Pular para o conteúdo principal

Começa sexta o FNT

Começa na próxima sexta-feira (4/9) o Festival Nordestino de Teatro em Guaramiranga (FNT). Eis release da Dégagé sobre o evento. Val a pena subir a Serra para assistir ao festival:
"Com mais de 50 espetáculos de teatro e música, além de encontros, debates, fórum, oficinas e mais uma série de atividades, acontece de 4 a 12 de setembro a 16ª edição do FNT, que este ano presta uma homenagem ao centenário de Nadir Papi Saboya. A cidade do Maciço de Baturité, localizada a pouco mais de 100Km de Fortaleza, vai receber atores, diretores, dramaturgos, pesquisadores e outros profissionais da cultura do Ceará e outros estados, em cerca de 80 atividades. A realização é da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (Agua) com patrocínio da Oi e Coelce. Apoio Cultural: Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, BNB, Governo do Estado do Ceará/Secretaria da Cultura (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Funarte e Governo Federal.
A programação começa às 18 horas da sexta-feira, com a Mostra de Cultura Tradicional Popular do FNT, na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, com a apresentação dos grupos de Guaramiranga Bumba meu Boi da Arábia e Dramas Raízes. Em seguida, os grupos abrem espaço para a Solenidade de Abertura. Três espetáculos teatrais serão encenados na primeira noite do Festival. O primeiro, às 20h, é Pió seria se pió fosse, do Grupo Sincronia, integrante da Mostra Guaramiranga em Cena, no palco do Teatrinho. Quem ficar na Praça do Teatro vai conferir, às 20h30, o primeiro espetáculo da Mostra Palco Ceará, A Farsa do Panelada, com a Cia Artes Cínicas de Teatro, de Tauá.
Ainda na primeira noite do FNT, no Teatro Municipal Rachel de Queiroz, às 21h30, acontece uma das novidades desta edição, a Mostra Ceará Convida, que leva ao festival duas companhias teatrais de um estado convidado de fora do Nordeste. Na noite de abertura a paranaense A Armadilha Cia de Teatro apresenta Os Leões. A primeira noite do FNT encerra com duas apresentações musicais na Praça do Teatro, a cantora Marta Aurélia, de Fortaleza, com o show Minha Alma e a banda O Rastro, de Guaramirranga.
O Paraná é o estado que marca o primeiro ano da Mostra Ceará Convida no FNT, que surge com a proposta de enriquecer o intercâmbio e as discussões dos debates, antes focadas somente nos espetáculos do Nordeste. Do Paraná, o público do festival poderá conferir dois espetáculos: Os Leões, da Armadilha Cia de Teatro, e Árvores Abatidas ou para Luis Melo, da Marcos Damaceno Cia de Teatro. Na manhã seguinte de cada espetáculo haverá debate aberto ao público, com a participação dos integrantes do grupo e debatedores convidados.
Outra novidade do FNT este ano é o Fórum de Dramaturgia. Serão cinco dias de Fórum, onde a cada dia um texto terá leitura dramática seguida de bate-papo com debatedores convidados. Para a estréia desta programação a curadoria do FNT buscou os seguintes textos de autores cearenses: De braços cruzados (Autor: Emanoel Nogueira. Debatedor: João Silvério Trevisan - PE), O dia que vaiaram o sol na Praça do Ferreira (Autor: Gilmar de Carvalho. Debatedor: Ednardo - CE), A Bailarina (Autor: Carlos Câmara. Apresentado por Marcelo Costa. Debatedor: Lira Neto - CE), Carmem (Autor: Marcos Barbosa. Debatedor: José Augusto Lopes) e 68.com.br (Autor: Ricardo Guilherme. Debatedor: Senador Inácio Arruda - CE).
Um total de 11 mostras compõe a programação do 16º FNT. Além da Mostra Ceará Convida, com duas companhias paranaenses, o festival receberá, de outras regiões, duas companhias que integram este ano o Palco Giratório, projeto de circulação de espetáculos realizado pelo SESC, O Nome Científico da Formiga (de Angelo Madureira e Ana Catarina Vieira – SP) e Inventário – Aquilo que seria esquecido se a gente não contasse (Grupo Roda Gigante – RJ). Para a última noite do FNT, o palco será do espetáculo convidado para o Encerramento, Rainhas [(S)], produção paulista dirigida por Cibele Forjaz, com as atrizes Georgette Fadel e Isabel Teixeira.
Na tradicional Mostra Nordeste, que é o foco principal das apresentações do FNT, o festival recebe sete peças encenadas por companhias da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, sendo dois espetáculos do Ceará, dois de Pernambuco e os outros três estados serão representados por uma montagem cada.
A formação é uma das principais marcas do FNT e é reconhecida como um importante diferencial diante de outros festivais de teatro do país. Com atividades que este ano passam por questões relacionadas às organizações artísticas, dramaturgia, debates sobre espetáculos, apresentação de teses e dissertações de artistas pesquisadores, além de lançamentos, oficinas e residências, o FNT torna-se um espaço para o aprendizado saudável onde ninguém ensina ninguém, ninguém aprende sozinho; onde o intercâmbio é palavra-chave na estrutura do festival.
Além do Fórum de Dramaturgia do FNT, que acontece pela primeira vez no festival, o programa de Formação contará com Ciclo de Debates sobre os Espetáculos, tendo como debatedores Kil Abreu (SP), Rosyane Trotta (RJ) e Nina Caetano (MG), e o VIII Encontro de Artistas Pesquisadores, que acontece no FNT ininterruptamente, desde 2001, sendo um espaço para as pesquisas, inquietações e curiosidades que povoam o campo das artes, em especial, as cênicas.
Ainda dentro do programa de Formação, o FNT recebe duas ações do Sebrae, com a coordenação de Glauber Uchoa. Oficina: Associativismo em Arte, com Pablo Capilé (MT), e o Encontro de Movimentos e Organizações Artísticas, este com a participação de Kil Abreu (SP), Pablo Capilé (MT), Marlene Querubim (Presidente da União Brasileira de Circos Itinerantes) e Ary Scapin (Coordenador de Cultura do Sebrae - SP), tendo como mediadores Luiz Carlos Sabadia (Sebrae) e Professora Maria Rejane Reinaldo (Coordenadora de Ação Cultural / Gestão dos Sistemas Estaduais da Cultura-Secult)."

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.