Pular para o conteúdo principal

Abraço a Terra

Estudantes podem participar da convocatória fotográfica “Abraço a Terra – Uma Experiência Imersiva"

Universitárias residentes em Fortaleza agora podem participar do projeto "Abraço a Terra - Uma Experiência Imersiva". A chamada vem tecer diálogos entre arte e Natureza, como parte do aniversário de cinco anos do Coletivo Sol para Mulheres. Inscrições online e gratuitas até 22 de novembro

O projeto “Abraço a Terra: uma experiência imersiva” entra em nova fase. Até sexta-feira (22 de novembro), estudantes universitárias das áreas de Comunicação, Artes Visuais e Audiovisual podem participar da convocatória fotográfica de forma totalmente gratuita e online. 

Ao celebrar cinco anos, o Coletivo Sol para Mulheres reitera seu compromisso em promover reflexões teórico-práticas pujantes sobre narrativas contemporâneas. Dessa vez, a chamada deve confluir artistas, fotógrafas e estudantes de diferentes territórios de Fortaleza, ampliando seus olhares sobre as riquezas naturais e as diversas vidas que compõem a paisagem da capital cearense. 

Nessa proposição, um ciclo de palestras vai abordar a arte como protagonista de um diálogo que traz à tona a coexistência entre natureza e sociedade em meio ao cenário de mudanças climáticas e desafios ambientais. A imersão de escuta virtual contará com estudiosos/as e pesquisadores/as do contexto em que vivemos.

Em um outro momento da formação, a artista visual e fotógrafa Waléria Américo conduzirá uma vivência imersiva com foco nas Narrativas Imagéticas Contemporâneas e a partir da Geografia Urbana. A proposta une sensibilidade artística e compromisso socioambiental durante quatro encontros. 

Na fase seguinte, o programa vem propor um exercício de multiplicidade de usos, experimentações e criatividade no fazer artístico: as participantes visitarão espaços verdes de Fortaleza, entre Parques, Praças ou áreas de preservação, para a captura de imagens que traduzam a relação do ambiente natural com a cidade e com os corpos, memórias e experiências de cada um/a de nós.

A programação formativa culminará na criação de um portfólio coletivo em versão digital, reunindo produções e reflexões realizadas no processo. Os trabalhos serão apresentados ao público em um evento virtual, conectando arte e sustentabilidade. O portfólio ficará disponível no canal do Youtube da Imagem Brasil Galeria.

A iniciativa do Projeto é mediada pela Imagem Brasil Galeria e Coletivo SOL para Mulheres, sendo conduzida por Patrícia Veloso, idealizadora do Coletivo. “Essa convocatória é um convite para que possamos contribuir com este movimento que, mais do que um projeto artístico, é um gesto de atenção e cuidado com o Planeta”, afirma Patrícia.

O Abraço a Terra é um projeto aprovado pelo Edital nº 9373/2023, nos termos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

ABRAÇO A TERRA

O projeto "Abraço a Terra" vai além de um evento artístico. É um espaço para escuta, ação e transformação, onde a Natureza assume o papel central e a arte torna-se sua voz expressiva a partir de narrativas que emergem das vivências com o nosso entorno.

A capital cearense possui 25 parques urbanos, 5 unidades de conservação e 3 micro parques criados, fundamentais no contexto urbano para conter o aumento do calor, melhorar a qualidade do ar e permitir o bem-estar da população. As áreas verdes, como espaços arborizados, contribuem para a redução dos efeitos das emissões de carbono e para a preservação de espécies de fauna e flora. 

Ao final de seu percurso, o projeto "Abraço a Terra - Uma Experiência Imersiva" amplia a visibilidade de questões emergentes para públicos diversos e valoriza o cenário local, fortalecendo a atuação de artistas mulheres.


