Pular para o conteúdo principal



II Noites Brasileiras

Teatro, Dança, Música, Performance e encontros marcam o II Noites Brasileiras - Festival Multicultural do Brasil, que acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro em Fortaleza. Será um final de semana de expressões e manifestações de diferentes lugares do país. A programação ocupará o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praça Verde) e equipamentos culturais no entorno: Estoril, Teatro SESC Iracema e Teatro da Praia.
Além de apresentações artísticas, o festival promove os Territórios Criativos, com atividades formativas e rodadas de negócios abertas à participação de profissionais das artes, em especial, dança, música e teatro. A proposta do Noites Brasileiras é a cada edição gerar novos encontros, trocas e intercâmbios para a construção de novas possibilidade de relação com as culturas e os produtos culturais.
Entre os destaques desta edição o festival apresenta duas coproduções da WM Cultural que atua com a proposta de agregar uma ferramenta empreendedora atrelada à assinatura conceitual de cada artista. Uma delas é Démodé?!, segundo álbum da cantora e compositora cearense Mel Mattos, que imprimiu referências pessoais e afetivas, longe de rótulos, com um som híbrido e sem preconceitos e pré-conceitos. Um trabalho enriquecido pela mixagem e masterização de Vitor Farias, premiadíssimo em Grammys.
A outra coprodução é o espetáculo Hadaratte, meu coração está aqui, uma obra de dança afro ancestral performática, resultado de uma imersão criativa proposta pelo Noites Brasileiras à Cia. Balé Baião, de Itapipoca, uma das principais referências da dança do Ceará, com uma trajetória de 22 anos com um vasto repertório, e o coreógrafo mineiro Benjamim Abras, um artista múltiplo, que comunga das buscas e achados da Cia Balé Baião, especificamente com a investigação em torno das semióticas do Corpo Negro na cena contemporânea.
A WM Cultural é a empresa responsável pela realização do festival junto ao Espaço Frei Tito de Alencar (ESCUTA), em parceria com a Enel Geração Fortaleza, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), apoio Ypióca Fogo Santo e apoio institucional do Sesc Ceará, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor).
A primeira edição, realizada em dezembro de 2013 no Estoril foi dedicada às artes do Ceará, Pará e Pernambuco. Agora, o festival multicultural promove o encontro do Ceará com o Distrito Federal e Minas Gerais. São 15 atrações entre música, teatro, dança e performance, além dos convidados para os Territórios Criativos.
"Nossa maior proposta é promover e incentivar encontros. Acreditamos que uma panorâmica da pluralidade do nosso país a cada edição contribuirá para o desenvolvimento do mercado cultural cearense e nacional e a perpetuação da história de cada povo e de cada lugar", diz William Mendonça, diretor geral do Noites Brasileiras.
AS ATRAÇÕES
A programação do II Noites Brasileiras é diversa e busca o diálogo sobre as possibilidades de artistas de cada estado convidado. O público terá a oportunidade de conferir as apresentações de artistas do Distrito Federal, Minas Gerais e Ceará, com trabalhos de destaque em suas linguagens.
As atrações do II Noites Brasileiras:
Música: Mel Mattos - Démodé?! (CE), Ellen Oléria - Afrofuturista (DF), Eliane - A Rainha do Forró (CE), Flávio Renegado - Outono Selvagem (MG), Fabíola Liper - Minha Cara (CE), Lídia Maria - Por Inteiro (CE), DJ Guga de Castro (CE/MG) e Coletivo As Travestidas - Três Travestis (CE).
Dança: Cia Balé Baião - Hadaratte: meu coração está aqui (CE), Cris Oliveira - Para todas as Marias (MG); Silvia Moura - Interações Urbanas (CE).
Teatro: Cia Cearense de Molecagem - Malasombro (CE), Coletivo Instrumento de ver - Meu chapéu é o céu (DF), Pavilhão da Magnólia e Cia Prisma de Artes - Urubus (CE), Grupo Teatro Andante - Olympia (MG).
Territórios Criativos
Como parte do II Noites Brasileiras acontece o projeto Territórios Criativos: Da Criação ao Empreendedorismo, que compreende as ações formativas do festival e rodada de negócios, pensadas como um espaço de troca de saberes e fazeres, direcionado a produtores, mobilizadores e agitadores culturais que atuam nas linguagens do teatro, da dança, do circo e da música.
Voltados para a sustentabilidade e comunicação na área cultural, os Territórios Criativos acontecem com a proposta de ser um grande encontro de produtores para que além das trocas de experiências, sejam conhecidos modos de operação, atuação e manutenção desses produtores no mercado cultural cearense e nacional.
Participam dos Territórios Criativos: Mirella De Luca (RJ), conceituada profissional de marketing na área musical, tendo como clientes informantes gravadoras, selos e artistas independentes; Marcelo Bones (MG), programador, consultor e assessor de importantes festivais teatrais brasileiros; Eron Quintiliano (RS), manager, diretor artístico, agente e produtor de shows e festivais, no Brasil e no exterior; Paulo Victor Feitosa (CE), ex-secretário de Cultura do Estado do Ceará, diretor da Quitanda das Artes, com grande atuação na área de realização e consultoria de projetos culturais nos campos da artes cênicas, música e capacitação; Pedro Domingues (CE), ator, diretor, gestor cultural, foi Secretário de Cultura de Barbalha, Coordenador de Ação Cultural da Secult/CE, Coordenador Geral da Secretaria da Cidadania e da Diversidade, no Ministério da Cultura e atualmente é diretor do Teatro Municipal São José, da Prefeitura Municipal de Fortaleza; Antoniel Ribeiro (PI), produtor e gerente comercial de uma das maiores casas de espetáculo do Norte e Nordeste, o Theresina Hall; e o cabo-verdiano Dorival Ramos, profissional com expressiva atuação na área da comunicação, tendo fundado a comunidade virtual "Binókulu Pulitiku", o jornal online "Binókulu, e assessorado o ex-ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa.
SERVIÇO
II Noites Brasileiras - Festival Multicultural do Brasil - Dias 02 e 03 de dezembro de 2016 na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema), Teatro Sesc Iracema (Rua Boris, 90 - Praia de Iracema) e Teatro da Praia (Rua José Avelino, 662 - Praia de Iracema), Estoril (Rua dos Tabajaras, 325 - Praia de Iracema). Realização: WM Cultural. Informações: (85)3046-2744. Email: wm@wmcultural.com.br. Acesso gratuito.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...