O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma condição médica grave que ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido, resultando em danos cerebrais. A patologia é a segunda principal causa de morte no mundo, aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS), ficando atrás apenas das doenças cardíacas.
No Ceará, a história do tratamento do AVC é diretamente ligada ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Há 15 anos, o equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) montava a primeira unidade de AVC agudo da rede pública do Estado. Com uma trajetória de avanços e hoje reconhecido internacionalmente como referência no tratamento agudo da doença, o núcleo dispõe de uma equipe multidisciplinar que visa um tratamento cada vez mais abrangente e humanizado.
Com um dos parques tecnológicos de equipamentos hospitalares mais avançados do País, o HGF garante procedimentos com maior segurança e eficácia. Um dos destaques são os aparelhos de hemodinâmica, que permitem a realização da trombectomia mecânica (TM).
https://www.saude.ce.gov.br/2024/10/22/hgf-avc-isquemico/
Comentários
Postar um comentário