Pular para o conteúdo principal



ITA e KTH prospectam parcerias com UFC


Representantes do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e do Instituto Real de Tecnologia (KTH) da Suécia estiveram na Universidade Federal do Ceará (UFC). Solicitada pelo professor André Cavalieri, pró-reitor de Pós-Graduação do ITA, a visita foi ciceroneada pela vice-reitora Diana Azevedo e por docentes e pesquisadores do Centro de Tecnologia (CT) da UFC (foto Guilherme Silva).

Conforme Cavalieri, o encontro com pesquisadores da UFC alinha-se à busca do ITA por linhas de pesquisa complementares para trabalhos conjuntos. 

- Estamos trabalhando ativamente na criação do novo campus aqui no Ceará, e nosso interesse é vir para cá buscando parceiros locais. Então, a UFC é uma ótima parceira em potencial para nós nas áreas que teremos no Campus. A gente espera poder colaborar ao longo dos próximos anos a partir da nossa chegada aqui em Fortaleza”, explica o pró-reitor. Ele acrescenta que os professores do KTH, já parceiros do ITA, somaram-se à visita à UFC pelo interesse na área de Energia Eólica.

EXPERIÊNCIA CONSOLIDADA – A vice-reitora Diana Azevedo, responsável pela apresentação aos convidados, expôs dados relativos à Universidade, especialmente no âmbito da pesquisa e da inovação. 

- Foi uma oportunidade para dar uma visão geral sobre a UFC: o seu tamanho, os seus cursos, e falar mais especificamente sobre linhas de pesquisa de interesse desses dois novos cursos do ITA–Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas – desenvolvidas no âmbito do CT, mais particularmente nos programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Teleinformática e Engenharia Mecânica”, pontuou.

A pró-reitora de Inovação e Relações Interinstitucionais avaliou a reunião de trabalho como importante para que os representantes do ITA conheçam a infraestrutura instalada de pesquisa e os pesquisadores da UFC. 

- Foi manifestado também pelo pró-reitor o desejo, tão rápido quanto possível, de iniciar atividades de pós-graduação no campus ITA-Fortaleza, e, para isso, nós demonstramos ter experiência consolidada em grande parte das áreas de interesse deles”, acrescentou Diana Azevedo.

Para o diretor do Centro de Tecnologia, professor Bruno Vieira Bertoncini, a visita do ITA à unidade fortalece ainda mais os laços que já existem entre as instituições. 

- A gente entende que a chegada do ITA pode trazer oportunidades para a gente empreender ainda mais pesquisas e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e na formação de recursos humanos qualificados. O CT está há décadas contribuindo com a sociedade cearense, e a vinda de uma nova instituição pode somar a este esforço”, aponta o docente.

Além do professor André Cavalieri, estiveram presentes os professores e pesquisadores Vitor Gabriel Kleine (ITA), Dan Henningson (KTH) e Ardeshir Hanifi (KTH). Pelo CT, compareceram também a vice-diretora e diretora-adjunta de Ensino de Graduação, professora Luciana Rocha Barroso Gonçalves; o diretor-adjunto de Relações Interinstitucionais, professor Walter da Cruz Freitas Júnior; o diretor-adjunto de Extensão, professor Luiz Soares Júnior; e o diretor-adjunto de Pesquisa e de Ensino de Pós-Graduação, professor Iran Eduardo Lima Neto.

Também estiveram na visita os professores André Valente Bueno (Engenharia Mecânica), Carla Freitas de Andrade (Engenharia Mecânica), Demercil de Souza Oliveira Júnior (Engenharia Elétrica), Ênio Pontes de Deus (Engenharia Metalúrgica), Luiz Henrique Silva Colado Barreto (Engenharia Elétrica), Paulo Peixoto Praça (Engenharia Elétrica), Walney Silva Araújo (Engenharia de Ciências dos Materiais) e Wilckley Bezerra Correia (Engenharia Elétrica).

Além de visitar as instalações da Diretoria do CT, os visitantes estiveram no Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas (LHMT-UFC) e no Túnel de Vento da Universidade Estadual do Ceará (UECE), equipamento utilizado em cooperação pela Rede de Pesquisa e Inovação em Energias Renováveis do Ceará (Rede VERDES), que a UFC integra com outras instituições de ciência e tecnologia (ICT) do Estado.
Fonte: Vice-Reitoria e Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER) – email: secretaria@prointer.ufc.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...