Pular para o conteúdo principal



Teatro de Fortaleza


III Festival Popular de Teatro de Fortaleza vai ocupar os espaços da Capital do Ceará. Além das praças, terminais rodoviários e escolas públicas da Cidade, a arte do movimento chega ao Mercado Central, aoAnfiteatro da Beir-Mar e ao Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), numa mostra itinerante inovadora. O Festival é uma promoção da Companhia Prisma de Artes e acontece de 5 a 9 de novembro de 2012Toda a programação é gratuita.

O evento já é apontado como o maior festival de teatro exclusivamente de rua do Ceará. Durante os cinco dias de programação, as companhias irão trocar experiências artísticas, através de diversas palestras, oficinas e debates com os espectadores. O público das ruas vai conferir em primeira mão as produções das companhias, enquanto estiverem em trânsito pelas esquinas de Fortaleza.

Serão 16 atrações locais atuando em 12 espaços públicos da Capital, mais oficinas e apresentações da Troupp Pas D'argent, do Rio de Janeiro, e do ator e diretor paulista Carlos Gerônimo - as duas atrações especiais convidadas. No encerramento, o jornalista e autor Ignacio de Loyola Brandão irá assistir a apresentação do fragmento do espetáculoNão Verás País Nenhum, trabalho adaptado do seu livro de mesmo nome.

A cerimônia de abertura será no dia 5 de novembro (segunda-feira), na Praça do Ferreira, com espetáculo da companhia Troupp Pas D’argent e show musical do projeto Canção do Exílio, composto por Natasha Faria, Moacir Bedê, Fábio Amaral e André Benedecti.

O coordenador geral do Festival e diretor da Companhia Prisma de Artes, Raimundo Moreira, garante que o público vai se surpreender a cada ano com o evento, que apostou na proposta de levar o teatro às ruas, como forma de dar oportunidade às pessoas que não têm tempo ou recursos para ver um espetáculo nos teatros. “Ficamos muito satisfeitos com o retorno do público, com os sorrisos que são atraídos, com os aplausos a cada final de apresentação. Vamos continuar acrescentando novos lugares da cidade a cada ano”, comentou Raimundo.

O Festival Popular de Teatro é uma realização do Ministério da Cultura (Minc), com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Companhia de Gás do Ceará (Cegás) e da empresa de material elétrico Carmehil. O apoio é da Vila das ArtesPrefeitura Municipal de Fortaleza e da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE).https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

> Serviço
III Festival de Teatro Popular de Fortaleza
O quê: Espetáculos, oficinas e palestras de teatro popular
Quando: de 5 a 9 de novembro, de 9h às 19h
Onde: Praças, terminais rodoviários, escolas, Praça do Ferreira, Vila das Artes, Terminal do Papicu, Praça da Cidade 2000, Terminal do Antônio Bezerra, Instituto Intervalo no Condomínio Espiritual Uirapuru, Terminal da Parangaba, Praça da Serrinha, Praça do Dias Macedo, Terminal do Siqueira, Praça do José Walter, CUCA Che Guevara, Anfiteatro da Beira Mar, Terminal da Messejana e Mercado Central;
Toda a programação é gratuita.

> Informações



> Teatro encarando a cidade – Cia Prisma de Artes
A Companhia Prisma de Artes nasceu como o Festival Popular de Teatro: nos espaços públicos e com o sol na cara. São 27 anos de atuação no bairro Dias Macedo, em Fortaleza (CE). Além do festival popular, a Companhia realiza a Caravana da Leitura e do Autor Cearense, com o início das atividades em 2011. Com regularidade, a trupe se apresenta nas ruas, igrejas, praças, escolas, palcos e circos.

O coletivo de artistas mantém, por tanto, uma relação íntima com a vida cultural e social da comunidade onde surgiu. Já foram realizadas dezenas de oficinas de iniciação teatral, tendo passado pelo seu quadro de alunos mais de 100 artistas ao longo do tempo de atuação.

Para desenvolver o trabalho inspirador, a Companhia conta com parcerias com associações de bairros, escolas públicas, igrejas e outros grupos culturais e arte. São desenvolvidos projetos com jovens em outras áreas, como grafite, grupo de reis, bloco de pré-carnaval, Paixão de Cristo, grupo junino e pastoril.

