Pular para o conteúdo principal



Nova Acrópole

Maio é um mês com muitos motivos para comemorar. 
Confira essa edição especial comemorativa aos 30 anos de
Nova Acrópole no Brasil e 11 anos de atividades em Fortaleza.
30 anos de atividades no Brasil 
Nova Acrópole recebe homenagem na Câmara dos Deputados por seus 30 anos de atuação em prol da filosofia, cultura e voluntariado no Brasil
A Câmara dos Deputados prestou homenagem à Nova Acrópole pelos seus 30 anos de atuação no Brasil. A sessão solene ocorreu na manhã do dia 5 de maio no Palácio do Congresso Nacional.
Ao abrir a sessão, o deputado federal cearense Mauro Benevides, autor do requerimento, lembrou a presença da instituição em mais de 50 países e fez referência ao fundador, Prof. Jorge Angel Livraga, destacando a atuação de Nova Acrópole nas áreas de filosofia, cultura e voluntariado. O deputado fez especial menção ao trabalho de Nova Acrópole em promover cidadania.
Compuseram a mesa, o prof. Luis Carlos Marques Fonseca, diretor de Nova Acrópole no Brasil - N/NE/CO; o deputado Izalci Lucas (DF); o presidente da Fecomércio e ex-senador Adelmir Santana; o pioneiro de Brasília e membro da Academia Brasiliense de Letras, Adirson Vasconcelos. Também estiveram presentes membros de Nova Acrópole, colaboradores e parceiros
O deputado Izalci exaltou o trabalho de Nova Acrópole no Distrito Federal que conta com nova unidades e reúne cerca de 500 membros, além de oferecer 1,7 mil consultas médicas sociais a cada ano. "O país precisa de mais ´Novas Acrópoles´", afirmou o deputado, tendo em vista o quadro que vivemos de crescente violência e pressões sociais.
Adelmir Santana destacou a importância do trabalho voluntário "tão necessário na sociedade hoje". Adirson Vasconcelos lembrou o sonho de Juscelino Kubitschek para a capital e falou sobre a importância de Nova Acrópole "ao formar pessoas que trazem novos valores para a sociedade".
O Prof. Luis Carlos Marques, diretor de Nova Acrópole, enfatizou a missão da instituição que é essencialmente educar as pessoas e incliná-las em direção a ideia do bem, em referência a Plutarco. "Não basta capacitar as pessoas, é necessário despertar nelas o que possuem de melhor", destacou o diretor. Luís Carlos Lembrou também o fundador, o Prof. Jorge Angel Livraga e o Prof. Michel Echenique Isasa, responsável por trazer Nova Acrópole ao país.
Ao final da sessão, o deputado Mauro Benevides entregou uma placa comemorativa ao prof. Luis Carlos, num merecido reconhecimento pelos 30 anos de bons serviços prestados à sociedade brasileira.
A solenidade foi encerrada com apresentação do Madrigal de Nova Acrópole, conduzido por Dilma Ikeoka, seguido por apresentações musicais de Sabrina Fernandes e da violinista Flávia Fernandes.
Os próximos 30 anos prometem ainda mais realizações.
Veja a publicação do aniversário de 30 anos
Assista a solenidade realizada na Câmara dos Deputados
 
Nova Acrópole Fortaleza comemora 11 anos de atividades
 
Aproveite a programação especial com palestras gratuitas todas as quintas-feiras, às 20 horas
Em Fortaleza, a Nova Acrópole celebrou no sábado, 17 de maio, 11 anos de atividades. A escola de filosofia conta com mais de 200 alunos e voluntários, dedicados à promover a formação humana como motor de mudança na sociedade. Em 2013, a instuição recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará pelos 10 anos de serviços na capital cearense.
Para comemorar o aniversário, a instituição promove uma programação especial de atividades durante o mês de maio, com palestras gratuitas abertas ao público, todas as quintas-feiras, às 20 horas, em sua sede na Rua Vicente Leite, 2451, no bairro Dionísio Torres.
Esta semana, dia 22/5, o tema será "Filosofia: a aventura de conhecer a si mesmo" e irá mostrar como a Filosofia pode auxiliar o Homem nessa sua busca.  
No dia 29/5, o evento irá abordar o temática levantada por Victor Hugo em "Os Miseráveis", como foco no humanismo do autor. O objetivo é levar os participantes a refletir sobre assuntos como, qual a pior miséria do ser humano: a física ou a perda da própria honra e valores? 
Haverá também atividade especial para jovens de 14 a 17 anos, na quinta-feira, dia 29/5, às 19h30, sobre"300 de Esparta", focando no espírito heróico e nas motivações que levaram esses homens a combaterem um inimigo invencível. O clássico épico tem levado milhares de jovens ao cinema e mereceu destaque na literatura mundial.
Confira a programação completa no site Mais informações: 85 3257-2777 
 
 
Nova Acrópole - Ceará - Fortaleza
(85) 3257-2777 / (85) 8619-8997
R. Vicente Leite, 2451, Dionísio Torres
http://acropole.org.br/brasil/sedes/fortaleza.html
Nova Acrópole é uma organização sem fins lucrativos presente em mais de 50 países há 56 anos, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado. Com seu Curso de Filosofia Prática adaptado para mais de 30 línguas e sem qualquer distinção de idade, condição social, posição política ou religiosa, tem beneficiado milhares de pessoas em todo o mundo que buscam conhecer-se, desenvolver-se e contribuir com a criação de um mundo melhor. Conheça mais emnossa página , ou visitando uma de nossas sedes .

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida