Pular para o conteúdo principal



Enic termina hoje

(Assessoria de Imprensa) - O último dia de programação do 85º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), hoje, tem início com a realização da plenária “O Brasil mudou, e a construção?”. Mais uma vez, todos os participantes do evento estarão reunidos para discutir o contexto atual e o futuro da construção civil no Brasil. A discussão reunirá como debatedores o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, que discorrerá sobre assuntos ligados às obras publicas; o presidente da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (Adit), Felipe Cavalcanti, que vai tratar sobre os temas da agenda ambiental; o presidente do Secovi-SP, Cláudio Bernardes, que discutirá os temas ligados ao setor imobiliário e seu impacto na vida das populações das cidades brasileiras; o presidente do Sinduscon-CE, Roberto Sérgio Ferreira, que apresentará os pontos relativos às relações trabalhistas; e o deputado federal Eduardo Sciarra, que abordará o financiamento de campanhas políticas.
A indústria da construção gera atualmente mais de 3,2 milhões de empregos formais diretos e quase 10 milhões de empregos em toda a cadeia produtiva, tendo uma atuação estratégica na manutenção dos indicadores econômicos e sociais do País. Entretanto, alguns setores da sociedade brasileira ainda têm uma visão negativa sobre o setor. Segundo o presidente da CBIC, Paulo Simão, essa imagem é baseada em preconceitos e pressupostos totalmente equivocados. “Nós, entidades representativas da Construção, sabemos que essa visão estereotipada não corresponde à realidade das quase 200 mil empresas formais que compõem a nossa indústria e, deste modo, tomamos a decisão de debater abertamente esses temas”, explica. 
Para o presidente do Sinduscon-CE, Roberto Sergio, a discussão proposta sinaliza uma oportunidade do setor se perguntar como recuperar perante a opinião pública a imagem da indústria da construção. “O Enic é uma oportunidade ímpar para esclarecer esses temas, desmistificar os rótulos injustamente colocados no setor, para que possamos debater de forma mais direta as contribuições que podemos dar ao Brasil”, comenta. 
PROGRAMAÇÃO DAS COMISSÕES
No período da tarde, o encontro segue com as reuniões das comissões da CBIC. A Comissão da Indústria Imobiliária (CII/CBIC) promove um debate, a partir das 14 horas, sobre “Fontes de Recursos”, onde serão abordadas questões relacionadas ao Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) da Caixa Econômica Federal (CEF), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Mercado de Capitais e o programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. A mesa de debate será composta pelo diretor do Banco PAN, Fábio Nogueira; o diretor da Associação Brasileira das Entidades de Crédito imobiliário e Poupança (Abecip), Felipe Pontual; o presidente da CEF, Jorge Fontes Hereda; além dos debatedores convidados.
A Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões (COP/CBIC) traz à tona a discussão sobre “O Papel das Concessões no Desenvolvimento da Infraestrutura”. Gestores e especialistas debaterão os avanços e colocarão em pauta algumas propostas. Participarão da reunião o consultor econômico da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Gesner Oliveira; o diretor-presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Cavalcanti Tavares; o diretor-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Moacyr Servilha Duarte; e o diretor executivo de Infraestrutura da CEF, Rogério de Paula Tavares. 
Já a Comissão de Meio Ambiente (CMA/CBIC) vai promover dois painéis: “Incentivos necessários para a construção sustentável” e “Aplicabilidade dos selos de certificações”. No primeiro debate, serão colocados em discussão o “IPTU Verde”, a “Logística Reversa – Projeto Piloto Paraná”, “Licenciamento Ambiental” e os “Aspectos Jurídicos e Desafios”. O segundo tema discute a “Escolha de Certificação Ambiental”, “Certificação e Norma de Desempenho” e “Case Lean Construction Leed”. Participarão da reunião como palestrantes a consultora da CBIC, Lilian Sarrouf; o vice-presidente do Meio Ambiente do Sinduscon-PR, Almir Perrú; a membra do Conselho Temático de Meio Ambiente (COEMA) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Shelly Carneiro; o presidente do Grupo Sustentax, Newton Figueiredo entre outros. Entre os debatedores, estarão presentes o deputado federal Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE) e a secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Águeda Muniz. 
Na Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT/CBIC), os participantes terão a oportunidade de discutir sobre a segurança e saúde na construção civil e os custos do acidente. Em relação ao subtema segurança e saúde, serão apresentadas as experiências da Espanha e de Londres, na Inglaterra. A reunião tem seguimento com a discussão a respeito da “NR-35 – Trabalho em Altura”, da “Gestão da segurança e saúde nas empresas” e do “Programa de Segurança e Saúde na Construção”. Integram a mesa de debate os auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Carlos L. Rocha e Gian Franco Pampalon; os representantes da Fund. Lab. la Construcción, Luis Octavio Rosel Ajamil e Neal Stone; o gestor da Saúde na empresa Mendes Júnior Trading Engenharia S.A., o médico do trabalho Gustavo Nicolai; e o diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DN), Rafael Lucchesi. 
A Comissão de Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat/CBIC) traz para o centro das discussões no dia 04 de outubro o debate sobre “Inovação Tecnológica”. A reunião contará com a participação de representantes do Secovi-SP, Marcos Valletri e Ricardo Bunemer; do professor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), José de Paula B. Neto; além de representantes dos Sinduscon’s da Bahia e Rio de Janeiro, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai-CE) entre outras instituições.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...