Pular para o conteúdo principal

Começa hoje

Chegou a hora! A Cidade Jazz & Blues em Guaramiranga já está pronta para receber grandes shows que vão marcar a 15ª edição do Festival Jazz & Blues. É hoje. Acontece a abertura do evento com shows a partir das oito da noite.
A programação começa com cerca de 120 alunos das Residências Artísticas do Projeto Música é Para a Vida, que apresentam os resultados das oficinas realizadas ao longo de uma semana em Pacoti. Na sequência, shows com a Big Band Unifor, em sua estreia pública, e o cantor cearense Marcos Lessa, que foi uma das atrações do festival em 2013 e conquistou o país como um dos destaques do programa The Voice Brasil. A programação de abertura acontece em parceria com o Saberes & Sabores - Festival de Literatura e Gastronomia. O acesso nesta sexta-feira é gratuito.
O Festival Jazz & Blues acontece até terça-feira de Carnaval, em Guaramiranga, e continua em Fortaleza de 6 a 8 de março.
Residências Artísticas - Depois de uma semana de imersão na formação musical (22 a 27.02) com grandes nomes da música instrumental do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, os alunos de arte e educadores participantes das Residências Artísticas apresentam o resultado do que aprenderam, sob orientação dos professores: Itiberê Zwarg (Prática de conjunto), Ajurinã Zwarg (Prática de percussão e Prática de conjunto), Mariana Zwarg (Prática de sopro), Hermano Faltz (Prática de guitarra), Davi Calandrine (Prática de violão e Leitura e rítmica), Miquéias dos Santos (Prática de baixo e Harmonia e análise), Tito Freitas (Prática de teclado e Prática de conjunto) e Pedro Ito (Prática de bateria e Prática de conjunto). As Residências Artísticas integram o projeto Música é para a Vida, que é realizado pelaSociedade Cearense de Produção Cultural e Científica (SCPCC) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).
Big Band Unifor - A Big Band Unifor é o mais novo grupo de arte da Universidade de Fortaleza, formado em outubro de 2013. Desde então vem se apresentando em eventos internos da Unifor. O show no palco da Cidade Jazz & Blues marcará a estreia para o público em geral. A regência é de Robson Lima.
Marcos Lessa - Esse jovem garimpeiro da arte vem colando as peças de um quebra-cabeça para contar a história da música brasileira em seus shows; como vem homenageando grandes artistas, tais como: Ivan Lins, Gonzaguinha, Wilson Simonal, Fagner, Belchior e outros grandes intérpretes e compositores brasileiros, bem como, apresentando a sua própria criação que aos poucos vem despertando o interesse daqueles que valorizam o conteúdo e a embalagem. "Canções da Estrada", show que apresenta em Guaramiranga, é o que Marcos Lessa juntou no meio do caminho e que fala alto dentro dele para levar ao povo, junto com o que ele próprio vem compondo como forma de dizer como ele é, e o que ele sente.
Em GUARAMIRANGA: De sábado (1) a terça (4)
Durante o Festival, a boa música entoa em Guaramiranga das primeiras horas da tarde até a madrugada. Começa com o CAFÉ NO TOM, no restaurante Basílico, onde a cada dia uma atração participa de um bate-papo. Este será um agradável momento de proximidade do público com o artista, em um ambiente acolhedor e descontraído.
Este ano o Festival Jazz & Blues tem uma parceria com Festival Saberes & Sabores: Literatura e Gastronomia. Juntos, realizam uma série de atividades como oficinas para crianças e público em geral, entre outras ações que vão acontecer também durante o dia.
No final da tarde o público é convidado a se dirigir à Cidade Jazz & Blues, espaço principal do evento, para conferir o ENSAIO ABERTO de uma das atrações da noite. Na sequência, tem o TOCA JAZZ, que são as apresentações dos participantes das Residências Artísticas, e o SHOW AO PÔR DO SOL, de atrações do festival.
A noite é de SHOWS com programação na Cidade Jazz & Blues. São duas atrações de jazz e gêneros afins na sessão das 21h30. Depois da meia-noite tem a HORA DO BLUES, fechando cada noite com uma grande festa embalada por bandas locais e de renome nacional.

