Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas-Laricão

Acredita-se que os petiscos tenham surgido na Grécia Antiga como coadjuvante da bebida para amenizar o teor alcoólico. Ao longo dos tempos, o hábito transformou-se em uma cultura mundial, e as pequenas porções gastronômicas tornaram-se uma grande atração em bares e botecos.

A chef de cozinha, historiadora, professora de gastronomia e pesquisadora Uerisleda Moreira endossa esse pedaço da história gastronômica do 'tira gosto' ou petisco, que nasceu "desde o período da Antiguidade, cerca de 480 a.C".

"Você já tinha ali a realização dos simpósios, que eram reuniões, predominantemente de homens, pós banquetes, onde eles conversavam. Era um momento de reunião, onde alimentava-se o corpo com quitutes, e os petiscos, a bebida e a alma através das discussões. Nesses espaços de simpósio, já eram servidas essas pequenas porções, pequenas refeições, como frutas secas, frutas frescas, azeitonas, oleaginosas, como nozes", explica a professora.

Ou seja, já era observado à época um importante fator social que a comidinha tão querida, entre um gole e outro da prazerosa bebida, era capaz de gerar.

“A partilha de alimentos e bebidas é um fenômeno sociológico. E essa prática de comer e beber juntos é um fenômeno que gera integração, laços de pertencimento. Partilhar o alimento tem uma força socializadora muito grande, e o consumo de petiscos traz um pouco disso, porque, em geral, são porções que as pessoas dividem”, afirma Uerisleda.

É muito fácil conferir esse importante fenômeno sociológico praticamente em cada esquina de Salvador e quando chega o verão, a coisa parece se multiplicar! Os petiscos se transformam em grande atração.. Os comensais em volta de uma mesa a brindar a vida com falas em meio aos risos, entre um gole e outro, uma petiscada e outra, acompanhando toda a evolução dessas iguarias em pequenas porções, das mais tradicionais àquelas consideradas gourmets, conceito mais atual.

E por falar em iguarias clássicas, a passarinha diretamente dos tabuleiros das baianas para os botecos e bares onde permanece até hoje, tripa e pititinga fritas, o clássico filé com fritas, e os deliciosos caranguejo e lambreta, servidos em caldos maravilhosos são grandes e inesquecíveis clássicos servidos em muitos bares e botecos até hoje!

No clássico Bar do Chico (@bardochicostiep), na Barra, fundado em 1969 por dona Ubaldina Cabral, há 56 anos, completados este ano, são servidos os petiscos mais tradicionais que os baianos e turistas têm em suas mais agradáveis memórias: o caranguejo e a lambreta, envolvidos no caldo de tempero de cebolas e coentros, sempre acompanhados por uma cervejinha. A neta de Dona Ubaldina, Lais Maia, conta com orgulho que a tradição foi passada para ela, atualmente à frente do negócio com os sócios. A coisa da tradição é tão séria que até hoje eles conservam a mesma cozinheira e as mesmas receitas, fazendo a alegria dos antigos clientes.

"A gente permanece com a mesma receita desde a época dela. A gente trabalha da mesma forma. E é desse jeito que o Bar do Chico mantém essa essência. É trabalhando com os mesmos insumos, com o mesmo material, com os mesmos fornecedores há muitos anos", conta.

O Bar do Chico está entre muitos dos “aperitivos” que Salvador oferece no verão baiano, quando a vontade de se reunir em “simpósios” aumenta aos olhos e paladares. As reuniões multiplicam-se com a chegada dos curiosos turistas, que ainda têm a sorte de participar do fenômeno atual da gastronomia, estimulando a inventividade dos chefs, cada vez mais criativos na elaboração dos petiscos da era gourmet.

Adson Moura, do bar Recando do Moura (@recantodomoura), em São Caetano, com 20 anos de boteco, faz parte da era dos petiscos que vem acompanhando uma evolução natural da gastronomia. Adson servia purê de aipim de uma forma simples, mas, antenado e sempre à procura do inusitado, um dia deparou-se com uma telha e teve ideias!

“Estava andando pela San Martin e minha moto interrompeu logo em frente a uma casa que vende telhas de cerâmica. Foi fundamental, um divisor de águas. Então, o prato virou Laricão: pirão de aipim, carne do sol, batata e camarão. Ficou inusitado e, graças a Deus, a gente brinca com a criatividade, temos que sair da caixinha”, conta, O Laricão de Adson é o carro-chefe do Recanto.

Outra empreendedora e chef de cozinha que busca estar antenada é Deliene Mota, do Bar e Restaurante Encanto da Maré Conceito (@encantodamare), que está programando um verão para lá de animado e cheio de gostosuras, com um pôr do sol para arrasar no cenário.

"Vamos ter o Projeto Verão toda sexta e todo sábado, pôr do sol, muita música, muita comida gostosa e novidades no cardápio, além das delícias que já temos. O Camarão Empanado, Casquinha de Lagosta, que estou apostando muito, um petisco novo, bem leve e delicioso, e referências do Recôncavo Baiano que serão inseridas no restaurante", conta bem animada.

Uerisleda notou essas novas tendências gastronômicas, como o casquinha de lagosta do Recanto, bem como o Laricão do Moura, pratos mais elaborados, seja em bares ou botecos. Ela ressalta que, no fim, o objetivo é o mesmo.

“A gente tem botecos que já trazem outra proposta de cardápios mais elaborados. Hoje, observamos um movimento dentro dessa categoria de boteco, onde podem ser encontrados espaços gastronômicos diferentes, com propostas de menu que, às vezes, são um pouco diversificadas, mas o objetivo final do espaço é o mesmo: um local de socialização, onde as pessoas estão ali para compartilhar a vida, o alimento e a bebida que estão postos à mesa", finaliza.

Para atiçar nossos sensíveis sentidos com a maior expectativa para o verão baiano, o Recanto do Moura será o bar responsável por nos oferecer, neste fim de semana, proposta de receita inventiva e saborosa, celebrando a nova Eestação. Um prato bem elaborado, servido na telha: o Laricão.


Laricão-
Ingredientes

  • 500g aipim
  • 300g batata frita
  • 150g carne do sol frita
  • 1 colher de ( sopa) margarina
  • 2 colheres de ( chá) creme de leite
  • 50g de mussarela
  • 1 colher de (sopa) queijo parmesão ralado

Modo de preparo do pirão: Cozinhe o aipim por 30 minutos com um pouco de sal. Quando esfriar, bata no liquidificador com a água do cozimento. Na mesma água, adicione 1 colher de sopa de margarina, 2 colheres de sopa de creme de leite, 1 colher de queijo parmesão ralado e 20 g de mussarela ralada. O objetivo é dar liga e textura ao pirão. Reserve. Frite o camarão e a carne em frigideiras separadas com um fio de azeite, entre 5 a 6 minutos. Frite a batata em uma panela com óleo ou azeite. .Vá colocando aos poucos na frigideira, em fogo médio, até dourar. Para finalizar, basta montar os ingredientes na telha!

Isabel Oliveira.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...