Pular para o conteúdo principal

Pautão Cultural


A programação infantil iniciada em outubro continua no mês de novembro, trazendo muita diversão para a garotada. Nesse sábado, às 18h, será apresentado o espetáculo infantil “Ui, o príncipe” no Anfiteatro. Em todos os finais de semana as crianças poderão aprender brincando nas oficinas de arte em quadrinhos, mágica e teatro, das 16h às 19h, na Praça Almirante Saldanha e Arena Dragão do Mar.


Contação de histórias
     Neste sábado (17), o Espaço Rogaciano Leite Filho será palco do espetáculo “Passeando nos Jardins de Primavera”. Inspiradas no amor ao próximo e na vontade de construir um mundo melhor, as cinco histórias e músicas desse espetáculo vão encantar crianças e adultos com mensagens de otimismo transmitidas de forma alegre e bem humorada.
O objetivo é estimular a educação dos sentimentos, dando ênfase aos valores morais como o altruísmo, a amizade, o perdão e a importância do amor e do convívio fraternal.


Serviço:
Contação de histórias “Passeando nos Jardins de Primavera”
Dia 17, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho.
Acesso livre. Classificação livre.



Dragão Do Mar recebe 3ª edição do Sesi Bonecos do Mundo
O maior festival de teatro de bonecos do país trará show da banda Pato Fu

Nos dias 17 e 18 de novembro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura será palco do maior festival de teatro de bonecos do país, o Sesi Bonecos do Mundo, que este ano chega à sua 3ª edição em Fortaleza. A programação promete encantar plateias de todas as idades, com espetáculos gratuitos, encenados por companhias nacionais e internacionais (Estados Unidos, Peru, Japão, Itália e Rússia). 

Destaque para o show da banda Patu Fu e do grupo de teatro de bonecos Giramundo (MG), que no dia 17 de novembro, apresentam o espetáculo Música de brinquedo, na Praça Verde.  A entrada é franca.

A programação completa, fotos, vídeos e outras informações podem ser conferidos no site www.sesibonecos.com.br.

O Festival
Idealizado pela publicitária pernambucana Lina Rosa Vieira, também curadora do festival, o Sesi Bonecos do Mundo existe desde 2004 e, ao longo de sua trajetória, já percorreu os 27 estados brasileiros, contabilizando um total de 1,8 milhões de espectadores. Apenas em Fortaleza, nas duas edições anteriores (2004 e 2008), cerca de 85mil pessoas assistiram aos espetáculos, que sempre prezam pela democratização do acesso à cultura.

Em Fortaleza, participam do festival os grupos The Huber Marionettes (EUA), Hugo e Ines (Peru), Kakashi-za (Japão),Grupo Giramundo (MG), Gente Falante (RS), Girovago&Rondella (Itália),Caixa do Elefante (RS), Victor Antonov (Rússia), Pia Fraus (SP) e Duas Companhias (PE). E os mestres convidados são Chico Simões (DF), Tonho de Pombos (PE), Zé Di Vina (PE), Waldeck de Garanhuns (PE) e Zé Lopes (PE), além dos mestres cearenses.

A curadoria do evento seleciona os espetáculos com base nos critérios de diversificação e complexidade. O objetivo é mostrar ao público que, além das obras infantis e de humor, o gênero também permite a criação de espetáculos de temática adulta, com sofisticados recursos técnicos. Revelando as mais variadas técnicas de manipulação de bonecos, o festival tem contribuído para a consolidação da modalidade como arte autônoma.

SERVIÇO:
Sesi Bonecos do Mundo
De 14 a 16, no Teatro José de Alencar, com apresentações às 19h e às 21h
De 17 a 18, no Dragão do Mar, das 16h30 às 20h30 (dia 17) e das 16h30 às 20h (dia 18)
Entrada Franca

Mais informações:

________________________________________________________________
Literatura
Neste sábado, obra de Raquel de Queiroz ganha vida no Dragão do Mar
     O Dragão do Mar Literário apresenta neste sábado (17), às 19h, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura uma versão encenada da célebre obra de um dos ícones femininos da literatura nordestina: Raquel de Queiroz.
     Com direção artística e atuação de Soraia Falcão, o espetáculo se divide em dois momentos, onde as narrativas iniciais são expostas ao som de músicas transcendentais, como forma de introdução, e seguem com cenas dramatizadas e entrecortadas pelo público que leu previamente os textos, antes da apresentação.
     Esse projeto mescla autor, obra e leitores em um diálogo onde todos podem se aproximar da esfera literária, do embate com a leitura e de suas artimanhas, com o objetivo de motivar participantes, conhecedores ou não da obra, a envolverem-se no fantástico mundo da literatura.
Serviço: Dia 17, às 19h, no Auditório do Centro Dragão do Mar. Acesso livre



