Pular para o conteúdo principal



Felicidades-5/5

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta segunda-feira (5/5/2025), para:


  • Jornalista Cristiana Viana (foto).

  • 67 anos de Ana Maria Matos Ferreira.
  • 65 anos de Haroldo Braga.
  • 64 anos de Luiz Pio Barreto de Araújo.
  • 63 anos de Francisco Cirino.
  • 62 anos de Aurilenne Gomes.
  • 51 anos de Elisângela Barreto.
  • 48 anos de Adriano Silva.
  • 28 anos de Hamandha Almeida.
  • Joelma de Araújo.
  • Ernesto Saboya de Albuquerque.
  • Laura Montenegro.
  • Norma Goyanna (foto).
  • Marise Rolim (foto).
  • Annette Reeves de Castro (foto).
  • Marly Saboya (foto).
  • Luís Carlos Lafuente  (foto).
  • Ticiana de Paula Pessoa  (foto).

Arquivo Nirez para 5/5 na História de Fortaleza:

  • 1862 - Toma posse o bacharel José Bento da Cunha e Figueiredo Júnior na Presidência da Província, para a qual fora nomeado em 9/4/1862.
  • 1867 - Assume o cargo de Chefe de Polícia, Salustiano Orlando de Araújo Costa.
  • 1878 - Falece, aos 58 anos de idade, em sua casa no Porangabuçu, conhecida como Chácara Amaral, o comerciante português João Antônio de Amaral.
  • 1895 - Publicado em Fortaleza o periódico humorístico "O Figarino", fundado por Antônio de Lafayete, João de Albuquerque e Nicéforo Moreira.
  • 1927 - Terminado o trabalho, pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, de arborização da Rua Floriano Peixoto e Rua Major Facundo. Vai ser iniciada a arborização da Rua Barão do Rio Branco. Infelizmente hoje nada resta desse trabalho, todas as árvores foram cortadas, com raríssimas e honrosas exceções.
  • 1929 - O pintor cearense Vicente Rosal Ferreira Leite (Vicente Leite) abre exposição de pintura no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.
  • 1931 - Falecimento, aos 68 anos de idade, do comerciante Maximiano Leite Barbosa, chefe da firma Leite Barbosa & Companhia, na Rua Major Facundo, 108 (atual 278) com fundos para a Rua Barão do Rio Branco, 105/107.
  • 1937 - Chega a Fortaleza, no Campo de Pouso do Alto da Balança, o bimotor Lockeed Electra da aviadora solitária Amelia Mary Earhart, que pretendia completar uma volta ao mundo. Seu avião desapareceu em 2/7/1937.
  • 1938 - Toma posse, no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, o padre Misael Gomes da Silva.
  • 1938 - Na reforma da saúde pública no Ceará, a Inspetoria de Proteção à Maternidade e à Infância passa a denominar-se Serviço de Assistência Médica à Maternidade e à Infância, que em 1941 passaria a ser Departamento Estadual da Criança.
  • 1943 - Morre, em Fortaleza, aos 85 anos de idade, o médico João Guilherme Studart, oficial reformado da Marinha. Era irmão do Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart). Nascera em 13/9/1858.
  • 1950 - O Diário Oficial do Município 4834 traz a Lei 182, de 26 de abril, que muda o nome da Rua América, no Jardim América, para Rua Moacir Weyne, proposição do vereador Gutemberg Braun. Foi uma homenagem a Moacir Weyne do Nascimento, que foi assassinado em 13/11/1949. Hoje chama-se Rua Major Weyne.
  • 1954 - Constituída a Fundação Júlio Pinto, destinada a dotar a Faculdade de Medicina do Ceará de um estabelecimento exemplar, constituindo e mantendo o Instituto Evandro Chagas do Ceará, o Hospital das Clínicas e a Maternidade Escola de Fortaleza.
  • 1959 - Toma posse no comando da 10ª Região Militar, o general Francisco Damasceno Ferreira Portugal, recebendo o cargo das mãos do general Inimá Siqueira.
  • 1963 - Iniciadas as obras de construção do Ginásio Coberto Senador Paulo Sarasate, que seria inaugurado em 1971.
  • 1966 - Transferência, da Praça Castro Carreira para a Avenida Bezerra de Menezes, da estátua de General Sampaio, que fora inaugurada no dia 24/5/1900. Durante os trabalhos de retirada da estátua cai o pedestal de mármore que se esfacela.
  • 1966 - Iniciam-se as aulas do novo Curso de Esperanto, da Universidade Federal do Ceará-UFC.
  • 1967 - Nomeado para exercer, em comissão, o cargo de Comandante da Guarda Civil de Fortaleza, o coronel da reserva da Polícia Militar, José Gerson Alves.
  • 1969 - Inaugurada a Escola Primária da Casa do Radioamador, no bairro Vila União.
  • 1970 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 79 anos de idade, o musicólogo Abraão de Carvalho, cearense da antiga cidade de União, hoje Jaguaruana, onde nascera a 4/4/1891, que possuiu uma mercearia na esquina da Avenida Visconde do Rio Branco com Rua Antônio Pompeu. Hoje é nome de Praça, que fica no local onde foi sua mercearia.
  • 1975 - O Campeonato Adulto Masculino de Volibol termina, sagrando-se Campeão o Náutico Atlético Cearense NAC, pentacampeão na categoria, ao derrotar a Associação Atlética Antares pela contagem de 3x2. O técnico do Náutico é José Melo.
  • 1976 - Vendido o prédio da Rua Sena Madureira, 1020, esquina com Rua Monsenhor Luís Rocha, pela União Federal, à Telecomunicações do Ceará S/A (Teleceará). No prédio funcionou a primeira Enfermaria da Polícia Militar e depois lá funcionou a 25ª Circunscrição de Recrutamento do Exército. Hoje levanta-se no local moderno edifício de concreto armado.
  • 1977 - Iniciam-se, na administração do prefeito Evandro Ayres de Moura, os trabalhos de reforma da Praça José de Alencar.
  • 1980 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, o capitão de fragata Rogério Vianna Lafayette, substituindo Gilberto Spínola Lavanére Wanderley.
  • 1988 - Gerardo Bastos S. A. inaugura nova loja, agora na Avenida Barão de Studart, 3100.
  • 1992 - Reinaugurado, após reforma que trouxe de volta antigas características, o Passeio Público. Foram colocadas grades e colunas, o coreto, bancos, antigo quiosque etc. Na festa inaugural as bandas de música da 10ª Região Militar e da Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF, além dos cantores Evaldo Gouveia de Oliveira, Maria Aíla Gomes da Silva e Raimundo Arrais.
  • 1994 - Morre em Fortaleza o compositor, músico e poeta Petrúcio Maia, radicado no Rio de Janeiro. Iniciou-se no grupo Pessoal do Ceará.
  • 1996 - Morre, em Fortaleza, o compositor e jornalista André Batista Vieira (Melé), ex-membro do conjunto Quatro Ases e Um Coringa, onde era pandeirista. Deixara o conjunto no início da década de 1950, vindo morar em Fortaleza. Era cearense de Fortaleza nascido em 26/4/1920.