Em FORTALEZA: De quinta a sábado (6 a 8)
Depois da Quarta-Feira de Cinzas, tem mais programação em Fortaleza, de 6 a 8 de março, com shows, bate-papos e workshop. Os shows acontecerão no Teatro Via Sul (dias 6 e 7), Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (dia 7) e CUCA Mondubim (dia 8) e haverá também atividade no Centro Cultural Banco do Nordeste.

As ATRAÇÕES
Encabeçando a lista das atrações do Festival Jazz & Blues 2014, estão os dois maiores compositores vivos da música popular brasileira: EDU LOBO, que vem celebrando seus 70 anos fazendo uma das coisas que mais gosta: tocando seus maiores sucessos, como “Upa Neguinho” e “Ponteio”, muito bem acompanhado por grandes músicos e também parceiros Carlos Malta (flautas e saxes), Jorge Helder (baixo acústico), Jurim Moreira (bateria) e Cristóvão Bastos (piano), e FRANCIS HIME, autor de composições como "Vai passar", "Luíza" e "Trocando em miúdos" (parcerias com Chico Buarque), em um show ao lado da esposa, a cantora OLIVIA HIME.
Um show que certamente vai entrar para a galeria dos grandes momentos do Festival é o do harpista colombiano EDMAR CASTAÑEDA, que se apresenta em trio, juntamente com David Silliman (bateria/percussão) e Marshall Gilkes (trombone), e a participação especial de Andrea Tierra. O harpista é um dos mais originais instrumentistas em Nova York. O músico alcançou elogios fervorosos da grande imprensa e de personalidades reverenciadas mundialmente, como Paquito D´Rivera, que já esteve no palco do Festival Jazz & Blues e ganhou o prêmio Grammy 2014 de melhor álbum de latin jazz, com o Trio Corrente.
O violino é o instrumento principal de duas atrações que certamente vão encantar a plateia do Festival: o brasileiro RICARDO HERZ TRIO, liderado pelo exímio violinista de formação invejável, que passa pelo estudo erudito na USP, pela renomada Berklee College of Music nos Estados Unidos, e o Center des Musiques Didier Lockwood, escola do músico francês que é considerado uma lenda do violino jazz, com quem tocou durante as celebrações do Ano da França no Brasil, e vem a cubana YILIAN CAÑIZARES, que já desponta mundialmente como uma das grandes instrumentistas da nova geração, cujo talento vem sendo comparado ao de Esperanza Spalding. À frente do quarteto Ochumare, Yilian faz um jazz latino, onde usa tudo, do jazz moderno dos precursores dos anos 60, às contradanças francesas do século XIX, passando pelos ritmos cubanos.
O Festival recebe um dos mais virtuosos guitarristas do Brasil, ROBERTINHO DE RECIFE. O multiinstrumentista, compositor e arranjador apresenta no Festival Jazz & Blues o consagrado espetáculo ‘Rapsódia Rock on Road’, para marcar seu retorno aos palcos depois de 15 anos dedicado exclusivamente à sua respeitada carreira de produtor musical. Robertinho e banda fazem a festa executando canções de sua autoria. Esse retorno, como ele declara, tem um simbolismo muito forte: "Foi no Ceará que minha carreira deu uma guinada".
A guitarra é também o instrumento do cearense MIMI ROCHA, com muitos anos de uma bem sucedida carreira no Ceará e que agora lança "Bom de Ouvir", seu primeiro CD instrumental, que teve a participação especial de Nando Lauria, Cristiano Pinho e maestro Spok. No Festival, Mimi Rocha será acompanhado por Ricardo Pontes (bateria), Nélio Costa (baixo), Marcus Vinnie (teclado), Herlon Robson (teclado, moog e samplers), Hoto Jr. (percussão) e Ferreirinha (sax).
O refinado quinteto VENTO EM MADEIRA, formado por Léa Freire e Teco Cardoso (flautas e saxes), Tiago Costa (piano), Fernando Demarco (contrabaixo) e Edu Ribeiro (bateria/percussão), vem com a participação especial da cantora MÔNICA SALMASO. Estará também neste Festival a riqueza harmônica, rítmica e melódica do ITIBERÊ ZWARG & GRUPO, liderado pelo compositor, arranjador e multiinstrumentista que é parceiro de Hermeto Paschoal desde os anos 70, com quem toca até hoje.
Do Ceará, o conceituado grupo instrumental MARIMBANDA, comemora 15 anos de uma atuante carreira nacional e internacional com um show especial no Festival Jazz & Blues, onde mostrará temas que farão parte do terceiro disco, a ser lançado este ano, e clássicos do repertório que passeia por ritmos brasileiros, como o choro, samba, frevo e bossa nova, e pelo jazz, em trabalhos autorais e releituras. Ainda no jazz, o quarteto capitaneado pelo pianista e arranjador TITO FREITAS faz uma homenagem a Noel Rosa, comnovas leituras da obra do compositor e cantor carioca. O cearense projeto JAZZIN, formado por Natasha Faria, Moacir Bedê, Márcio Resende, Fábio Amaral e André Benedecti, sobe ao palco para apresentar um repertório de standards do jazz que aparecem renovados e ganham contornos modernos e ousados.
A Hora do Blues, depois da meia-noite, será com feras do gênero no Ceará, alguns dos quais já consolidando carreira Brasil afora. É o caso de ARTUR MENEZES, um dos nomes mais ascendentes da nova geração do blues no Brasil, que em 2013 lançou o CD "#2", pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor disco de música estrangeira. FELIPE CAZAUX, que lança o terceiro CD, “Never Go Down”, e a BANDA RENEGADOS, que comemora 20 anos de carreira, se juntam no palco do Festival para uma grande festa do blues, com músicas autorais e covers de grandes bandas. E mais, a renomada BLUES LABEL, uma das mais atuantes bandas do gênero no Ceará, e ALLYSSON DOS ANJOS, outro nome de destaque na cena blues cearense.
Quando o Festival descer a serra, mais shows de 06 a 08 em Fortaleza vão fechar com chave de ouro as comemorações de 15 anos do Jazz & Blues. As atrações: BIG BAND UNIFOR (CE), EDU LOBO, a cantora LÍDIA MARIA (CE), ROBERTINHO DE RECIFE (PE), EDMAR CASTAÑEDA TRIO com ANDREA TIERRA e músicos do projeto CASA DO BLUES. Dois bate-papos acontecerão em Fortaleza. No Centro Cultural Banco do Nordeste será com Robertinho de Recife. No Cuca Mondubim será com ELPÍDIO NOGUEIRA, que ministra também workshop sobre ukulele, um instrumento de costas havaiano.

