Pular para o conteúdo principal



XIV Mostra Unifor Cinema


O Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - promove, de quarta (20) a sexta (22 de novembro), a 14ª edição da Mostra Unifor de Cinema. A MUC 2024, que tem como tema “Feminismos no Cinema”, prestigiando experimentos dos modos de existir e resistir. Gratuitas e abertas ao público, as sessões iniciam sempre às 19 horas-Sala 2 do Cinema do Dragão-Praia de Iracema-Fortaleza-Ceará.

A curadoria da MUC 2024 é assinada pelas professoras Danielle Maia e Natália Maia e pelo professor Max Eluard. Ao longo dos três dias de evento, serão exibidos 16 curta-metragens, produzidos por alunas e alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, em sua maioria, filmes de ficção, além de documentários, animação e produções experimentais. Sete produções foram desenvolvidas no Cine Experiência Lab, laboratório acadêmico pioneiro de desenvolvimento de projetos ficcionais de audiovisual, onde os alunos são imersos em um processo criativo de quatro semestres, com acompanhamento de professores e profissionais de mercado.

- Esta edição da mostra é um marco na trajetória do nosso curso, pois faz coro aos movimentos de militância que buscam dar visibilidade aos espaços que mulheres ocupam no cinema. A MUC deste ano conta com onze filmes dirigidos por mulheres com estéticas e poéticas singulares, além da participação de diretores que expressam o desejo de narrar sobre o feminino. São tramas que tensionam limites e deságuam em movimentos de esperança por uma sociedade mais justa e igualitária nas telas do cinema brasileiro”, detalha a professora e jornalista Bete Jaguaribe, coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor.

Anualmente, a Mostra apresenta a produção audiovisual dos alunos e alunas do curso, consolidando-se como espaço de referência de cinema no estado. O evento reúne também familiares dos estudantes e profissionais do mercado, em um momento de celebração da produção audiovisual universitária e promoção de parcerias profissionais. Os interessados em conferir os filmes da MUC 2024 podem retirar os ingressos, gratuitamente, na bilheteria do Cinema do Dragão.

Vozes femininas: Na 14ª Mostra Unifor de Cinema, duas diretoras recém-graduadas pela Universidade de Fortaleza se destacam, trazendo à tela a força do feminino por meio das histórias de suas avós. Magi do Carmo e Nicole Nasser utilizam suas produções para explorar narrativas íntimas e potentes, que conectam as experiências de mulheres de diferentes gerações e abordam questões como a memória, a dor e a superação.

Para Magi do Carmo, a criação do curta de ficção “Rose e Maria” representa um marco em sua carreira e em sua luta por maior visibilidade para mulheres diretoras, especialmente mulheres negras, no Cinema. 

- É muito importante a representação de mulheres diretoras no cinema, pois tivemos anos de apagamento no audiovisual, com nomes de diretoras sequer citados na trajetória histórica do Cinema”, explica Magi.


Magi do Carmo deseja seguir pesquisando a representação de mulheres negras e indígenas no audiovisual cearense também no âmbito acadêmico, nos caminhos do mestrado (foto: Caio Carlos).

Inspirado pela vivência de sua avó que enfrentou um relacionamento abusivo, o filme traz uma releitura de traumas pessoais, utilizando a sororidade e a literatura como elementos de libertação. “Estou muito feliz com a realização de ‘Rose e Maria’ e sua exibição na tela de cinema. O filme vem a partir de ressignificar essas dores, despertando o desejo de contar essas vivências para que outras mulheres não passem por situações como essas”, comenta.

Nicole Nasser apresenta na MUC o documentário “Anésias”, obra sensível que nasceu de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A cineasta utilizou a montagem como principal dispositivo para criar o filme e encontrou na sua vida pessoal a temática: a progressão do Alzheimer de sua avó, Anésia, e sua relação com o piano e a música. “O filme foi se descobrindo à medida que os arquivos e as fotografias eram encontradas, e que as entrevistas eram gravadas”, destaca Nicole.

Anésias retrata como as memórias da avó de Nicole iam se fragmentando e apagando com o tempo, mas o piano estando sempre presente em sua vida, até hoje.

Ela enfatiza a importância de participar da Mostra, pois o evento marca a estreia de “Anésias” e também representa o encerramento de seu ciclo universitário. 

- Para mim é muito importante que o filme seja exibido na MUC, pois além de ser sua estreia, o Anésias representa o fechamento de um ciclo, a Universidade, e o início de outro, a minha carreira profissional”, reflete.

Ambas as cineastas têm futuros promissores no cinema, com Magi buscando se aprofundar na pesquisa sobre a representação de mulheres negras e indígenas no audiovisual e Nicole explorando sua paixão pela montagem e o roteiro. Por meio de filmes como os de Magi e Nicole, a MUC 2024 ressalta a importância de dar voz a diretoras comprometidas com a transformação e a representatividade feminina no cinema, permitindo que suas histórias ecoem para além das telas.


Nicole Nasser atuou pela primeira vez como diretora no curta “A parte que falta”, exibido na MUC em 2023 (foto: Alan Sousa).

Programação
Quarta (20/11) | Sala 2 do Cinema do Dragão, às 19 horas
Rose e Maria (2024) | 16’28”, Ficção, Direção: Magi do Carmo (classificação livre) - egressa
Ninguém pode te culpar (2024) | 14’47”, Ficção, Direção: Valmir Facundo Neto (classificação: +10) - aluno 6º
Movimentos de uma Língua (2024) | 16’50”, Documentário, Direção: Luana Braga (classificação livre) - aluna
Vanessa: uma carta de amor (2024) | 06’05”, Experimental, Direção: Thiago Neres (classificação livre) -
UNIQUE (2024) | 11’04”, Híbrido, Direção: F. Oliveira & Thiago Neres (classificação: +16)
Lóri (2024) | 21‘21“, Ficção, Direção: Célia Belchior (classificação: +12) - egressa
Quinta (21/11) | Sala 2 do Cinema do Dragão, às 19 horas
Fogo de conselho (2023) | 15’46”, Documentário, Direção: LP Arruda (classificação livre) - aluno 6º
Festa de Arromba (2024) | 11’38”, Ficção, Direção: MLaura (classificação: +12) - aluna
Fortaleza de Vampiros (2024) | 18’41”, Ficção, Direção: Sabrina Passos (classificação: +16) - aluna 5º
Reencantância (2024) | 05’46”, Experimental, Direção: Bruno Lobo La Loba (classificação livre) - aluno 3º
Ponto Cruz (2024) | 08’22”, Ficção, Direção: Douglas Nobre (classificação: +14) - aluno
Sexta (22/11) | Sala 2 do Cinema do Dragão, às 19 horas
Tamarindo seco (2024) | 11’, Ficção, Direção: Dinorá Melo (classificação: +12) - egressa
Deságue (2024) | 05’02”, Animação, Direção: Lua Rachel (classificação: +10) -
Quebramar (2024) | Ficção, Direção: Carol Honor, Lucas Ranyere (classificação: +12) -
Anésias (2024) | 12’37”, Documentário, Direção: Nicole Nasser (classificação livre) - egressa
Do Lado de Dentro (2024) | 14’33”, Ficção, Direção: Marina Hilbert (classificação: +16) aluna
Serviço
  • Mostra Unifor de Cinema 2024.
  • Quarta-feira (20) a sexta-feira (22 de novembro).
  • Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81-Praia de Iracema-Fortaleza-Ceará).
  • Entrada gratuita (ingressos devem ser retirados na bilheteria do Cinema do Dragão).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...