  • 160 anos do nascimento do engenheiro militar e sertanista mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon.
  • 17 anos da estreia do Programa Antena MEC FM.
  • 15 anos do início de protestos em massa na Grécia em resposta às medidas de austeridade impostas pelo governo como resultado da crise da dívida pública grega.

  • Dia Nacional das Comunicações-Data escolhida em homenagem ao nascimento de Marechal Rondon, reconhecido como o Patrono das Comunicações, por ter contribuído para a integração do território nacional por meio da construção de Linhas Telegráficas.
  • Dia Nacional do Expedicionário.
  • Dia Mundial da Língua Portuguesa-Data ratificada em Paris, durante a assembleia-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Com informações:

  • Apcdec.
  • Arquivo Nirez.
  • Facebook.
  • Frisson News.
  • Salete Araújo.
  • Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre atriz Martha Vasconcelos

  Morreu, nesta sexta-feira (26.12.2025), a atriz cearense Martha Vasconcelos. Augusto Abreu : Minha querida amiga Martha Vasconcelos descanse em paz! De você só guardo afetuosas lembranças da vida e do palco. Dia triste!! Thadeu Nobre Rodrigues : Muito triste com a partida da Martha. O Ceará perdeu uma grande atriz... Muita luz e paz!! Deugiolino Lucas : Recebi nesta tarde de sexta-feira, 26 de dezembro de 2025, caríssimos amigos do FACE, Imprensa, Classe Teatral, Membros da academia Cearense de Letras, TVC Canal 5, RÁDIO CEARÁ FM 87.1 e Membros da Academia Cearense de Teatro, o falecimento da nossa querida e amada atriz cearense MARTHA VASCONCELOS. Ainda estou bastante emocionado com a notícia de uma grandiosa amiga de cena e fora cena. MARTHA VASCONCELOS, teve uma trajetória invejável como atriz e como amiga. Representou para todos nós do fazer teatral uma lição de vida, uma valiosa importância pela sua contribuição e demonstração como ser humano e atriz. Super premiada, aplau...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre atriz Martha Vasconcelos

  Morreu, nesta sexta-feira (26.12.2025), a atriz cearense Martha Vasconcelos. Augusto Abreu : Minha querida amiga Martha Vasconcelos descanse em paz! De você só guardo afetuosas lembranças da vida e do palco. Dia triste!! Thadeu Nobre Rodrigues : Muito triste com a partida da Martha. O Ceará perdeu uma grande atriz... Muita luz e paz!! Deugiolino Lucas : Recebi nesta tarde de sexta-feira, 26 de dezembro de 2025, caríssimos amigos do FACE, Imprensa, Classe Teatral, Membros da academia Cearense de Letras, TVC Canal 5, RÁDIO CEARÁ FM 87.1 e Membros da Academia Cearense de Teatro, o falecimento da nossa querida e amada atriz cearense MARTHA VASCONCELOS. Ainda estou bastante emocionado com a notícia de uma grandiosa amiga de cena e fora cena. MARTHA VASCONCELOS, teve uma trajetória invejável como atriz e como amiga. Representou para todos nós do fazer teatral uma lição de vida, uma valiosa importância pela sua contribuição e demonstração como ser humano e atriz. Super premiada, aplau...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...