WALÉRIA AMÉRICO 

Natural de Fortaleza-CE, é professora na Universidade do Amazônia e Doutoranda em Artes na Universidade Federal do Pará. Também é Mestre em Arte Multimedia pela Universidade de Lisboa. Suas pesquisas põem em tensão questões que permeiam o corpo e o entorno, a arquitetura e a paisagem, abrindo novas perspectivas de orientação espaço-temporal. Durante sua carreira artística, realizou diversas exposições e foi agraciada com premiações no Brasil e exterior. Recentemente, a curadoria de “Performar” com artistas contemporâneos dos anos 2000 na Caixa Cultural de Fortaleza. Além disso, participou das exposições Nada a temer, nada a conquistar, na Galeria Kamara Kó, em Belém PA, (2023); 50 Anos Unifor Plástica - Afinidades Eletivas, Fortaleza CE (2023); Se Arar, Pinacoteca do Ceará, Fortaleza (2022); Espelho Labirinto - Coleção Sérgio Carvalho, Brasília (2022); Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, Belém PA (2021); Dystopie Sound Art Festival 2020 Berlim Brasilien (2020), dentre outras.

CONEXÕES DESDE A INFÂNCIA

Para proteger a vida na Terra é necessário agir pautados pela ação solidária e por conexões participativas que nutram laços de afeto com todos os seres e com a Natureza desde cedo e a partir mesmo dos espaços urbanos.

O projeto "Abraço a Terra - Uma Experiência Imersiva" vem estimular a experimentação, a pesquisa, o aprendizado por meio dos sentidos e a percepção do reconhecer-se como parte integrante e indissociável da Natureza. 

Entre as atividades inerentes à experiência imersiva, uma sensibilização para crianças com deficiência auditiva atendidas por instituição em Fortaleza vai partir de experiência visual em registros no próprio ambiente escolar a fim de incentivar o potencial curioso, criativo e cuidadoso de cada uma.

SOL PARA MULHERES

Desde 2019, o Sol para Mulheres se dedica a criar espaços de expressão artística para mulheres, incentivando práticas que entrelaçam a arte e promovem diálogos com o mundo ao nosso redor. O Coletivo reúne atualmente 60 artistas residentes em Fortaleza e pode ser acompanhado também nas ações promovidas pelas redes sociais. A iniciativa visa a criação e formação livre para conectar diferentes gerações de mulheres artistas e contribuir com novos olhares, encontros e produções nos universos da arte contemporânea cearense. 

IMAGEM BRASIL GALERIA

A Imagem Brasil Galeria é um espaço dedicado à Fotografia em diálogo com outras produções artísticas, com proposta voltada para a difusão, circulação e reflexão teórico-prática em interação com outras linguagens. Desde novembro de 2014, vem oferecendo programação diversificada na busca de proporcionar novas experiências, tanto pelas ações que promove, como pela rede de parceiros que agrega. Considera fundamental exercer o papel social de um verdadeiro centro de artes, com foco não só na fruição, mas também incentivando o pensamento, a leitura crítica e a experimentação. Fotógrafos/as brasileiros/as e estrangeiros/as, artistas visuais, performers e ensaístas expõem seus trabalhos e projetos num ambiente voltado para a criatividade. Nas atividades de formação, temáticas, muitas vezes restritas ao ambiente da academia, são discutidas em linguagem acessível, ministradas por doutores/as, mestres/as, pesquisadores/as, curadores/as e profissionais de variados segmentos que trazem para o centro das discussões questões relacionadas às práticas artísticas e à contemporaneidade. A Galeria está equipada com salas para exposições e auditório, no qual se realizam atividades de formação e residências artísticas. Nesses espaços, são organizadas mostras, projeções, performances, bazares, cursos, palestras, seminários, workshops e grupos de estudos para a troca de conhecimentos na fotografia, no cinema, na música, na literatura e em linguagens afins. Em sua estrutura dispõe ainda de ambiente para impressões fine-art e estúdio/ateliê de múltiplas funções de caráter laboratorial.

SERVIÇO

Inscrições: Até 22 de novembro de 2024 

Link para inscrição: https://forms.gle/Y8oqaWTGecYKEeTAA 

Contato do Instagram do SOL PARA MULHERES: @solparamulheres

Para mais informações:

Patrícia Veloso – coordenação do projeto

(85) 98878-7021 - wpp

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...