Pular para o conteúdo principal



Começa sexta o FNT

Começa na próxima sexta-feira (4/9) o Festival Nordestino de Teatro em Guaramiranga (FNT). Eis release da Dégagé sobre o evento. Val a pena subir a Serra para assistir ao festival:
"Com mais de 50 espetáculos de teatro e música, além de encontros, debates, fórum, oficinas e mais uma série de atividades, acontece de 4 a 12 de setembro a 16ª edição do FNT, que este ano presta uma homenagem ao centenário de Nadir Papi Saboya. A cidade do Maciço de Baturité, localizada a pouco mais de 100Km de Fortaleza, vai receber atores, diretores, dramaturgos, pesquisadores e outros profissionais da cultura do Ceará e outros estados, em cerca de 80 atividades. A realização é da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (Agua) com patrocínio da Oi e Coelce. Apoio Cultural: Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, BNB, Governo do Estado do Ceará/Secretaria da Cultura (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Funarte e Governo Federal.
A programação começa às 18 horas da sexta-feira, com a Mostra de Cultura Tradicional Popular do FNT, na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, com a apresentação dos grupos de Guaramiranga Bumba meu Boi da Arábia e Dramas Raízes. Em seguida, os grupos abrem espaço para a Solenidade de Abertura. Três espetáculos teatrais serão encenados na primeira noite do Festival. O primeiro, às 20h, é Pió seria se pió fosse, do Grupo Sincronia, integrante da Mostra Guaramiranga em Cena, no palco do Teatrinho. Quem ficar na Praça do Teatro vai conferir, às 20h30, o primeiro espetáculo da Mostra Palco Ceará, A Farsa do Panelada, com a Cia Artes Cínicas de Teatro, de Tauá.
Ainda na primeira noite do FNT, no Teatro Municipal Rachel de Queiroz, às 21h30, acontece uma das novidades desta edição, a Mostra Ceará Convida, que leva ao festival duas companhias teatrais de um estado convidado de fora do Nordeste. Na noite de abertura a paranaense A Armadilha Cia de Teatro apresenta Os Leões. A primeira noite do FNT encerra com duas apresentações musicais na Praça do Teatro, a cantora Marta Aurélia, de Fortaleza, com o show Minha Alma e a banda O Rastro, de Guaramirranga.
O Paraná é o estado que marca o primeiro ano da Mostra Ceará Convida no FNT, que surge com a proposta de enriquecer o intercâmbio e as discussões dos debates, antes focadas somente nos espetáculos do Nordeste. Do Paraná, o público do festival poderá conferir dois espetáculos: Os Leões, da Armadilha Cia de Teatro, e Árvores Abatidas ou para Luis Melo, da Marcos Damaceno Cia de Teatro. Na manhã seguinte de cada espetáculo haverá debate aberto ao público, com a participação dos integrantes do grupo e debatedores convidados.
Outra novidade do FNT este ano é o Fórum de Dramaturgia. Serão cinco dias de Fórum, onde a cada dia um texto terá leitura dramática seguida de bate-papo com debatedores convidados. Para a estréia desta programação a curadoria do FNT buscou os seguintes textos de autores cearenses: De braços cruzados (Autor: Emanoel Nogueira. Debatedor: João Silvério Trevisan - PE), O dia que vaiaram o sol na Praça do Ferreira (Autor: Gilmar de Carvalho. Debatedor: Ednardo - CE), A Bailarina (Autor: Carlos Câmara. Apresentado por Marcelo Costa. Debatedor: Lira Neto - CE), Carmem (Autor: Marcos Barbosa. Debatedor: José Augusto Lopes) e 68.com.br (Autor: Ricardo Guilherme. Debatedor: Senador Inácio Arruda - CE).
Um total de 11 mostras compõe a programação do 16º FNT. Além da Mostra Ceará Convida, com duas companhias paranaenses, o festival receberá, de outras regiões, duas companhias que integram este ano o Palco Giratório, projeto de circulação de espetáculos realizado pelo SESC, O Nome Científico da Formiga (de Angelo Madureira e Ana Catarina Vieira – SP) e Inventário – Aquilo que seria esquecido se a gente não contasse (Grupo Roda Gigante – RJ). Para a última noite do FNT, o palco será do espetáculo convidado para o Encerramento, Rainhas [(S)], produção paulista dirigida por Cibele Forjaz, com as atrizes Georgette Fadel e Isabel Teixeira.
Na tradicional Mostra Nordeste, que é o foco principal das apresentações do FNT, o festival recebe sete peças encenadas por companhias da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, sendo dois espetáculos do Ceará, dois de Pernambuco e os outros três estados serão representados por uma montagem cada.
A formação é uma das principais marcas do FNT e é reconhecida como um importante diferencial diante de outros festivais de teatro do país. Com atividades que este ano passam por questões relacionadas às organizações artísticas, dramaturgia, debates sobre espetáculos, apresentação de teses e dissertações de artistas pesquisadores, além de lançamentos, oficinas e residências, o FNT torna-se um espaço para o aprendizado saudável onde ninguém ensina ninguém, ninguém aprende sozinho; onde o intercâmbio é palavra-chave na estrutura do festival.
Além do Fórum de Dramaturgia do FNT, que acontece pela primeira vez no festival, o programa de Formação contará com Ciclo de Debates sobre os Espetáculos, tendo como debatedores Kil Abreu (SP), Rosyane Trotta (RJ) e Nina Caetano (MG), e o VIII Encontro de Artistas Pesquisadores, que acontece no FNT ininterruptamente, desde 2001, sendo um espaço para as pesquisas, inquietações e curiosidades que povoam o campo das artes, em especial, as cênicas.
Ainda dentro do programa de Formação, o FNT recebe duas ações do Sebrae, com a coordenação de Glauber Uchoa. Oficina: Associativismo em Arte, com Pablo Capilé (MT), e o Encontro de Movimentos e Organizações Artísticas, este com a participação de Kil Abreu (SP), Pablo Capilé (MT), Marlene Querubim (Presidente da União Brasileira de Circos Itinerantes) e Ary Scapin (Coordenador de Cultura do Sebrae - SP), tendo como mediadores Luiz Carlos Sabadia (Sebrae) e Professora Maria Rejane Reinaldo (Coordenadora de Ação Cultural / Gestão dos Sistemas Estaduais da Cultura-Secult)."

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...