> Espetáculos montados pela Cia Prisma de Artes:
- Café, pão e confusão - 1996
- Festa na floresta encantada - 1997
- Histórias do reino onde nada acontece - 1998
- O conquistador de planetas - 1999
- Clawnsdeirinha - 2000
- Brincar é arte sonhar faz parte - 2002
- A pena e a Lei – 2008
- Luto (em parceria com o Grupo M.T.O) – 2011
- A Menina e o Sino - 2011

> Programação Festival III Popular de Teatro de Fortaleza

DIA
LOCAL
HORA
ATIVIDADE
05/11- Segunda
Praça do Ferreira
15h
Cortejo com banda Acas e banda do Sr. Tatá
05/11- Segunda
Praça do Ferreira
17h
Abertura oficial
05/11- Segunda
Praça do Ferreira
18h
Troupp Pas D’argent - Cidade das Donzelas
05/11- Segunda
Praça do Ferreira
19h
Show musical – Canção do Exílio com Natasha Faria, Moacir Bedê, Fábio Amaral e André Benedecti
05/11- Segunda

Vila das Artes
09:30
Oficina “Processo da Linguagem Corporal” Troupp Pas D’argent
05/11- Segunda

Terminal do Papicu
11h
EmFoco grupo de teatro - Escritos
05/11- Segunda

Praça da Cidade 2000
9h
Ânima – Mãe D’água
05/11- Segunda

Cidade 2000
14h
Oficina de jogos teatrais
06/11-Terça

Vila das Artes
9:30
Oficina “Processo da Linguagem Corporal” Troupp Pas D’argent
06/11- Terça

Terminal do Ant. Bezerra
11h
Trupe Rebimboca - Balaios
06/11- Terça

Parquelândia
14h
Oficina de jogos teatrais
06/11- Terça

Parquelândia
16h
Companhia Acontece – A Gata Borralheira
06/11- Terça

Instituto Intervalo no CEU – Condomínio Espiritual Uirapuru
15h
Trupe Retalhos (Trairí) – Romeu e Julieta nos tempos da dengue
06/11- Terça

Praça do Ferreira
16h
Coletivo Os Pagadores – O Pagador de Promessas
07/11- Quarta

Vila das Artes
9:30
Oficina “Processo da Linguagem Corporal” Troupp Pas D’argent
07/11- Quarta

Terminal da Parangaba
11h
Trupe Cangaias – Simplesmente Rosas
07/11- Quarta

Vila das Artes
14h
Oficina de Voz com Carlos Gerônimo
07/11- Quarta

Serrinha
14h
Oficina de Teatro do Oprimido
07/11- Quarta

Praça da Serrinha
16h
Expressões Humanas – Os Cactos
07/11- Quarta

Praça do Dias Macedo
16h
Epidemia de Bonecos – Rainha de nada
07/11- Quarta

Praça do Ferreira
16h
Brincoleiros – olha o olho dos meninos

07/11- Quarta

Praça do Ferreira
19h
Pícaros Incorrigíveis – Boteco do seu Noel
08/11- Quinta

Vila das Artes
14h
Oficina de Voz com Carlos Gerônimo
08/11- Quinta

Terminal do Siqueira
11h
Parafernália Poética – O peso do P
08/11- Quinta

José Walter
14h
Oficina de Teatro do Oprimido
08/11- Quinta

Praça do José Walter
16h
Fuzuê – Picadeiro


08/11- Quinta

CUCA
16h
Introspectus Cia. De Teatro – Reino das Águas Limpas
08/11- Quinta

Anfiteatro da Beira Mar
19:30
Teruá – Histórias de Andarílhos
Carlos Gerônimo -recital de poesias: nossas pessoas em pessoa
08/11- Quinta

Praça do Ferreira
19h
Coletivo Marteladores – Plastic Wood
09/11- Sexta

Terminal da Messejana
11h
Outro Grupo de Teatro – Elucubrações
09/11- Sexta

Mercado Central
10h
Teatro de Caretas – Pra Resistir
09/11- Sexta
Praça do Ferreira
18:30
Encerramento Oficial
09/11- Sexta
Praça do Ferreira
19h
Companhia Prisma de Artes e convidados com  direção de Júlio Maciel – Não Verás País Nenhum - O Musical 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...