Música |
Doces Flautas Doces faz apresentação neste domingo no Dragão do Mar
   
     A banda “Doces Flautas Doces”, formada por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE apresenta neste domingo (18) a partir das 18h, o show “Do Brasil para o Nordeste: Gonzagão, cabra-da-peste!”. O espetáculo acontece no Auditório do Centro Dragão do Mar e compõe a programação do projeto Domingo Musical. Os ingressos custam R$ 2,00 e 1,00.
     Em 30 anos de trajetória, o grupo traz à tona um instrumento pouco apreciado pelo público, a flauta doce, conquistando reconhecimento pelo trabalho de excelência e tornando-se reconhecido entre os núcleos de cultura e educação, o que tem rendido convites para aberturas de congressos e eventos, principalmente dentro do ambiente universitário.
     Dividido em dois momentos, o show traz em seu primeiro ato o repertório seleto da música popular brasileira, contemplando autores como Tom Jobim, João Gilberto, Chico Buarque, Noel rosa, Caetano Veloso, entre outros. O segundo se volta para a obra inestimável de Luiz Gonzaga, em reverência ao seu centenário que projetou em nível global a nordestinidade do nosso povo.
     Utilizando recursos visuais, esse momento revela imagens da trajetória artística desse célebre gênio da música regional, contribuindo na formação do público acerca da inestimável contribuição de Luiz Gonzaga para a história da música brasileira.

Domingo Musical
A apresentação do Doces Flautas Doces faz parte da programação de novembro do projeto Domingo Musical do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, contemplado por edital de estímulo a projetos na área de música no Estado, lançado pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).

Serviço: Dias 18, às 18h, no Auditório. Ingressos: R$ 2,00 e 1,00. Classificação livre



Exposições |
Além de apresentações musicais e teatrais, os visitantes do CDMAC poderão conferir exposições surpreendentes.

Museu de Arte Contemporânea
“Dalí: Bíblia Sagrada”

A exposição traz 105 litogravuras do catalão Salvador Dalí realizadas entre 1963 e 1969. A mostra contempla uma série do artista surrealista para ilustrar a Bíblia Sagrada, publicada pela Rizzoli Edições, Milão (Itália) e editada por Giuseppe Albaretto. A exposição chega com toda a genialidade de Dalí em uma ampla variedade de imagens cristãs, baseadas nos mitos clássicos, além de textos e histórias que mostram o uso dos conceitos freudianos. A exposição permanece em cartaz até o dia 06 de janeiro. 

 “Ecos Híbridos”

A exposição coletiva Ecos Híbridos traz o trabalho de Alexandre Sequeira (PA), Eustáquio Neves (MG), Luiz Carlos Felizardo (RS), Pedro David (MG), Rogério Reis (RJ). Os fotógrafos contam suas histórias por distintas percepções, discursos e particularidades visuais. Os ensaios presentes nesta exposição propõem investigações que se dilatam no sentido de construir a imagem pelo mergulho provocado – não apenas pelo fazer – sobretudo pela postura de vivenciar intensamente a experiência fotográfica. Permanece em cartaz até 2 de dezembro.
Memorial da Cultura Cearense

“Brinquedo - A Arte do Movimento” [Salas 3 e 4]

A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos expostospertenciam a Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
“Vaqueiros” [Salas 5 e 6]
Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.
 Visitação de terça a quinta, das 09h às 19h (acesso até às 18h30), sexta a domingo e feriados, das 14h às 21h (acesso até às 20h30)

Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu SobrinhoAv. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga
“Exposição Patrimônio para Todos –  Uma aventura através das memórias – ano IV”
Exposição de imagens fotográficas e audiovisuais que reúne o registro das comunidades pesquisadas pelo Projeto Patrimônio para Todos em Fortaleza e em 7 municípios do interior do Ceará, entre junho e agosto de 2012.
Visitação até 30 de novembro de 2012, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Para agendar visita guiada, ligar para: 3238.1244.


