Pular para o conteúdo principal



'Caravana Ceará Um Só' inicia em Baturité com foco no desenvolvimento dos municípios


A Região do Maciço de Baturité foi a primeira a receber a Caravana Ceará Um Só, iniciativa do Governo do Ceará que é liderada pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) para fomentar o desenvolvimento socioeconômico em todos os municípios cearenses, resultando em mais qualidade de vida e oportunidades para os cearenses. Primeiro de uma série de 14 encontros que ocorrerão até novembro em todas as regiões de planejamento do Ceará, o evento reuniu mais de 330 participantes, incluindo prefeitos, secretários municipais, gestores públicos e sociedade civil de Baturité e dos municípios vizinhos.


Ao abrir o evento, o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini (foto), reforçou o ineditismo da ação e o impacto que ela terá para o fortalecimento das gestões públicas municipais e, consequentemente, o avanço de todo o Ceará em diferentes áreas.

- Acreditamos que o desenvolvimento sustentável e a melhora na qualidade de vida da população pode ocorrer e ser acelerado a partir da integração entre as diferentes esferas do poder público. Por isso, sob a orientação do governador Elmano de Freitas, a Seplag-CE realiza o programa de governança interfederativa Ceará Um Só, que originou a Caravana Ceará Um Só para disseminar ainda mais o conhecimento, promover a troca de ferramentas, soluções e experiências e fortalecer a integração entre Estado e municípios com foco direto nos resultados para os cidadãos", destacou.

A solenidade de abertura também contou com as presenças da titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro; do assessor da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Eduardo Barbosa, que representou o titular da Pasta, secretário Moisés Braz; do presidente do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Dimas de Oliveira; do presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Joacy Alves dos Santos Junior (Juju); da superintendente estadual do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Eliane Brasil; do diretor da EGPCE, Saulo Braga; do presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Wandemberg Almeida; do vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC), Rondinelly Coelho; e da presidente do Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel.

Conhecimento ampliado-Conforme o diretor da EGPCE, o conteúdo compartilhado durante os 14 encontros da Caravana Ceará Um Só será compilado e disponibilizado gratuitamente no ambiente virtual da Escola para quem tiver interesse. 

- A EGPCE está de portas abertas para os gestores públicos e tem o orgulho de anunciar a criação de uma trilha de formação robusta voltada para a gestão municipal. Com conteúdos em PDF e vídeo, esse material será disponibilizado gratuitamente em nosso ambiente virtual. Como legado da Caravana, esse conteúdo servirá como referência para estudos e aprimoramentos futuros na administração pública municipal", afirmou Saulo Braga.

Integração efetiva-
O presidente da Aprece reiterou a importância da parceria com a Seplag-CE e a EGPCE e enalteceu a Caravana Ceará Um Só, que, para ele, possui grande importância para o municipalismo cearense. 

- É a primeira vez que vemos uma iniciativa dessa magnitude, promovendo a integração efetiva entre o Governo do Estado e os municípios. Esse diálogo direto é essencial para o desenvolvimento do Ceará. A troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos nos permite debater temas relevantes e buscar soluções inovadoras para os desafios locais", disse Joacy Júnior.

Momento ímpar-Anfitrião do evento, o prefeito de Baturité, Hérberlh Mota, lembrou a importância de ouvir os municípios e de auxiliá-los em seus desafios. 

- Este é um momento ímpar, não apenas para nossa cidade, mas para toda a região do Maciço de Baturité. Trata-se de uma das iniciativas mais relevantes já realizadas pelo Governo do Ceará, promovendo uma aproximação concreta com os municípios, começando por Baturité. É nas cidades que as pessoas vivem, trabalham e onde as políticas públicas precisam acontecer de forma efetiva. A colaboração entre o Governo do Estado e as gestões municipais é fundamental para fortalecer essas ações e garantir decisões mais assertivas", declarou.

Dia marcante-A secretária de Administração, Finanças e Planejamento de Baturité, Karoline do Nascimento, aprovou a iniciativa da Caravana Ceará Um Só. 

- Hoje foi um dia marcante para o município de Baturité. Foi um dia de troca de conhecimento entre instituições e o setor público, com temas pertinentes que reforçam o importante papel da gestão colaborativa na construção de um Ceará mais eficiente”, avaliou.

Programação-Após a abertura, o secretário Alexandre Cialdini realizou uma exposição sobre a participação do Governo do Ceará na região, apresentando dados e avanços em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Em seguida, o diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Alfredo Pessoa, realizou uma exposição sobre o "Panorama socioeconômico das regiões de planejamento do Ceará - Maciço de Baturité".

Ao longo da programação, o público participou de rodadas temáticas, que abordaram assuntos como:
  • "Captação de recursos não onerosos".
  • "Governo digital: transformação digital nas organizações públicas".
  • "Lei Geral de Proteção de Dados".
  • "Reforma Tributária para os municípios - desafios e oportunidades".
  • "Prevenção de irregularidades na gestão municipal junto ao TCE-CE".
  • "Governança na gestão pública e das contratações".
  • "Gestão de Políticas Públicas: destinação do Imposto de Renda - incentivo a projetos sociais e culturais".
  • "Estratégias e sustentabilidade da previdência municipal".
A programação incluiu o diálogo temático "Mobilizando na perspectiva de fortalecer o sistema municipal de educação", o painel "Conversando sobre governança interfederativa" e uma apresentação sobre o Ceará Sem Fome, cujo intuito é criar, desenvolver e realizar ações e políticas públicas para alimentar de forma saudável a população mais vulnerável do Estado.

Próxima parada: Canindé-O segundo Encontro da Caravana Ceará Um Só será realizado nesta quarta-feira (7/5/2025), em Canindé. O evento ocorrerá no IFCE Campus Canindé, das 8 às 17 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no seguinte link: https://escola.egp.ce.gov.br/catalogo/1026 (Código: CANINDÉ).

Sobre a Caravana Ceará Um Só-
A Caravana Ceará Um Só foi lançada em 28/3/2025, durante solenidade realizada no auditório da Seplag. Na ocasião, foram assinados acordos de cooperação com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-CE), a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) e o Conselho Regional de Economia Ceará (Corecon-CE). A iniciativa também conta com o apoio do programa Ceará Sem Fome e das universidades estaduais e federais.

O Programa Ceará Um Só já tem como parceiros a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), o Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e o programa Ceará Sem Fome.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...