Pular para o conteúdo principal



Diretas Já para o Judiciário


Associação Cearense de Magistrados (ACM) lança Campanha "Diretas Já" para o Judiciário

O lançamento oficial acontecerá nesta sexta-feira (8 de novembro de 2024), na sede da Associação Cearense de Magistrados. A ocasião contará com a presença de magistrados da Capital e do Interior do Ceará, e incluirá discussões sobre os próximos passos para implementar essa mudança.

Em uma movimentação inédita, a Associação Cearense de Magistrados (ACM) acaba de lançar a Campanha "Diretas Já" para o Judiciário, com o objetivo de promover reforma no sistema de escolha dos dirigentes do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. O lançamento oficial ocorrerá nesta sexta (8/11), em um evento na sede da ACM, com a participação de magistrados de Fortaleza e Interior do Estado onde serão discutidos os passos para a implementação dessa mudança.

Na oportunidade, a ACM irá protocolar formalmente requerimento da mudança do regimento interno do TJCE, a fim de que magistrados de primeiro grau passem a ter direito de voto nas Eleições para os cargos diretivos do Tribunal:
  • Presidente.
  • Vice-presidente.
  • Corregedor.
Atualmente, a escolha dos presidentes nos tribunais é baseada em sistemática que revela, ao ver da ACM, contradição aos princípios democráticos implementados pela Constituição da República Federativa do Brasil. Apenas desembargadores, magistrados do 2º grau de jurisdição, têm o direito de concorrer aos cargos de liderança, e somente eles podem votar para a eleição dos cargos diretivos do Judiciário, restando excluída a grande maioria dos membros do Poder, os juízes de primeiro grau. Na prática, a situação limita a participação dos magistrados em um processo que deveria primar pela amplitude do princípio democrático, um dos fundamentos da Constituição Federal.

Ainda nos termos da Constituição da República, constituem Órgãos do Poder Judiciário Estadual juízes e tribunais estaduais, de sorte que a eleição para os órgão diretivos e de representação do Poder não deveria ser restrita a apenas Desembargadores, excluindo do processo democrático os demais juízes, que são igualmente membros da instituição.

A Associação Cearense de Magistrados pontua, ainda, como fundamento do pedido e da campanha iniciada, que, além da contrariedade ao princípio democrático, a falta de representatividade da eleição nos moldes atuais, restrita a apenas uma parcela dos membros do Poder Judiciário, é responsável por parte dos problemas enfrentados pelo Judiciário, pois ignora a pluralidade de visões que somente uma eleição ampla permitiria vislumbrar. Os juízes de primeiro seriam, assim, mais ouvidos nos processos de decisão administrativa, considerando, também, o fato de representarem eles a porta de entrada de praticamente todas as causas que são levadas ao Poder Judiciário.

Boa parte dos processos judiciais iniciam e são concluídos no primeiro grau de jurisdição. O primeiro grau de jurisdição é responsável, também, pela chamada “instrução do processo”, fase em que as partes e suas testemunhas são ouvidas. Os juízes de primeiro grau encontram-se nas mais diversas e distantes comarcas do Estado. Essa realidade demonstra que estão eles mais próximos da sociedade para quem o Poder Judiciário presta os seus serviços. Nada justifica a ausência de participação desses magistrados e magistradas no mecanismo de escolha do Presidente, do Vice-presidente e do Corregedor do Poder.

Outras instituições do chamado “Sistema de Justiça”, tais como o Ministério Público e a Defensoria Pública, não possuem regra restritiva quanto à participação de seus membros no processo de escolha de suas direções, o que tem demonstrado ao longo dos anos inclusive reconhecimento da sociedade sobre serviços públicos prestados por tais instituições.

O pedido formulado pela ACM junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará busca também cumprir compromisso da Associação com toda a magistratura ante o anseio da maioria dos magistrados cearenses. Tanto assim, que na última eleição para o Conselho Executivo da ACM, ambas as chapas tinham como propostas de campanha buscar junto ao TJCE a implementação de tal direito via alteração do regimento interno.

Para o presidente da ACM, o Juiz Hercy Alencar, "mostra-se paradoxal defender a democracia e, simultaneamente, manter uma estrutura pouco democrática dentro dos tribunais, onde apenas um grupo restrito tem o poder de escolher e decidir". Ele observa que a configuração atual resulta em decisões tomadas por uma minoria em nome de todos, estabelecendo uma estrutura de poder que acaba deixando de considerar a amplitude do Judiciário como um todo.

A Campanha "Diretas Já, no Judiciário” traz como slogan “Democracia na justiça, este é o nosso voto” e visa promover a ideia de que todos os juízes, de primeiro e segundo graus, devem ter o direito de votar na eleição dos líderes dos tribunais.

- A ausência de participação de todos gera um mal-estar entre aqueles que são excluídos. O processo de escolha dos dirigentes deveria ser amplo, o que o tornaria mais justo e equitativo, em uma decisão política com a participação de todos os componentes do Poder Judiciário", explica Hercy Alencar.

A busca por eleições diretas nos Tribunais de Justiça não é recente, porém a Campanha é inédita no Estado do Ceará. 

Segundo Frederico Mendes Júnior, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros:

- A AMB já lançou várias campanhas ao longo dos anos, visando implementar mudanças que permitam eleições diretas semelhantes às dos Poderes Executivo e Legislativo, além de órgãos como o Ministério Público e a Defensoria Pública. No entanto, muitas dessas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) foram negligenciadas no processo legislativo devido à lentidão e à falta de prioridade dos legisladores”, comenta.

Helga Medved, vice-presidente da ACM, afirma, que a iniciativa representa uma renovada luta pela voz da magistratura: 

- Este é um movimento crucial para garantir que todos os juízes possam participar ativamente das decisões que afetam o funcionamento do Judiciário. A democracia verdadeira exige que todos tenham voz e voto, e isso é o que buscamos com a Campanha 'Diretas Já'".

A ACM espera que essa mobilização traga à tona um debate nacional sobre a necessidade de reformar o sistema de escolha dos dirigentes dos Tribunais e promova uma maior democratização dentro da instituição. 

- O sucesso da campanha dependerá da capacidade de mobilizar a comunidade judicial e da receptividade das propostas por parte das instituições legislativas. Enquanto isso, a ACM continua sua batalha pela construção de um Judiciário mais democrático e representativo para todos os magistrados”, finaliza Helga Medved.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...