Pular para o conteúdo principal



'Caravana Ceará Um Só' inicia em Baturité com foco no desenvolvimento dos municípios


A Região do Maciço de Baturité foi a primeira a receber a Caravana Ceará Um Só, iniciativa do Governo do Ceará que é liderada pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) para fomentar o desenvolvimento socioeconômico em todos os municípios cearenses, resultando em mais qualidade de vida e oportunidades para os cearenses. Primeiro de uma série de 14 encontros que ocorrerão até novembro em todas as regiões de planejamento do Ceará, o evento reuniu mais de 330 participantes, incluindo prefeitos, secretários municipais, gestores públicos e sociedade civil de Baturité e dos municípios vizinhos.


Ao abrir o evento, o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini (foto), reforçou o ineditismo da ação e o impacto que ela terá para o fortalecimento das gestões públicas municipais e, consequentemente, o avanço de todo o Ceará em diferentes áreas.

- Acreditamos que o desenvolvimento sustentável e a melhora na qualidade de vida da população pode ocorrer e ser acelerado a partir da integração entre as diferentes esferas do poder público. Por isso, sob a orientação do governador Elmano de Freitas, a Seplag-CE realiza o programa de governança interfederativa Ceará Um Só, que originou a Caravana Ceará Um Só para disseminar ainda mais o conhecimento, promover a troca de ferramentas, soluções e experiências e fortalecer a integração entre Estado e municípios com foco direto nos resultados para os cidadãos", destacou.

A solenidade de abertura também contou com as presenças da titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro; do assessor da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Eduardo Barbosa, que representou o titular da Pasta, secretário Moisés Braz; do presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Dimas de Oliveira; do presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Joacy Alves dos Santos Junior (Juju); da superintendente estadual do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Eliane Brasil; do diretor da EGPCE, Saulo Braga; do presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Wandemberg Almeida; do vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC), Rondinelly Coelho; e da presidente do Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel.

Conhecimento ampliado-Conforme o diretor da EGPCE, o conteúdo compartilhado durante os 14 encontros da Caravana Ceará Um Só será compilado e disponibilizado gratuitamente no ambiente virtual da Escola para quem tiver interesse. 

- A EGPCE está de portas abertas para os gestores públicos e tem o orgulho de anunciar a criação de uma trilha de formação robusta voltada para a gestão municipal. Com conteúdos em PDF e vídeo, esse material será disponibilizado gratuitamente em nosso ambiente virtual. Como legado da Caravana, esse conteúdo servirá como referência para estudos e aprimoramentos futuros na administração pública municipal", afirmou Saulo Braga.

Integração efetiva-
O presidente da Aprece reiterou a importância da parceria com a Seplag-CE e a EGPCE e enalteceu a Caravana Ceará Um Só, que, para ele, possui grande importância para o municipalismo cearense. 

- É a primeira vez que vemos uma iniciativa dessa magnitude, promovendo a integração efetiva entre o Governo do Estado e os municípios. Esse diálogo direto é essencial para o desenvolvimento do Ceará. A troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos nos permite debater temas relevantes e buscar soluções inovadoras para os desafios locais", disse Joacy Júnior.

Momento ímpar-Anfitrião do evento, o prefeito de Baturité, Hérberlh Mota, lembrou a importância de ouvir os municípios e de auxiliá-los em seus desafios. 

- Este é um momento ímpar, não apenas para nossa cidade, mas para toda a região do Maciço de Baturité. Trata-se de uma das iniciativas mais relevantes já realizadas pelo Governo do Ceará, promovendo uma aproximação concreta com os municípios, começando por Baturité. É nas cidades que as pessoas vivem, trabalham e onde as políticas públicas precisam acontecer de forma efetiva. A colaboração entre o Governo do Estado e as gestões municipais é fundamental para fortalecer essas ações e garantir decisões mais assertivas", declarou.

Dia marcante-A secretária de Administração, Finanças e Planejamento de Baturité, Karoline do Nascimento, aprovou a iniciativa da Caravana Ceará Um Só. 

- Hoje foi um dia marcante para o município de Baturité. Foi um dia de troca de conhecimento entre instituições e o setor público, com temas pertinentes que reforçam o importante papel da gestão colaborativa na construção de um Ceará mais eficiente”, avaliou.

Programação-Após a abertura, o secretário Alexandre Cialdini realizou uma exposição sobre a participação do Governo do Ceará na região, apresentando dados e avanços em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Em seguida, o diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Alfredo Pessoa, realizou uma exposição sobre o "Panorama socioeconômico das regiões de planejamento do Ceará - Maciço de Baturité".

Ao longo da programação, o público participou de rodadas temáticas, que abordaram assuntos como:
  • "Captação de recursos não onerosos".
  • "Governo digital: transformação digital nas organizações públicas".
  • "Lei Geral de Proteção de Dados".
  • "Reforma Tributária para os municípios - desafios e oportunidades".
  • "Prevenção de irregularidades na gestão municipal junto ao TCE-CE".
  • "Governança na gestão pública e das contratações".
  • "Gestão de Políticas Públicas: destinação do Imposto de Renda - incentivo a projetos sociais e culturais".
  • "Estratégias e sustentabilidade da previdência municipal".
A programação incluiu o diálogo temático "Mobilizando na perspectiva de fortalecer o sistema municipal de educação", o painel "Conversando sobre governança interfederativa" e uma apresentação sobre o Ceará Sem Fome, cujo intuito é criar, desenvolver e realizar ações e políticas públicas para alimentar de forma saudável a população mais vulnerável do Estado.

Próxima parada: Canindé-O segundo Encontro da Caravana Ceará Um Só será realizado nesta quarta-feira (7/5/2025), em Canindé. O evento ocorrerá no IFCE Campus Canindé, das 8 às 17 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no seguinte link: https://escola.egp.ce.gov.br/catalogo/1026 (Código: CANINDÉ).

Sobre a Caravana Ceará Um Só-
A Caravana Ceará Um Só foi lançada em 28/3/2025, durante solenidade realizada no auditório da Seplag. Na ocasião, foram assinados acordos de cooperação com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-CE), a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e o Conselho Regional de Economia Ceará (Corecon-CE). A iniciativa também conta com o apoio do programa Ceará Sem Fome e das universidades estaduais e federais.

O Programa Ceará Um Só já tem como parceiros a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), o Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e o programa Ceará Sem Fome.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo