Depois de duas semanas de provas, realizadas na cidade de Phuket, na Tailândia, na Ásia, a equipe de estudantes cearenses, que representou o país na XI Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), desembarcou, na madrugada desta quinta-feira (23/11), no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Os jovens foram recebidos com festa por familiares, amigos e representantes das escolas onde estudam.
![]() |
| Vinícius Azevedo, Pedro Pompeu e Nathan Luiz foram recebidos com festa |
Os três integraram a equipe brasileira, que era formada ainda por outros dois estudantes (um de São Paulo e outro do Pará). A equipe conquistou uma medalha de prata, duas medalhas de bronze, duas menções honrosas e um prêmio especial.
João Vitor Guerreiro Dias (São Paulo/SP) ganhou a Medalha de Prata. Nathan Luiz Bezerra e Vinicius Azevedo dos Santos (Fortaleza/CE) ganharam Medalha de Bronze. Bruno Gorresen Mello (Belém /PA) e Pedro Pompeu Carneiro (Fortaleza/CE) receberam Menções Honrosas. Bruno também recebeu Prêmio Especial por ter ficado em terceiro lugar na prova em equipe, que este ano reuniu times de sete estudantes de países diferentes.
![]() |
| (Foto: Reprodução Facebook da OBA) |
Este foi o melhor desempenho brasileiro na IOAA desde 2013, que contou este ano com 219 participantes de 44 países. A equipe foi liderada pelos professores Eugênio Reis Neto (Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro/RJ), Gustavo Rojas (Universidade Federal de São Carlos/SP) e Thiago Paulin Caraviello (Colégio Etapa/SP).
Os cinco foram selecionados dentre os mais de 100 mil participantes do Nível 4 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os melhores desempenhos na Oba são convidados a participar de um processo seletivo em 3 etapas, com duração de um ano. Nas etapas finais, os candidatos recebem treinamento de tópicos avançados de Astronomia, ministrado por professores convidados de diversas universidades brasileiras.
(Com informações da Organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica – OBA)


Comentários
Postar um comentário