QUEM FAZ
O Festival Jazz & Blues 2014 é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Indaiá, Coelce, Agrícola Famosa, Cagece, Governo do Estado do Ceará. Apoio Cultural: Banco do Nordeste, Meia Sola, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Secretaria da Cultura. Agradecimento: Oi. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: SCPCC, APAMA, Via de Comunicação e Cultura, FUNARTE e Ministério da Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO 
FESTIVAL JAZZ & BLUES 2014 - De hoje a quatro de março em Guaramiranga e de seis a oito em Fortaleza. Ingressos: Shows das 21h30 em Guaramiranga e no Teatro Via Sul: R$ 40 e R$ 20 (meia). Shows no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar: R$ 30 e R$ 15 (meia). O restante da programação tem acesso gratuito. Informações: (85)3262.7230. Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Twitter: @jazzebluesce. Facebook: Festival Jazz & Blues (CE).

VENDA DE INGRESSOS
SHOWS EM GUARAMIRANGA - Shows das 21h30 na Cidade Jazz & Blues - À venda na Bilheteria Virtual (www.bilheteriavirtual.com.br) e em Fortaleza até o dia 27 de fevereiro nas lojas Meia Sola Iguatemi, Shopping Aldeota e Av. Dom Luis. A partir do dia 01 de março ficam à venda somente na cidade serrana, nas bilheterias do Teatro Rachel de Queiroz e da Cidade Jazz & Blues.

SHOWS EM FORTALEZA - Shows dia 6 e 7 no TEATRO VIA SUL - À venda no site do teatro (www.shoppingviasul.com.br/teatro) e na bilheteria (Av. Washington Soares, 4335, 3°piso. Horário de funcionamento: Terça a Domingo das 13h às 20h. Em dia de espetáculos a bilheteria funciona até às 22h. Tel: 85-3052.8027) e dia 07 no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar) podem ser adquiridos nas bilheterias dos respectivos locais. Shows dia 7 no ANFITEATRO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR - À venda na bilheteria do planetário. Horário de funcionamento: Terça a Domingo das 14 às 20 horas. Tel: 85-3488.8600).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não