Pular para o conteúdo principal



PPPs

Amanhã, em Fortaleza, o Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promovem o Seminário “PPPs e Concessões Região Nordeste – Oportunidades de Negócios para as Empresas”. O evento é gratuito, ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, e reunirá representantes do poder público, empresários, agentes financeiros, corretoras de seguros, escritórios jurídicos e sociedade interessados no tema. Na ocasião, serão apresentados cases de sucesso, com destaque para os já realizados na região Nordeste e oportunidades de contratos de concessão administrativa e patrocinada existentes no país, atualmente.

O encontro tem como objetivo discutir ações bem sucedidas e atuar no incentivo de novas parcerias, explica André Montenegro de Holanda, presidente do Sinduscon-CE. "Mesmo sendo uma entidade de classe, vemos nas PPPs um formato que dá acesso à sociedade a uma série de serviços, tornando as cidades mais completas. Esse seminário é de suma importância para a criação de novas parcerias", enfatiza.

A Lei 11.079, que trata sobre as Parcerias Público-Privadas, foi promulgada há 12 anos, a partir da necessidade do Estado em buscar apoio para a realização de suas ações, onde empresas privadas colaboram na implantação de alguns serviços públicos e os financia individualmente. Neste momento de crise de recursos do governo, esse evento, que tem sido coordenado em várias regiões do país pela CBIC, reforça a necessidade de unir a força da poder público com a iniciativa privada para buscar investir em infraestrutura e serviços e trabalhar o crescimento das cidades e do pais, proporcionando assim a diminuição do crescimento da dívida pública que gera a crise fiscal, ajudando a aumentar a arrecadação e otimizando os gastos públicos orçamentários.

Durante o encontro, cerca de 20 palestrantes estarão debatendo as modelagens de parceria público privadas em desenvolvimento hoje em Fortaleza e no Estado do Ceará, assim como experiências exitosas de outras cidades e estados nordestinos. Aspectos inerentes ao setor público, às oportunidades de investimento, as garantias de seguro que podem ser oferecidas aos investidores, os tipos de modelagem destas parcerias e aspectos jurídicos que envolvem essa iniciativa vão ser compartilhados durante todo dia em uma programação que terá início às 8 horas da manhã e encerramento as 18 horas.



PROGRAMAÇÃO*

8h – Credenciamento


8h30: Abertura: Palavras iniciais dos presidentes da CBIC, José Carlos Martins, do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda e autoridades presentes.

Moderador: Vinnicius Vieira.



9h00 – Seção 1 – Experiências em Concessões e PPPs na Região Nordeste

Serão apresentados alguns dos contratos de concessões e PPPs já assinados na Região Nordeste e serão compartilhadas as experiências, com suas potencialidades e desafios.

Moderador: Bruno Pereira, Radar PPP



Palestrantes:

Representante da Concessionária da PPP do Castelão-CE (Arena);

Philippe Enaud - Representante da Concessionária da PPP do Hospital do Subúrbio-SA;

Representante do Tribunal de Contas de Pernambuco (Apresentação do Projeto Presídio de Itaquetinga-PE)



11h00 - Seção 2: Concessões e PPPs: Como fazer?

Será estabelecido um pano de fundo conceitual mínimo para que todos os presentes possam compreender os conceitos essenciais, assim como os desafios inerentes ao desenvolvimento de concessões e PPPs.

Complementaremos as questões conceituais e teóricas com o relato da experiência de empresas que percorreram trajetórias de sucessos, que compartilharão parte de seus aprendizados com os presentes.

Moderador: Luiz Eduardo Barbosa de Morais (Empresário)



Palestrante:

André Barbosa – Assist Consultores Associados

Debatedores:

Camila Aguiar - Representante Núcleo de PPP da Bahia;



14h00 - Seção 3: Financiamento e garantias

Não há concessões ou PPPs sem que haja clareza sobre o financiamento de longo prazo da futura concessionária e sem que as partes interessadas no projeto (público e privado), tenham feito seu dever de casa ao conceber a estrutura financeira e de garantias do projeto.

Esses dois alicerces devem estar maduros já na fase de estudos de viabilidade da PPP, sob pena de que o projeto não consiga nem mesmo alcançar a fase de licitação, em função da ausência de atratividade sob a perspectiva da iniciativa privada.

Nesta seção, trataremos destes assuntos fundamentais, levando em consideração as percepções do direito e das finanças.



Moderador: José Carlos Martins – presidente da CBIC




Palestrantes:

André Bernard Ponte Lima - Representante do Banco do Nordeste

Renato Sucupira - Representante da BF Capital-SP;

Bruna Timbó – Representante da It Seguros





16h00 - Seção 4: Pipeline municipal e estadual da Região Nordeste em PPPs e concessões

Somando-se ao fato de que há algumas concessões e PPPs já assinadas nos Estados e Municípios da Região Nordeste, há perspectivas favoráveis para que haja mais contratos de longo prazo entre poder público e iniciativa privada. A proposta nessa seção é de apresentar locais de interesse e áreas de atuação dos projetos de interesse, gerando oportunidades de negócios.



Moderador: André Montenegro de Holanda - Sinduscon CE;


Viviane Bezerra – Secretaria de Governo do Piauí

Representante do Governo de Pernambuco

Alex Ribeiro - Representante do Governo do Rio Grande do Norte

Representante do Estado do Sergipe

Alexandre Pereira - Representante da Prefeitura de Fortaleza

Luiz Carlos - Representante do Governo da Paraíba

André Facó - Representante do Governo do Estado (CE)


17h30 – Compêndio e próximos passos

Na última seção do programa, teremos as palavras finais dos organizadores, que apresentarão suas perspectivas sobre os debates e sinalizarão as estratégias locais, dos associados da CBIC, para manter a pauta das PPPs e concessões ativas em suas respectivas áreas de atuação.



Radar PPP e Sinduscon CE



18h - Encerramento

*: programação sujeita a alterações

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...