Centro Cultural Bom Jardim
Rua 3 corações, 400 – Bom Jardim
Dança |
Sexta com dança - “Ritmo na rítmica”, Grupo Estácio Fic de Ginástica Rítmica - Direção: Barbara Agostine - Coreográfa: Renata Saldanha.
     Espetáculo que mostra a viagem de uma garota a um mundo de sonhos que remetem ao universo do circo, ginástica e dança em um país fictício, chamado Elore. Neste sonho, a garota Nadejda encontra seres encantados, que se movimentam de forma incrível, em diversos ritmos instrumentais. Quando esta acorda, percebe que tudo não passou de um sonho, porém seu corpo aprendeu a realizar as incríveis proezas dos seres deste país. Espetáculo que alia beleza, habilidades atléticas, circo, ginástica e dança.
Dia 16, às 19h, no Teatro Marcus Miranda. Acesso livre. Classificação livre.

Arte Plural |
Mostra Verbal, Furiosos da Rima – Direção: Douglas da Silva
     Grupo de rap da comunidade do Bom Jardim, com 13 anos de estrada. Revela em suas músicas os problemas sociais e culturais, como também belas trajetórias de vida.
Serviço: Dia 17, às 18h, no Teatro Marcus Miranda. Acesso livre. Classificação livre.

Sons e Tons |
Mostra Rock Bom Jardim, Banda Prepúcio e Banda Ditants
As bandas contam com repertório autoral e com algumas canções marcantes dos anos 90.
Serviço: Dia 17, às 19h, no Teatro Marcus Miranda. 60 min. Acesso livre. Classificação livre.

Amostras Musicais do Ceará, Projeto MIRC
O Programa Mirc Rock Cearense faz parte do Projeto Amostras Musicais do Ceará, produzido pela equipe de rádio e televisão da Rede Virtual Inespec e transmitido na internet. Em parceria com o CCBJ, grava a 11ª edição com bandas de rock, além do bate-papo com convidados, debates de temáticas socioculturais e muita diversão.
Serviço: Dia 18, às 13h, no Teatro Marcus Miranda. 4h. Acesso livre. Classificação livre.



Literatura |
“Venha Ler”
Consciência Negra, Facilitadora: Ana Paula Sales

Novembro é o mês da consciência negra, portanto, este tema será abordado com a finalidade de desenvolver a cultura, a leitura e a criatividade literária das crianças.

Serviço: Dia 17, de 09h às 11h e 14h às 16h, na Biblioteca.



 Teatro infantil |
Lagarta Pintada, Cristina Gadelha e Letícia Silva
Atividades de pintura e desenho livre, jogos, cantigas de roda e brincadeiras da cultura tradicional popular, voltadas para o público infantil.
Serviço: Dia 18, às 16h, no Espaço Alternativo. Acesso livre. Classificação livre.
________________________________________________________________
Teatro em pauta |
EX-CÊNTRICOS, Grupo Arte de Viver -  Direção: Hemetério Segundo
O espetáculo é a culminância do Projeto de Visibilidade Cultural do Grande Bom Jardim, uma ação pública do Governo do Estado do Ceará para o incentivo e a valorização da cultura da nossa gente. Trata das relações existentes entre loucura e sociedade, questionando a normalidade habitual e a vida cotidiana.

Dia 18, às 19hs, no Teatro Marcus Miranda. Acesso livre.
Classificação 12 anos.


Exposição |
“Arte Urbana em Bloco”, Curadoria: Emanuel Souza – a.k.a “O Centurião”
A primeira exposição do Coletivo Bloco de Risco fora dos muros, composto por alunos do CMES - Dom Antônio de Almeida Lustosa em Fortaleza. Utilizando diversas técnicas como: pintura, estêncil, colagens, stiker’s, lambe-lambe, mais de 40 alunos desenvolveram este trabalho desde 2011.
Visitação de segunda a sexta, das 14h às 18h, e sábados e domingos, das 16h às 20h.

Cinema |
Cine Clube Bom Jardim, Facilitadora: Angélica Rodrigues
Exibição de filmes brasileiros (Programadora Brasil) graças à conquista do Edital + Cinema, projeto do Ministério da Cultura, Governo Federal, que beneficia os espaços culturais.
Dia 17, às 16h
Programa 248 - Cultura Negra
Alma no Olho
Dir.: Zozimo Bulbul; RJ, 1974, Documentá­rio, PB, 12 min.
Espaço Sagrado
Dir.: Geraldo Sarno; BA, 1975, Documentá­rio, Colorido, 17 min.
Gato / Capoeira
Dir.:Mario Cravo Neto; BA, 1979, Documen­tário, PB, 13 min.
Ilê Aiyê / Angola
Dir.:Orlando Senna; BA, 1985, Documentá­rio, Colorido, 16 min.
Negros de Cedro
Dir.:Manfredo Caldas; DF, 1997, Documen­tário, Colorido, 17 min.
Rio de Mulheres
Dir.:cristina maure e Joana Oliveira; MG, 2009, Documentário, Colorido, 21 min.
Dia 18, às 15h
Programa: 203 - Curta criança 3 - Classi­ficação livre
A Garrafa do Diabo
Dir.: Fernando Coimbra; SP, 2009, Ficção, Colorido, 15 min.
As Fadas da Areia
Dir.:João Batista Melo; DF, 2008, Ficção, Co­lorido, 15 min.
Contatos Siderais Antes do Colegial
Dir.: Ale McHaddo; SP, 2009, Ficção, Colori­do, 14 min.
O Avô do Jacaré
Dir.: Christian Saghaard e Flavia Thompson; SP, 2009, Ficção, Colorido, 14min.
O arol de Santo Agostinho
Dir.: Marco Schiavon; RJ, 2006, Ficção, Co­lorido, 15 min.
O Imaginante Quarto da Vovó
Dir.: Marcela Arantes; SP, 2009, Ficção, Co­lorido, 16 min.
Reisado Miudim
Dir.: Petrus Cariry; CE, 2008, Ficção, Colo­rido, 13 min.

 ________________________________________________________________
Cine Clube – Itinerante, Direção: Angélica Rodrigues
A fim de proporcionar diversão à comunidade, o cineclube itinerante leva para as praças do Grande Bom Jardim o melhor do cinema brasileiro. Sempre com exibição de um curta-metragem seguido de um longa. A pipoca é garantida!

Programa: Animações para a primeira infância 2
A bruxinha Lili de Leonardo Copello. BA, 2008, Animação, Colorido, 5 min.
Bartô de Luiz Botosso e Thiago Veiga.GO, 2006, Animação, Colorido, 7 min.
Calango! de Alê Camargo
DF, 2007, Animação, Colorido, 7 min.
Docinhos de Frederico Pinto e José Maia.RS, 2002, Animação, Colorido, 7 min.
Gilda e Gilberto de Érica Valle
SP, 2003, Animação, Colorido, 8 min.
O Povo atrás do Muro de Marconi Loures - MG, 2007, Animação, Colorido, 7 min.
O Veado e a Onça de Raquel Pedreira - SP, 2006, Animação, Colorido, 13 min.
O Vento de Pedro Pazelli - RJ, 2007, Anima­ção, Colorido, 4 min

Dia 16, às 18h - Praça do Santo Amaro - Av. Maria Júlia s/n, próximo à igreja do Santo Amaro

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre ex-jogador Orzete Matos

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap-CE) comunica a morte do ex-jogador do Fortaleza, José Orzete de Matos Freitas:



- Nossos sentimentos aos familiares do ex-atleta Ozete que prematuramente partiu ao encontro do braços do Pai Eterno. Que Deus os conforte nesse momento de dor", destaca nota de pesar da Agap-CE.

Orzete faleceu jogando bola, no final da tarde deste sábado (29), em Fortaleza, quando teve um ataque fulminante.

Ele atuou no meio campo do Fortaleza nos anos 1976-1977.

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio diz:

- Hoje o Futebol Cearense perdeu um grande desportista e amigo. Deus receba o ORZETE de braços abertos e dará consolo e paz a sua esposa e o seu querido filho".



O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel lamenta a partida de Orzete Matos:

- Recebemos há pouco a triste notícia do falecimento do nosso amigo Orzete, que infartou jogando futebol, uma de suas paixões. Descanse em paz am…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre ex-jogador Orzete Matos

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Ceará (Agap-CE) comunica a morte do ex-jogador do Fortaleza, José Orzete de Matos Freitas:



- Nossos sentimentos aos familiares do ex-atleta Ozete que prematuramente partiu ao encontro do braços do Pai Eterno. Que Deus os conforte nesse momento de dor", destaca nota de pesar da Agap-CE.

Orzete faleceu jogando bola, no final da tarde deste sábado (29), em Fortaleza, quando teve um ataque fulminante.

Ele atuou no meio campo do Fortaleza nos anos 1976-1977.

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio diz:

- Hoje o Futebol Cearense perdeu um grande desportista e amigo. Deus receba o ORZETE de braços abertos e dará consolo e paz a sua esposa e o seu querido filho".



O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Eudes Bringel lamenta a partida de Orzete Matos:

- Recebemos há pouco a triste notícia do falecimento do nosso amigo Orzete, que infartou jogando futebol, uma de suas paixões. Descanse em paz am…