morre o professor Odilon Gonzaga Braveza (Odilon Braveza), às 18h, vitima de uma embolia pulmonar. Tinha 91 anos e continuava trabalhando normalmente no Colégio Odilon Braveza, onde era diretor. Seu sepultamento realizou-se às 10h, no Cemitério Parque da Paz, após missa de corpo presente. Nascera em 26/03/1911, em Pacoti. Era formado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito do Ceará. Foi diretor do Colégio São João e do Colégio Estadual Liceu do Ceará. Fora agraciado, em 1995, com o Troféu Sereia de Ouro. Era detentor do Título de Cidadão de Fortaleza e da Medalha Justiniano de Serpa.
- 2003 - Rui um prédio em construção, da empresa Decorart, na Avenida Washington Soares, em Fortaleza, no final da tarde causando a morte de três operários. A obra é de responsabilidade da Construtora Concretópolis Pré-moldados. Morrem os operários Francisco Rilson Angélico Martins, residente em Maracanaú, na hora do desabamento, Neemias Gomes Cordeiro, também de Maracanaú, que é levado para o Instituto José Frota - IJF. após ser resgatado dos escombros e Messias Rodrigues de Souza residente no Parque Potira, em Caucaia, só encontrado no dia seguinte. O engenheiro responsável pela obra, Aristóteles Cabral Costa, é socorrido e levado para o Instituto José Frota. Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Francisco Assis, o motivo do desabamento foi a queda de uma peça de pré-moldado que estava sendo transportada pelo guindaste. A construção do prédio havia começado há 15 dias e já estava na quarta laje. Os três operários mortos no desabamento são enterrados no final da tarde o dia 10.
- 115 anos da morte do poeta e compositor alagoano Guimarães Passos.
- Dia do Administrador.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário